Como Funciona a Hipnose: Anamnese

Tempo de leitura: 2 minutos

5 (100%) 3 vote[s]

Você sabe como funciona a hipnose? Se você já conhece quais são as etapas de uma sessão de hipnose, principalmente na clínica, a primeira parte é chamada de anamnese.

A anamnese é uma entrevista que se realiza tanto na psicologia, na medicina, em qualquer área da saúde, e, claro, nas consultas de hipnose, para conhecer melhor o paciente.

Como funciona a hipnose: anamnese na hipnose clínica

Na hipnose clínica, é a primeira sessão de todas. Há terapeutas que não cobram por esse encontro, mas fica ao critério de cada profissional.

Ela pode ser feita terceirizada, como uma secretária que seja devidamente treinada para tal. Do mesmo modo, o próprio hipnoterapeuta pode fazê-la também.

Esse tipo de entrevista possui diversos modelos. O terapeuta pode criar o seu próprio, adaptando-o a seu trabalho. Mas também é possível encontrar modelos pela internet.

Alguns pontos fundamentais a serem tratados na anamnese são:

1. Rapport

É onde se estabelece o rapport com o sujeito, se for o hipnoterapeuta a fazer a entrevista.

É uma oportunidade de começar a gerar um vínculo com a pessoa, de criar um rapport instantâneo. Seja por um toque, por espelhamento, pela respiração, falando sobre temas do interesse do sujeito.

Fazer com que ele se sinta acolhido.

2. Diminuir os medos do sujeito

A pessoa possui medos. E geralmente envolvem os mitos da hipnose: perder o controle, não voltar do transe, ter a mente controlada, contar segredos durante a hipnose.

É papel do hipnoterapeuta explicar-lhe como funciona a hipnose, sobre as suas etapas. É, em outras palavras, o que você faria no pre-talk.

3. Autoridade

O hipnoterapeuta deve mostrar a sua autoridade no ramo.

A hipnose ainda é bastante estigmatizada, e por isso é importante para o engajamento do sujeito que o terapeuta confiável.

Alguns terapeutas, inclusive, colocam as suas certificações nas paredes do consultório, para dar segurança ao paciente de que é um profissional qualificado.

Também, estar pronto para tirar dúvidas, ainda mais se a pessoa a ser hipnotizada for um psicólogo ou um médico, pois eles poderão perguntar sobre como funciona a hipnose e sobre os processos psicológicos.

 

 

4. Coletar informações

Como dito acima, a anamnese é uma entrevista. Portanto, preenche-se uma ficha. Coleta-se informações, como as demandas, os medos, o histórico do sujeito.

Nessa parte, é interessante atentar-se bem ao conteúdo para poder fazer do seu tratamento algo personalizado.

Pode ser que uma pessoa tem medo de água, e o hipnólogo use uma metáfora sobre estar no mar. Isso pode dar muito errado!

Então, até para saber quais metáforas e induções usar.

 

Então, a anamnese serve para estabelecer vínculos, para conhecer o sujeito e saber a melhor maneira de tratá-lo.

Você sabe tudo sobre a hipnose? Suas dúvidas já foram respondidas aqui!

Aprenda hipnose do zeroPowered by Rock Convert