Como fazer auto-hipnose para melhorar a concentração

Tempo de leitura: 4 minutos

Rate this post

A vida está, a cada dia que passa, mais agitada. Trabalho, família, cursos e muitas informações, vindas de diversas partes, fazem parecer que o dia é pequeno demais para que você consiga absorver tudo e realizar todas as atividades.

Você se sente assim? Por isso, é sempre importante buscar alternativas que ajudem no equilíbrio das emoções e a melhorar a concentração.

Uma forma muito eficaz é através da auto-hipnose, que auxilia a manter o foco nos estudos, no trabalho ou em qualquer tarefa importante que você precise realizar. Ela ajudará você a enfrentar as adversidades da vida de forma mais serena e a desempenhar todas as ações necessárias em seu dia de maneira mais focada.

Se você está em busca de de alternativas para melhorar a concentração, a auto-hipnose é a escolha certa.

Por que a auto-hipnose ajuda a melhorar a concentração?

De acordo com o hipnotizador James Tripp, “hipnose é o engajamento das crenças e da imaginação para a criação de uma realidade subjetiva”. De uma forma mais simples, podemos dizer que através da hipnose é possível guiar a mente e os pensamentos, para que eles busquem resultados positivos.

Assim, torna-se viável orientar o cérebro e os pensamentos para que eles direcionem, naquele momento, apenas para os estudos, o trabalho ou alguma outra tarefa importante que você precise realizar. Como consequência, é possível melhorar a concentração e otimizar o seu tempo, gerando resultados mais satisfatórios.

Claro que para que isso seja conquistado, é preciso de treinamento e local adequado. Afinal, como você já deve ter notado, ficar completamente concentrado em uma tarefa, sem deixar que nada que aconteça ao redor seja capaz de tirar a sua atenção, não é algo simples. Por isso é preciso fazer uso de técnicas específicas para realizar a auto-hipnose, como as que você verá a seguir.

Técnicas para fazer auto-hipnose para melhorar a concentração

Como fazer auto-hipnose para melhorar a concentração

A primeira coisa que você precisa fazer é estar disposto a usar a técnica de auto-hipnose e acreditar que ela pode ajudar. Você só vai conseguir atingir a concentração buscada se realmente estiver pronto para isso.

Afinal, o desafio é grande e pode ser que na primeira tentativa você não encontre o resultado esperado. É preciso ter paciência e perseverança, para poder aprender a controlar sua mente e atingir o estado de concentração desejado.

É importante também ter um local adequado. Como a auto-hipnose exige concentração, procure um ambiente tranquilo, sem muita gente ou barulho, para que você não seja interrompido. Caso prefira, pode colocar som de mar ou de pássaros de fundo, para deixar o ambiente mais relaxante.

Vista roupas confortáveis, que façam com que você se sinta bem, sem nada apertando ou incomodando. Tudo pronto? Então siga esses três passos:

1. Deixe a mente livre

Você tem muitas tarefas a serem realizadas e problemas para serem resolvidos, mas é preciso libertar a sua mente deles. Anote tudo o que ainda está pendente em um papel. Isso ajudará a libertar os pensamentos.

2. Foque no que você deseja

É importante lembrar que a auto-hipnose pode até precisar de ambientes comuns ao da meditação, mas que não é a mesma coisa. Enquanto na meditação você trabalha para deixar a mente livre, na auto-hipnose você quer focar em uma tarefa, para que possa executá-la de forma mais eficiente.

Para que você quer melhorar a sua concentração? Quer estudar e aproveitar melhor esse tempo? Precisa finalizar um trabalho? Direcione o seu pensamento para a sua meta. Algumas pessoas conseguem fazer isso escrevendo.

Em outro papel, coloque o que você deseja fazer e os motivos. Visualize o futuro e qual será a sua conquista ao conseguir executar a tarefa necessária.

3. Respire

Agora que já livrou a mente do que não é prioridade neste momento e já focou em seus objetivos, relaxe através da respiração. Em uma posição confortável, respire lentamente e sinta o ar entrar em seu corpo. Depois, expire, aos poucos, e repita o ciclo.

Sinta o seu corpo relaxando e pense nos benefícios trazidos pela execução da tarefa. Faça esse ritual por pelo menos cinco minutos e o repita, sempre que precisar melhorar a concentração.

Nas primeiras vezes, pode parecer um pouco mais difícil. Porém, se começar a praticar a auto-hipnose rotineiramente, verá que, com o tempo, ela passará a fazer parte do seu dia, e você conseguirá desempenhar todas as atividades com mais foco.

Quer saber mais sobre hipnose? Então descubra como funciona e de que forma ela pode ajudar!