Como Lidar Com A Tristeza De Fim De Ano?

Tempo de leitura: 10 minutos

5 (100%) 1 vote[s]

Por que algumas pessoas ficam tristes em datas comemorativas, especialmente nas festas de fim de ano?

Nesse artigo, você vai entender melhor o que é a tristeza de fim de ano e como a psicologia ajuda a lidar com isso.

Tristeza ou depressão?

Em primeiro lugar, é importante diferenciar tristeza de depressão.

A tristeza é uma emoção típica do ser humano, caracterizada pela falta de alegria, ânimo e outros sentimentos associados à insatisfação. Sentir-se assim é natural e pode ajudar o sujeito a processar perdas e sofrimentos ocasionais, segundo especialistas.

Por outro lado, a depressão é um transtorno grave, muito mais do que simplesmente “estar triste”.

Enquanto a tristeza se resume na falta de satisfação temporária, a depressão traz consigo sintomas como humor deprimido, apatia, alteração no apetite e falta de interesse em coisas que antes lhe davam prazer.

Geralmente, um quadro clínico de depressão perdura por meses e a pessoa precisa, em muitos casos, de terapia e remédios para se recuperar.

Se a pessoa está demonstrando sintomas de depressão por se aproximar o final do ano, é possível que ela esteja fragilizada desde antes e que a época apenas tenha favorecido essa vulnerabilidade.

tristeza de fim de ano
Imagem: Unsplash

Mas, quais as causas envolvidas na tristeza de fim de ano?

O que faz alguém ficar triste no fim de ano?


Geralmente, as pessoas ficam tristes por razões diferentes. Abaixo, listamos algumas das causas.

Ansiedade

É comum que as pessoas alimentem uma grande expectativa em relação ao fim de anoAfinal, todos nós trabalhamos o ano inteiro e esperamos comemorar esta data de maneira pacífica e divertida.

Mas, para quem é ansioso, se existir a possibilidade, mesmo que imaginária, de algo dar errado, é motivo para crise.  

Pessoas ansiosas sofrem com o medo do futuro, principalmente se esse futuro remeter a uma data significativa como Natal e véspera de ano novo. Existe o medo das coisas não darem certo.

Além disso, o ansioso tem a sensação que o “tempo está se esgotando”. Se sentem pressionados a terminar projetos iniciados e até não iniciados.

Junto a essa necessidade de concluir projetos inacabados, existe uma autocobrança relacionada com a pressão para ter planos para o novo ano.

Alguém pergunta Quais suas metas para o novo ano?”. E ela ainda não planejou. Não sabe o que fazer e pensa “O que eu vou fazer? Quais os meus planos? Onde quero estar?

tristeza de fim de ano
Imagem: Unsplash

Pressão Social

Nesta época do ano, ligamos a TV e tudo que aparece são músicas natalinas. Pais abraçando seus filhos, troca de presentes, famílias unidas e pessoas com um grande sorriso no rosto comemorando suas realizações.

O problema é que se alguém não tem uma família unida ou realizações para se orgulhar no momento, tende a se entristecer por causa da comparação. Parece que todos estão felizes, menos ela.

É como se houvesse uma obrigação de ser feliz nesta época do ano. Isso faz com que algumas pessoas se sintam tristes e desamparadas.

Lembranças

Em tempos como esses, é quase uma obrigação olhar para o passado. Isso é um desafio para quem tem dificuldade em lidar com suas lembranças.

Os traumas e perdas sofridos no passado ficam mais vívidos.

Volta à rotina

Na percepção de algumas pessoas, a tristeza de fim de ano é parecida com aquela que se sente no final de domingo, só que mais intensa.

A pessoa se sente triste porque vai ter que voltar à rotina em breve e “repetir” mais um ano.

Geralmente, isso acontece quando a pessoa ainda não definiu um propósito de vida. E também pela falta de planos para o futuro.

A dor das coisas não estarem do jeito que gostaria

No fim de ano, quase que obrigatoriamente as pessoas fazem um balanço de suas vidas no ano corrente.

E, ao chegarem à conclusão que as coisas não estão do jeito que planejaram, ficam tristes.

Algumas gostariam de estarem mais magras, com salário melhor, em um relacionamento estável. Mas, isso ainda não aconteceu. Por isso, poder haver uma perda da motivação devido ao sentimento de frustração.

Finitude

Por fim, há um sentimento de finitude. A pessoa precisa lidar com o fato de que o tempo está passando, ela está envelhecendo e um dia vai morrer.

Isso gera um conflito existencial que pode causar angústia e tristeza.

tristeza de fim de ano
Imagem: Unsplash

O que fazer com a tristeza?

Entenda a intenção positiva do sentimento


Na PNL, trabalhamos com o princípio da intenção positiva para qualquer sentimento.

Em termos simples, isso significa que todo sentimento/comportamento tem ou teve uma intenção positiva.

Isto é, não há sentimento que seja completamente ruim e não ajude em nada. Mas, que todo sentimento traz consigo uma mensagem que precisa ser compreendida.

Assim como a dor física é um alerta do corpo para algo que precisa ser tratado, o sentimento de tristeza também representa um alerta da mente para algo que precisa ser revisto.

tristeza de fim de ano
Imagem: Unsplash

Faça uma pergunta a si mesmo:

  • O que essa tristeza está tentando te dizer?

Talvez a mensagem seja para você rever o que é prioridade na sua vida, mudar algumas decisões e fazer novas escolhas.

Por vezes, a tristeza também é uma maneira do cérebro dizer Pare! Você está se matando, cuide melhor de si mesmo!

Se bem direcionado, o sentimento de tristeza também pode servir como inspiração para aumentar a criatividade.

Muitos músicos, poetas e profissionais que trabalham com a criatividade compuseram seus melhores trabalhos quando estavam tristes.

Auto-Hipnose para descobrir a intenção positiva da tristeza

Embora a tristeza nos faça sentir frágeis e vulneráveis, é uma das chaves para o nosso amadurecimento emocional.  

Um exercício simples para entender a intenção positiva do sentimento é imaginá-lo como uma forma e uma cor.

Em auto-hipnose, pergunte-se:

  • Se essa tristeza tivesse uma forma e uma cor, qual seria?

Permita que a resposta venha. Pode ser qualquer forma ou cor.

tristeza de fim de ano
Imagem: Unsplash

Digamos que seja um quadrado cinza. Imagine que esse quadrado pode falar com você e pergunte:

  • Tristeza, qual sua intenção positiva? Como você está tentando me ajudar?

Espere a resposta. É possível que a representação da tristeza no quadrado cinza responda através de imagens, palavras, sons ou até mesmo sensações.

Fique atento e perceba a maneira como o sentimento quer te ajudar, que pode ou não ter a ver com as situações citadas acima.

Uma vez que você entenda a intenção positiva da tristeza, fica mais fácil lidar com ela. E eliciar os recursos necessários para mudar seu estado emocional.  

Pratique a autoaceitação

Algumas pessoas se definem por um único estado emocional como, por exemplo, a alegria.

As outras pessoas a veem como alguém alegre, que está sempre sorrindo e de bem com a vida.

Então, quando estão tristes, entram em conflito e repudiam o sentimento de tristeza porque acreditam que não poderiam ficar tristes, já que são pessoas felizes.

Isso é uma crença limitante porque pessoas felizes também ficam tristes. A tristeza não é sinônima de infelicidade ou depressão.

Como já foi explicado no início do artigo, a tristeza é um estado emocional comum a todos os seres humanos. Faz parte da nossa natureza ficarmos triste às vezes.

Por isso, quando estiver assim, não precisa se desesperar para “acabar” com a tristeza o mais rápido possível.

Lembre-se que ela tem uma intenção positiva. Aceite e acolha esse sentimento como uma parte de você. Não ignore ou tente agir como se nada estivesse acontecendo.

tristeza de fim de ano
Imagem: Unsplash

 

Procure um amigo para conversar, faça algo que te permita expressar seus sentimentos e não reprimi-los. Se achar necessário, procure um Hipnoterapeuta para uma sessão de terapia!

Como usar a Auto-Hipnose para mudar o estado emocional

Para não deixar-se levar pelo sentimento de tristeza, é importante aprender a direcionar a mente de maneira adequada.

Quando estamos tristes, existe um loop de pensamentos que geram sentimentos e comportamentos.

Por exemplo, a pessoa se lembra de uma meta que não conseguiu alcançar (pensamento), se sente triste (sentimento) e, abaixando a cabeça, olha para o chão e cruza os braços (comportamento).

O segredo para mudar o estado emocional está em alterar os pensamentos ou comportamentos envolvidos.

Mudando pensamentos

É possível quebrar o looping mudando o foco para outros pensamentos.

Segue um exercício:

Em Auto-Hipnose, lembre-se das etapas que já venceu na vida. Projetos que concluiu com sucesso e situações em que saiu vencedor.

Lembre-se de pelo menos 5 situações em que sentiu orgulho de si mesmo e uma grande sensação de autorrealização.

Por alguns minutos, mantenha o foco nas imagens, sons e sensações envolvidas nestas lembranças.

Certamente, após concluir o exercício, estará se sentindo melhor. Isso acontece devido à mudança de foco que impacta diretamente a maneira como nos sentimentos.

Esse mesmo exercício pode ser praticado com foco em lembrar-se de todas as coisas boas que estão acontecendo na sua vida agora.

Faça uma lista com esses fatos positivos sobre sua vida e medite sobre eles. Exercite a gratidão por esses aspectos positivos da sua realidade e concentre-se no sentimento de satisfação gerado.

tristeza de fim de ano
Imagem: Unsplash

Mudando comportamentos

Outra maneira de mudar seu estado emocional, além de alterar seus pensamentos, é modificando sua linguagem corporal.

Faça esse exercício agora:

Sente-se com a coluna ereta, coloque as mãos atrás da cabeça com os cotovelos abertos. Barriga para dentro, peito para fora.

Olhe para cima e diga com muita firmeza:

  • Sou um derrotado, já perdi!

Como se sente após o exercício?

Se você fez da maneira correta, mesmo tendo dito “sou um derrotado”, ainda se sentiu bem e até sorriu um pouco.

Agora posicione seu corpo de outra maneira. Inclinado e olhando para o chão. Se possível, coloque as mãos atrás das costas ou cruzes os braços.

Então, diga com voz bem triste a baixa:

  • Sou um vencedor, já ganhei…

Você se sentiu um vencedor? É provável que não.

A maneira como você se posiciona fisicamente também influencia a forma como você se sente.

Então, quando estiver se sentindo triste, exercite a linguagem corporal do vencedor. Vai ver como essa simples mudança vai melhorar o seu estado emocional instantemente.

 

Acabe com a tristeza e veja como criar novos hábitos com a ajuda da auto-hipnose!

 

Fonte:

Curso virtual de auto-hipnosePowered by Rock Convert