Fator Crítico ou Faculdade Crítica?

Tempo de leitura: 2 minutos

Rate this post

Você, provavelmente, já ouviu os termos faculdade crítica e fator crítico. Mas, será que um desses termos é mais correto do que o outro?

O termo foi cunhado por Dave Elman. Saiba mais!

Faculdade crítica ou fator crítico?

Afinal, qual é o termo correto? Na verdade, não existe um termo correto. Todos esses termos são inventados.

Não existe uma região no cérebro denominada faculdade crítica, fator crítico ou algo do tipo.

Então, se considerarmos que é tudo inventado, o termo certo não importa. Entretanto, quando citamos o trabalho de Dave Elman, existe um termo correto. Esse termo é faculdade crítica.

O hipnotista Dave Elman, considerado o pai da Hipnose Clínica, nunca disse fator crítico. Se você leu em algum lugar uma frase atribuída a Dave Elman, com esse termo, por certo é um erro de tradução.

Significado de cada termo

Se você pensar nos termos fator e faculdade, o termo faculdade realmente faz muito mais sentido. Quando eu digo fator crítico, estou em geral falando de algo que causa o crítico.

Mas, quando eu digo faculdade, eu estou falando de habilidade. Então, faculdade crítica seria essa habilidade de distinguir o que é real, do que não é real. O que não tem relação com um fator.

A hipnose segundo Dave Elman

Quando Dave Elman explica a hipnose como rebaixamento da faculdade crítica, ele utiliza o termo bypass. Seria o atravessamento da faculdade crítica e a instalação de um pensamento selecionado.

A propósito, Dave Elman nunca deixou realmente claro o significado de pensamento selecionado. No entanto, essa definição acabou sendo muito popularizada, principalmente nos Estados Unidos, porque foi utilizada pela própria Associação de Psicologia Norte Americana para definir o que é hipnose.

De onde veio a ideia de fator crítico?

Existem algumas teorias! Uma delas é que o filho de Dave Elman, Larry Elman, em um de seus materiais teria usado o termo fator critico e não faculdade critica.

Não vamos entrar no mérito de Larry ter ou não usado faculdade ou fator crítico. Mas, se alguém vai mencionar uma frase ou texto citando o termo fator crítico, não deve atribuí-lo a Dave Elman. E sim como uma frase de Larry Elman.

Esse tipo de coisa parece apenas um detalhe, mas não é. Por exemplo, se você é professor de Hipnose, os seus alunos tem a tendência de acreditar em você.

Você sabe quais são as etapas de uma sessão de hipnose? Confira aqui!

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação / 5. Vote count:

Hipnose clínicaPowered by Rock Convert