Hipnose Como Tratamento Complementar do Câncer De Mama [Outubro Rosa]

Tempo de leitura: 5 minutos

5 (100%) 1 vote

Neste outubro rosa, vamos falar sobre a hipnose no tratamento complementar do câncer de mama e outros tipos de câncer.

Nos últimos anos, os tratamentos para salvar vidas em caso de câncer de mama aumentaram bastante! O que nos traz esperança e encorajamento para seguir com o tratamento.

Em vez de uma ou duas opções, a medicina atual traz uma diversidade de tratamentos complementares para combater o câncer.

Confira mais sobre este benefício da hipnose clínica!

Tratamentos complementares da medicina

O termo medicina complementar abrange técnicas terapêuticas que não formam parte da medicina estándar. Elas são complementos à medicina tradicional. Isto é, pode-se combiná-las com o tratamento convencional e integrar-se e esse.

O objetivo da medicina complementar é equilibrar a pessoa em sua totalidade (física, mental e emocionalmente), ao menos tempo que a medicina convencional faz o seu trabalho.

A medicina complementar ajudou muitas pessoas diagnosticadas com câncer de mama a aliviar sintoma, atenuar os efeito secundários do tratamento e a melhorar a qualidade de vida.

Existem técnicas que podem ser complementares ao tratamento médico tradicional. São técnicas como a acupuntura, a meditação e a hipnose.

Na verdade, existem centenas de técnicas alternativas! Algumas dessas técnicas já possuem literatura científica, enquanto outras não.

Algumas delas são:

  • Acupuntura;
  • Aromaterapia;
  • Quiropraxia;
  • Hipnose;
  • Massagem;
  • Meditação;
  • Maconha medicinal;
  • Musicoterapia;
  • Reiki;
  • Shiatsu;
  • Yoga…

Aqui, vamos falar apenas da hipnose como prática alternativa para o tratamento do câncer de mama e outros tipos de câncer.

O que é hipnose?

A hipnose é um método que ajuda a pessoa a entrar em um estado de concentração. O objetivo é que ela possa trabalhar em fazer mudanças pessoais, mais facilmente.

As pessoas costumam usar a hipnose para superar medos ou hábitos.

  • Sob hipnose, o indivíduo está mais focado. A hipnose ajuda a pessoa a bloquear as distrações e a concentrar-se em uma ideia, sensação ou memória específica.
  • A hipnose traz um estado de relaxamento profundo. O relaxamento durante a hipnose torna mais fácil observar ansiedades, medos, dor e outras dificuldades, de uma nova perspectiva.
  • A hipnose pode ajudar uma pessoa a ser mais aberta à sugestão. A hipnose permite a abertura, porque a mente consciente ー  que pode ser mais fechada e crítica ー  fica quieta, enquanto a mente inconsciente está no centro do palco.

Estudos demonstraram que a hipnose ajuda a reduzir:

  • Dor;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Estresse;
  • Ansiedade.

Existem muitos tipos de técnicas hipnóticas. Um hipnoterapeuta pode trabalhar com você para encontrar a técnica que pode funcionar melhor para o que você está tentando realizar.

Embora seja importante começar trabalhando com um hipnoterapeuta, ele pode te ensinar a fazer auto-hipnose, para que você possa praticar em casa.

Uma vez que você tenha um aperto firme em questões como dor ou fadiga com o terapeuta, você pode continuar por conta própria com a auto-hipnose.

O que esperar de uma típica sessão de hipnose

Na sua primeira sessão de hipnose, o hipnoterapeuta provavelmente fará perguntas sobre sua história médica e emocional. Ele pedirá que você fale sobre qualquer problema que você esteja tendo, como dor, ansiedade ou cansaço.

O que hipnose não é:

  • Quando você está sob hipnose, o hipnoterapeuta não consegue controlar você. Não é possível para um hipnoterapeuta forçá-lo a fazer qualquer coisa que você não queira fazer.
  • Você não pode ser hipnotizado contra a sua vontade. Você deve estar aberto e receptivo à idéia de hipnose para que ela funcione.

Pesquisa sobre hipnose em pessoas com câncer de mama e outros tipos de câncer

Não há estudos para mostrar que a hipnose pode afetar os resultados após o câncer de mama, especificamente.

Entretanto, a hipnose parece ajudar em alguns dos sintomas do câncer e nos efeitos colaterais do tratamento, como dor, náusea, vômito, estresse e ansiedade. A pesquisa também está sendo feita para descobrir se a hipnose pode ajudar a reduzir as ondas de calor em mulheres que tiveram câncer de mama.

Oncology, 2000

Um estudo italiano, em 2000, acompanhou 16 pacientes adultos com câncer que sofriam de náuseas e vômitos, pouco antes de suas próximas doses de quimioterapia. É comumente chamado de náusea e vômito antecipatórios.

Depois que eles se submeteram a hipnose, a náusea e vômito desapareceram.

Stanford University, 1983

Em um estudo da Stanford University, publicado em 1983, 54 mulheres com câncer de mama metastático foram acompanhadas por um ano.

Algumas das mulheres receberam terapia de grupo a cada semana, e uma parte desses participantes da terapia de grupo foi treinada em auto-hipnose direcionada a reduzir a dor do câncer.

As técnicas de hipnose ensinavam os pacientes a permitir que a dor acontecesse, mas também imaginavam sensações simultâneas nas áreas de dor, como sensações de frio ou formigamento. Os pacientes foram ensinados a focar sua atenção nessas sensações imaginárias alternativas, em vez das sensações de dor.

Os pacientes que participaram da terapia em grupo e da auto-hipnose apresentaram menores índices de dor do que aqueles que apenas realizavam terapia em grupo ou não tinham terapia ou hipnose.

 

Não espere o mês da conscientização para tratar devidamente o câncer ou outras doenças. Aprenda agora a fazer hipnose do zero!

 

Fonte: Breast Cancer