Aplicando a hipnose forense na investigação criminal

Tempo de leitura: 3 minutos

5
(1)

Você sabia que existem diversas aplicações para as técnicas de hipnose, como é o caso de sua utilização por profissionais da área de investigação criminal, visando obter informações durante o inquérito de uma investigação?

Esse tipo de aplicação, conhecida por hipnose forense, tem se popularizado devido aos resultados conquistados. Em situações de choque ou estresse pós-traumático, a hipnose também pode ser aplicada em favor do esclarecimento de crimes.

Explicamos agora o que é hipnose forense e também como ela pode ser aplicada em investigações criminais. Confira mais detalhes abaixo e ótima leitura!

Entenda o que é a hipnose forense

Mencionar a hipnose pode gerar diversos questionamentos, perguntas e crenças pré definidas a respeito do assunto. Mas, com o desenvolvimento da medicina e da psicologia, a aplicabilidade no tratamento de diversas doenças está comprovada e é vista como uma das soluções mais eficientes para problemas como tabagismo, depressão e doenças psicossomáticas.

Por isso, ela tem atraído atenção e interesse dentro da área forense, como uma ferramenta a ser utilizada em investigações criminais. Esse ramo de aplicação da hipnose, chamado de hipnose forense, visa oferecer respostas para questões nebulosas dentro de uma investigação criminal, auxiliando na resolução de crimes.

Além disso, a hipnose é conhecida por permitir obter informações que muitas vezes o próprio hipnotizado não tem consciência de possuir, já que o cérebro pode bloquear o acesso a informações traumáticas ou infelizes.

Por meio da hipnose forense, é possível obter informações que estão bloqueadas devido ao choque decorrente de uma situação traumática, como um acidente, um sequestro ou estupro, permitindo que sejam obtidos dados capazes de contribuir para solucionar uma investigação.

Como a hipnose forense pode ser aplicada em investigações criminais

A principal aplicação da hipnose forense dentro de investigações criminais se dá como ferramenta complementar em casos onde a vítima e ou testemunhas apresentam dificuldade em relatar detalhes do crime, servindo como ferramenta de investigação.

São submetidas à hipnose forense vítimas ou testemunhas que apresentem quadro de amnésia parcial ou total devido ao Transtorno de Estresse Agudo (TEA) ou Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT), que então se mostram capazes de relembrar detalhes do acontecimento com mais clareza, especialmente para desenvolvimento de retrato falado.

Vale destacar que a hipnose é utilizada apenas em vítimas e testemunhas, já que mesmo em estado de hipnose a pessoa mantém a consciência, o que tornaria seu uso inaplicável em caso de suspeitos, indiciados ou réus, que poderiam manter a mesma versão dos fatos alegada em estado de vigília.

Foi publicado um artigo na Revista Brasileira de Ciências Criminais que aborda justamente a utilidade da hipnose forense como ferramenta auxiliar para investigações criminais.

Entenda como se capacitar para a aplicação da hipnose forense

Se você se interessou pela aplicação da hipnose forense em investigações criminais, é interessante compreender como é possível se capacitar para sua aplicação. Os conhecimentos necessários para sua execução correta exigem estudo e podem ser adquiridos através de cursos específicos, que preparam para a utilização eficiente das técnicas de hipnose.

Além de entender os fundamentos teóricos da hipnose e de sua aplicação dentro do meio forense, é fundamental também contar com suporte especializado em todos os momentos do aprendizado, desenvolvendo também a capacidade prática da hipnose, tornando possível desenvolvê-la em ambientes como os citados acima.

Como é possível perceber, a aplicabilidade da hipnose forense é uma tendência no Brasil e no mundo e vem para auxiliar investigações criminais e colaborar com a justiça, permitindo que vítimas e testemunhas tem a possibilidade de dar detalhes que realmente contribuam para a solução de crimes.

O que você achou de conhecer mais a respeito da hipnose forense e de entender como ela pode ser aplicada em investigações criminais? Se você deseja se manter atualizado e saber mais a respeito do assunto, assine gratuitamente nossa newsletter!

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação 5 / 5. Vote count: 1

Hipnose disfarçadaPowered by Rock Convert