Memorização: O Problema da Multitarefa

Tempo de leitura: 2 minutos

5 (100%) 1 vote[s]

Segundo o professor Alberto Dell’isola, tentar fazer diversas coisas ao mesmo tempo prejudica o desenvolvimento da aprendizagem.

A verdade é que, quando realizamos atividades simultâneas, o cérebro processa uma parte destas atividades com a mente consciente e a outra parte com a mente inconsciente.

Talvez você já tenha tido a experiência de estar dirigindo um carro, em direção a um evento, mas se distraiu conversando com seus amigos e acabou pegando o caminho em direção à empresa onde você trabalha.

Já parou para pensar por que isso acontece?

O cérebro humano possui uma memória operacional. Isto é, uma memória que é temporária, que utilizamos para conversar e resolver problemas no cotidiano.

Esta memória é capaz de gerenciar até 7 coisas simultaneamente.

O problema é que, quando começamos a fazer algo mais complexo, como conversar com os amigos, o cérebro coloca as outras atividades em segundo plano, na responsabilidade do inconsciente.

Mesmo que você seja capaz de conversar com seus amigos e dirigir o seu carro, a tendência do cérebro é deixar a atividade “dirigir o carro” em modo automático.

Como a multitarefa pode nos prejudicar?

O problema é que quando fazemos as coisas inconscientemente, não percebemos as informações que estamos perdendo no ambiente. Alberto exemplifica:

Uma vez eu estava dirigindo meu carro em uma avenida, perto da minha casa, na qual sempre dirijo. Nesta avenida existe um radar de 60 km por hora. Sempre que passo por esse radar, reduzo a velocidade.

Mas, um dia, quando estava próximo do radar, quis mudar a música do rádio. Ao mudar a música, acabei aumentando a velocidade e passei a 65 ou 70 km por hora. Resultado? Fui multado!

Isso aconteceu porque naquela fração de segundos, quem assumiu a direção do carro foi a mente inconsciente e por essa razão, perdi o controle da velocidade.

É exatamente por isso que é tão perigoso utilizar celular quando você está dirigindo. Você acaba não percebendo o que deixa de prestar atenção e tudo fica automatizado.

Muitas pessoas se queixam de não conseguir uma boa concentração para estudar.

Porém, quando estão estudando, deixam as notificações do celular ligadas. O computador com várias abas abertas. E ainda param o estudo a cada 5 minutos para responder uma nova mensagem ou trocar a música no YouTube.

Esse comportamento acaba sobrecarregando a memória operacional do cérebro e afetando negativamente a produtividade da pessoa.

O simples fato de você alternar entre atividades simultâneas enquanto estuda, faz você aprender de forma pior.

Com base em tudo que falamos nesse artigo, a única dica do professor Alberto deixa é a seguinte:

Faça apenas uma coisa de cada vez porque seu cérebro não é capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo!

 

 

Aprenda hipnose do zeroPowered by Rock Convert