O Que É A Regressão de Vidas Passadas?

Tempo de leitura: 5 minutos

5 (100%) 1 vote

A Regressão de Vidas Passadas é um fenômeno em que as pessoas voltam usando a hipnose e pretendem visitar experiências que tiveram numa vida anterior.

Às vezes é empregada como uma forma de terapia, às vezes como uma ferramenta de pesquisa e, às vezes, apenas para diversão ou entretenimento. Muitas pessoas são céticas em relação ao conceito de RVP e não a consideram um verdadeiro fenômeno hipnótico.

O modelo da reencarnação diz que todos nós, como espíritos, tivemos várias vidas na Terra, antes deste nascimento humano. E assim, hipnoterapeutas podem fazer uma regressão de idade em seus clientes, como também sugerir que voltem às suas vidas passadas.

Na hipnose profunda, a mente subconsciente pode nos mostrar histórias profundas, emocionais e muito significativas. Quando transformadas, podem influenciar positivamente nossa vida atual.

Há muitos outros que acreditam nisso. Existe alguma prova de que seja verdade?

regressao de vidas passadas

O que é a Regressão Hipnótica?

A Regressão é um processo de busca de memórias que foram reprimidas devido a algum trauma já vivido, por exemplo.

É baseada em um mecanismo de defesa identificado e contextualizado por Freud: a repressão da memória.

Quer dizer, se uma pessoa possui um trauma, isso pode causar ansiedade para a sua mente consciente. Através da regressão, busca-se essa memória em seu inconsciente. Reprimir não é apagar uma lembrança, mas sim afastá-la.

A regressão tenta trazer de volta essa primeira recordação, do momento em que a pessoa sofreu o trauma.

Após esse processo, podem surgir certos sintomas. E o trabalho de um bom hipnoterapeuta é auxiliar a ressignificar esse sintoma, para, logo, liberá-lo de seu trauma.

Durante um estado hipnótico, o simples fato de voltar para trás no tempo, dentro da sua imaginação, é regressão.

Ao lembrar-nos de determinados eventos, de certo modo, somos capazes de vivê-los uma vez mais, experienciando os aspectos desse ocorrido. O nível de re-experienciação, de reviver aquela situação, vai de acordo com o nível de emoção associada a essas memórias.

A Regressão de Vidas Passadas é real?

Há muitas histórias e livros escritos sobre Regressão de Vidas Passadas realizadas por meio da hipnose. No entanto, não há provas científicas sólidas para isso.

Porém, há muitos casos de regressões verificadas de vidas passadas que nos levam a acreditar que há uma probabilidade de estarmos acessando memórias verdadeiras de vidas passadas.

Quase todos os hipnoterapeutas experientes descobriram memórias dentro da mente subconsciente que não são da presente vida. Não podemos dizer, com certeza, que essas são vidas passadas reais, mas que por certo é preciso tratá-las como tais.

Do mesmo modo, não se pode dizer a um cliente em hipnose que está inventando histórias e que é preciso encerrar a sessão. Ao contrário, trata-se a informação como se fosse real, mas sempre lembramos ao cliente que a informação descoberta poderia ser apenas uma jornada metafórica. E que eles se beneficiariam de assumir a responsabilidade pela sessão porque a informação é relevante para ela.

Mesmo os casos de supostas línguas arcaicas sendo faladas acabaram não sendo confiáveis.

regressao de vidas passadas
Imagem: Unsplash

A Terapia de Regressão de Vidas Passadas

Uma coisa importante a se perceber, do ponto de vista da terapia, é que a Regressão a Vidas Passadas não significa necessariamente revisitar uma existência anterior de alguma forma.

Não se baseia em um fato que vivemos antes e que descobriremos alguma encarnação anterior de nós mesmos, embora essa geralmente seja a crença de quando é usada para fins de diversão ou entretenimento.

O que muitas vezes é mal entendido sobre a Regressão a Vidas Passadas é que praticantes de hipnoterapia que a usam apontam que a experiência terapêutica é de como uma vida passada poderia ter sido, mas não da vida passada, em si, de seu cliente.

A vida passada que foi acessada pode não ter sido uma realidade, mesmo quando parece conter algo que explica o padrão de sintomas do paciente e ajuda a liberá-los.

Ou seja, raramente as pessoas que experimentam uma vida passada relatam que são trabalhadoras recusadas em suas vidas passadas. Eles costumam ser reis ou rainhas ou pessoas famosas em uma missão. Suas vidas passadas imaginadas são geralmente de alguém que eles admiram ou gostariam de ser.

Por exemplo, alguém que tenha uma experiência de ser missionário pode ter sonhado sempre em fazer isso nesta vida. Se a experiência da vida passada é real ou imaginada, esse tipo de terapia pode realmente ser útil.

regressao de vidas passadas
Imagem: Unsplash

Há um bom número de indivíduos que foram restaurados para uma boa saúde emocional depois que uma aparente Regressão a Vidas Passadas mostrou a eles como os problemas sofridos em uma vida passada são responsáveis ​​por seus problemas nesta.

Um exemplo típico seria uma pessoa com excesso de peso, alegando ter descoberto que morreu de fome durante uma crise de 2000 anos atrás no Egito. Por isso tem que comer nesta vida como uma espécie de compensação.

Não devemos esquecer do extraordinário poder criativo do subconsciente humano!

 

Gostou desse conteúdo? Assine nossa lista VIP de e-mails para receber mais!

Fonte: