O que é mindset: entenda como isso pode ajudá-lo a ter sucesso

Muitas das decisões tomadas no dia a dia são inconstantes. O cérebro armazena informações e as usa, automaticamente, para fazer opções. Isso acontece sem que a pessoa perceba. Assim, se a pessoa tem pensamentos ruins ela terá mais dificuldade no dia a dia. Tudo por causa da maneira de pensar, ou seja, do mindset. Você sabe o que é mindset?

Se você já se perguntou o porquê de algumas pessoas fazerem sucesso e outras não, por exemplo, precisa saber o que é mindset. As duas coisas estão muito relacionadas!

Continue lendo para saber mais sobre o que é mindset e como ele influencia seus resultados.

O que é mindset?

Segundo a psicóloga Carol S. Dweck, pesquisadora da Universidade de Stanford, os resultados de uma pessoa dependem, quase que exclusivamente, da sua maneira de pensar. Essa maneira de pensar é chamada de mindset.

Traduzido como “mentalidade”, o termo mindset representa o conjunto de pensamentos, crenças e valores que determinam os sentimentos e comportamentos de uma pessoa em relação à vida.

Uma simples crença, diz a psicóloga, pode decidir se você se tornará a pessoa que deseja ser e se realizará aquilo que é importante para você. 

Qual é a importância do mindset? 

É possível definir o que é mindset como “a configuração da mente”. Dessa forma, o mindset influencia direta ou indiretamente todas as decisões. Desde as mais importantes, como a de mudar de cidade ou pedir demissão da empresa, até as mais simples como, por exemplo, escolher a cor da roupa que vai vestir hoje. 

Assim, o mindset é importante para todos os passos da vida. Um estudo realizado por Carol Dweck avaliou crianças e comportamentos. A pesquisadora analisou como elas lidavam com o fracasso e a frustração.

Para isso, ofereceu aos alunos vários quebra-cabeças, que foram, gradativamente, tendo a sua dificuldade aumentada. Ao falar com as crianças sobre isso ela notou que algumas não consideravam o fato de não terem conseguido montar o quebra-cabeça como um fracasso. Muitas ficavam ainda mais animadas e se sentiam desafiadas, conforme a dificuldade aumentava. 

No entanto, outras crianças ficavam desanimadas e desistiam quando tinham dificuldade. Assim, a pesquisadora compreendeu que elas acreditaram no fracasso. Isso mostra que o mindset atua na vida das pessoas desde crianças e que influencia até pequenas ações e decisões, mesmo que o indivíduo não perceba. 

Os dois tipos de mindset

Autora do livro “Mindset, a Nova Psicologia do Sucesso”, a Dra. Dweck elaborou o conceito de mindset e descobriu que existem dois tipos: mindset fixo e de crescimento.

1. Mindset fixo

O que é mindset fixo? A pessoa com esse tipo de mentalidade acredita que suas qualidades são imutáveis.

Ou seja, que nasceu com uma quantidade limitada de inteligência, determinada personalidade e certo caráter moral.

Por isso, costuma evitar situações desafiadoras, pois tem receio de que sua “falta de capacidade” seja revelada e, consequentemente, sofra rejeição por parte das pessoas.

2. Mindset crescente

Já o mindset crescente se baseia na crença de que o ser humano pode cultivar suas qualidades básicas por meio de seus próprios esforços.

Por mais que uma pessoa com mindset crescente saiba que os seres humanos diferem uns dos outros quanto aos seus talentos e aptidões iniciais, ela também sabe que cada um de nós é capaz de se modificar e desenvolver por meio do esforço e da experiência.

Talvez não acreditem que qualquer um pode se tornar um Einstein, mas julgam que o verdadeiro potencial de alguém é desconhecido. Além disso, não se pode prever o que alguém pode realizar com anos de paixão, esforço e treinamento.

Como cada mindset lida com os desafios

Para ter uma visão mais ampla de cada mindset, a Dra. Dweck fez o seguinte questionamento a um grupo de pessoas.

Certo dia, você está numa aula muito importante para você, e da qual gosta muito. O professor entrega aos alunos as provas de meio de semestre corrigidas. Sua nota foi cinco. 

Você fica muito decepcionado. Naquela tarde, ao voltar para casa, descobre que seu carro foi multado por estacionamento em local proibido.

Completamente frustrado, você telefona para seu melhor amigo para compartilhar tudo o que lhe aconteceu, mas ele não lhe dá muita atenção. O que você pensaria? O que sentiria? O que faria?

A resposta da mentalidade fixa

As pessoas com mentalidade fixa responderam da seguinte maneira:

“Eu me sentiria rejeitado”. “Sou um fracasso total”. “Sou um idiota”. “Sou um perdedor”. “Me sentiria inútil e tolo, todos os outros são melhores do que eu”.

Em outras palavras, elas usam os resultados negativos de seus empreendimentos como uma forma de medir sua capacidade. Ou seja, se elas têm sucesso, se sentem vitoriosas. Mas, se não obtêm sucesso, se sentem inúteis.

Como o mindset fixo lida com o fracasso?

Evitando a situação de ser avaliado novamente:

  • “Eu não me preocuparia em perder tempo me esforçando para fazer bem qualquer coisa”.
  • “Não farei nada”.
  • “Ficarei na cama”.
  • “Vou encher a cara”.
  • “Vou comer”.

A Dra. Dweck faz a observação de que, quando elaborou a situação hipotética, determinou que a nota fosse 5, e não 2, que a prova fosse do meio do semestre, e não no final. Que fosse uma multa, e não um acidente.

O amigo do protagonista “não lhes deu muita atenção”, mas não o rejeitou completamente. Nada do que aconteceu era catastrófico ou irreversível. Mesmo assim, as pessoas com mentalidade fixa criaram, a partir dessa experiência, um sentimento de completo fracasso e paralisia.

A resposta da mentalidade crescente

Por outro lado, as pessoas com mindset de crescimento responderam a situação hipotética de uma maneira diferente!

“Preciso me esforçar mais na matéria e ser mais cuidadoso quando estacionar o carro. E imagino que meu amigo tenha tido um dia difícil.”

“A nota 5 mostra que devo me dedicar muito mais às aulas, mas ainda tenho o resto do semestre para melhorar a média.”

Como o mindset crescente lida com o fracasso?

  • “Eu começaria a pensar em estudar com mais empenho (ou estudar de maneira diferente) para a próxima prova da matéria, pagaria a multa e esclarecer as coisas como meu amigo, na próxima vez em que falássemos.”.
  • “Verificaria em que fui mal na prova, tomaria a decisão de melhorar, pagaria a multa e ligaria para o meu amigo para explicar que no dia anterior eu estava nervoso.”
  • “Estudaria mais para a prova seguinte, conversaria com o professor, seria mais cuidadoso ao estacionar ou contestaria a multa, e procuraria saber qual tinha sido o problema com meu amigo”.

É óbvio que, independentemente do mindset, as pessoas ficariam chateadas. Pois, são situações desagradáveis. Porém, as pessoas com mindset crescente não se rotularam e nem se desesperaram. Embora estivessem sob estresse, estavam dispostas a assumir os riscos, enfrentar os desafios e continuar a fazer o seu melhor.

Em resumo sobre o que é um mindset, as pessoas com mentalidade crescente se identificam como aprendizes. E estão a desenvolver suas competências constantemente. Enquanto, as de mentalidade fixa se identificam como “Não aprendizes”. Acreditam que as coisas são como são e que é difícil ou até mesmo impossível mudá-las.

Como a Hipnoterapia pode melhorar seu mindset

Geralmente, um mindset é moldado pela experiência de vida da pessoa. A influência da família e pessoas próximas contribui significativamente para a formação da sua mentalidade. Porém, mesmo que ela tenha desenvolvido um mindset fixo por meio de traumas e condicionamentos, a Hipnose Clínica pode ajudá-la a mudar. Por exemplo, alguém que acredita ser incapaz de passar no concurso público porque, na infância, foi humilhada pelos pais ou professores em decorrência de uma nota ruim, criando uma crença limitante em relação a provas.

Essa crença limitante pode ser tratada na Hipnoterapia, de modo que o sujeito possa ter controle emocional quando estiver sob avaliação. É claro que o protagonismo da mudança pertence ao sujeito. Em primeiro lugar, ele precisa reconhecer a necessidade de melhorar o seu mindset. 

Depois disso, é necessário compreender que nem tudo acontece como planejado. Os imprevistos acontecem todos os dias. O pneu do arroz fura, o arroz queima… é preciso aceitar isso. Quer saber mais? Então veja dicas de como ter uma mentalidade de sucesso