O Que É PNL?

Tempo de leitura: 6 minutos

5 (100%) 1 vote

Você sabe o que é PNL? É uma ferramenta muito conhecida no meio da hipnose, mas também é bastante utilizada em outros contextos.

John Grinder (linguista) e Richard Bandler (matemático e terapeuta gestalt) criaram-na com o propósito de fazer modelos de excelência humana.

Vamos explicar aqui do que se trata a PNL e aproveitar para tirar suas dúvidas aqui mesmo!

o que é pnl?
Imagem: Unsplash

O que é PNL?

Bandler e Grinder formalizaram suas técnicas de modelagem e suas próprias contribuições individuais sob o nome de “Programação Neurolinguística”, para simbolizar a relação entre o cérebro, a linguagem e o corpo.

O nome Programação Neurolinguística abrange os três componentes mais influentes envolvidos na produção da experiência humana: neurologia, linguagem e programação.

É a prática de entender como as pessoas organizam seus pensamentos, sentimentos, linguagens e comportamentos para chegar aos resultados que chegam.

É uma escola de pensamento pragmática que aborda os muitos níveis envolvidos no ser humano. Um processo multidimensional que envolve o desenvolvimento de competência e flexibilidade comportamental, mas também o pensamento estratégico e a compreensão dos processos mentais e cognitivos por trás do comportamento.

Portanto, fornece ferramentas e habilidades para o desenvolvimento de estados de excelência individual.estabelece um sistema de crenças e pressuposições empoderadoras sobre o que os seres humanos são, o que é comunicação e o processo de mudança.

Afinal, o que é PNL? Em outro nível, é sobre auto-descoberta, explorando sua própria identidade e missão. Também fornece uma estrutura para entender e relacionar-se com a parte “espiritual” da experiência humana, que vai além de nós como indivíduos para nossa família, comunidade e sistemas globais.

A PNL não é apenas sobre competência e excelência, é sobre sabedoria e visão.

Por fim, a PNL fornece às pessoas uma metodologia para modelar desempenhos excepcionais alcançados por gênios e líderes em seu campo. Assim como é usada para desenvolvimento pessoal e profissional.

O que significa cada termo da PNL?

O sistema neurológico regula como nossos corpos funcionam. A linguagem determina como nos relacionamos e nos comunicamos com outras pessoas. E nossa programação determina os tipos de modelos do mundo que criamos.

A Programação Neurolinguística descreve a dinâmica fundamental entre mente (neuro) e linguagem (linguística) e como sua interação afeta nosso corpo e comportamento (programação).

Neuro

Cada indivíduo estabelece seu próprio sistema de filtragem mental exclusivo para processar os milhões de bits de dados que sendo absorvidos pelos sentidos.

Nosso primeiro mapa mental do mundo é constituído de imagens internas, sons, consciência tátil, sensações internas, gostos e cheiros que se formam como resultado do processo de filtragem neurológica.

O primeiro mapa mental é chamado de Primeiro Acesso na PNL.

Linguístico

Em seguida, atribuímos significado pessoal às informações recebidas do mundo externo. Formamos o nosso segundo mapa mental, atribuindo à linguagem às imagens internas, sons e sentimentos, gostos e cheiros, formando consciência consciente todos os dias.

O segundo mapa mental é chamado de Mapa Linguístico (ou Representação Linguística).

Programação

A resposta comportamental que ocorre como resultado de processos de filtragem neurológica e o subsequente mapa linguístico.

https://albertodellisola.com.br/pnl-e-os-niveis-de-mudanca/
Imagem: Unsplash

Os 2 pressupostos da PNL

Em essência, toda a PNL é fundada em dois pressupostos fundamentais.

1. O mapa não é o território

Como seres humanos, nunca poderemos conhecer a realidade. Nós só podemos conhecer nossas percepções da realidade.

Nós experimentamos e respondemos ao mundo que nos rodeia principalmente através de nossos sistemas de representação sensorial.

São os nossos mapas “neurolinguísticos” da realidade que determinam como nos comportamos e que dão significado àqueles comportamentos, não à própria realidade. Geralmente, não é a realidade que nos limita ou nos fortalece, mas sim nosso mapa da realidade.

2. Vida e mente são processos sistêmicos

Os processos que ocorrem dentro de cada pessoa e entre os homens e seu ambiente são sistêmicos.

Nossos corpos, nossas sociedades e nosso universo formam uma ecologia de sistemas e subsistemas complexos, os quais interagem e se influenciam mutuamente.

Não é possível isolar completamente qualquer parte do sistema do resto do sistema. Tais sistemas são baseados em certos princípios “auto-organizados”. Naturalmente buscam estados de equilíbrio.

o que é pnl?
Imagem: Unsplash

Todo o conjunto de técnicas da PNL é baseado na combinação desses dois princípios.

No sistema de crenças da PNL não é possível aos seres humanos conhecer a realidade objetiva. Sabedoria, ética e ecologia não derivam de ter o mapa “certo” ou “correto” do mundo, porque os seres humanos não seriam capazes de criar um.

Pelo contrário, o objetivo é criar o mapa mais rico possível que respeite a natureza sistêmica e a ecologia de nós mesmos e do mundo em que vivemos.

As pessoas que são mais eficazes são aquelas que têm um mapa do mundo que lhes permite perceber o maior número de escolhas e perspectivas disponíveis.

A PNL é uma maneira de enriquecer as escolhas que você tem e percebe como disponíveis no mundo ao seu redor. Excelência vem de ter muitas escolhas. A sabedoria vem de ter múltiplas perspectivas.

Modelagem da PNL

A modelagem de PNL é a arte de tornar explícito o conjunto de diferenças presentes em alguém que é excelente em uma determinada atividade em comparação com alguém que é medíocre na mesma atividade.

A modelagem de PNL é de longe o maior nível de habilidade na PNL. Pode ser usada para capturar padrões de excelência presentes em qualquer um em qualquer contexto.

Aplicação da PNL

Um praticante de PNL pode ser utilizada como agente de mudança trabalhando com indivíduos, grupos ou empresas, ou até mesmo organizações e governos globais.

Como tecnologia, a PNL tem um incrível histórico de instigar mudanças rápidas e eficientes em indivíduos e grupos.

Muitas pessoas estudam a PNL para ajudá-las a se tornarem mais eficazes em seu campo escolhido.

Os padrões podem ser empregados em uma ampla área de aplicações, desde campos tão diversos como:

  • Educação;
  • Formação de equipes;
  • Vendas;
  • Marketing;
  • Desenvolvimento pessoal;
  • Liderança;
  • Coaching.

Onde quer que haja interação humana e potencial de crescimento, a PNL pode ser usada para desenvolver e melhorar o desempenho.

o que é pnl?
Imagem: Unsplash

Interessado em saber mais sobre a PNL? Saiba como usá-la para tratar fobias!

 

Fontes: