Como Parar De Procrastinar Com A Hipnose

Você quer parar de procrastinar mas até agora está deixando isso para depois? Se você tem o hábito de procrastinar, talvez esteja pensando em salvar esse artigo para ler depois…

Conheça agora 3 técnicas de Hipnose para reprogramar sua mente e parar de procrastinar! E aprenda técnicas de Auto-Hipnose para realizar suas tarefas sem procrastinar.

O que é a procrastinação?

Procrastinar significa adiar ou prolongar uma situação para ser resolvida depois. O procrastinador deixa tudo para amanhã, mas, esse amanhã pode acabar se estendendo para depois de amanhã.
Pessoas que procrastinam têm mais chances de sofrer com ansiedade, estresse e até mesmo problemas financeiros, pois tendem a fazer as coisas na última hora. E por essa razão, se desgastam muito mais.

Até mesmo quando a pessoa decide realizar uma tarefa, a procrastinação continuar sendo inimiga da sua produtividade. Porque, apesar de ter iniciado o trabalho, sua mente não está focada e ela continua procrastinando mentalmente. Divagando em outros temas.

Por que procrastinamos?

Segundo a Psicologia, existem duas grandes razões que fazem uma pessoa procrastina.

  1. A primeira é o nível de insatisfação que ela tem em realizar a tarefa.
    Isto é, quanto mais desagradável para você for à execução da tarefa, maior a probabilidade de você procrastinar.
    Essa insatisfação pode estar relacionada à tarefa em si, ao tempo que vai demorar em concluir e também ao nível de dificuldade envolvido na execução da mesma.
  2. A segunda razão está relacionada com a distância entre a execução da tarefa e o benefício que ela traz para a pessoa.
    A pessoa sabe que o resultado será compensado. Porém, inconscientemente, considera que o tempo em receber a recompensa será longo demais!

Então, pessoa pode procrastinar porque, no fundo, tem medo de falhar. E a maneira mais efetiva que o inconsciente encontra para evitar o fracasso é não realizar a tarefa.

Como parar de procrastinar: reprograme a sua mente

Uma vez que você entenda a razão positiva por trás da atuação da procrastinação, você está pronto para lidar com ela.

Veja a seguir 4 dicas para treinar a sua mente!

1. Negociação interna

Como parar de procrastinar: negociação interna

O procrastinador vivencia o que a PNL chama de Conflito de Partes. Em outras palavras, uma parte sua quer iniciar e concluir a tarefa, mas a outra parte quer que você evite isso.

Ao se questionar sobre as razões de estar procrastinando, entenda a si mesmo e negocie com sua parte procrastinadora, para recuperar sua motivação e foco.

Nesse caso, você pode olhar para a tarefa e imaginar todos os pontos positivos em realizá-la. Pense em como poderia realizar esse trabalho da maneira mais prazerosa possível.

Talvez você tenha dificuldade em enxergar os aspectos positivos dessa tarefa. Nesse caso, imagine as consequências negativas de não começar ou terminar a tarefa e se concentra na sensação.

2. Procrastine a procrastinação

Como parar de procrastinar: procrastine a procrastinação

Se for para procrastinar, faça-o sem perder o foco!

Separe intervalos de 5 a 10 minutos enquanto realiza a tarefa. E use este tempo para descansar, checar suas redes sociais, e-mails, etc. Logo, retorne à tarefa.

Isso é parte da negociação para resolver o conflito interno. As duas partes se beneficiam. Você não deixa de fazer nem uma e nem outra coisa. Apenas se organiza de forma que você possa fazer as duas.

Uma tática é recompensar a si mesmo pela conclusão de uma tarefa. 

Portanto, procure ser o seu próprio recompensador. Você estará ensinando para o seu cérebro que existem ótimos benefícios em terminar as coisas.

3. Parar de procrastinar com a auto-hipnose

Quando você tenta parar de procrastinar e não consegue, isso aumenta ainda mais seu conflito interno. Acaba causando mais perda de foco e até ansiedade.

A Hipnose possibilita um estado de atenção focada, que pode ser potencializada quando você se concentra na sua respiração e fecha os olhos.

Ao inspirar e expirar o ar algumas vezes, fica mais fácil de se concentrar. Uma mente tranquila e focada em si mesma é a chave para a mudança de comportamento.

Crie uma tela mental

Como parar de procrastinar: crie uma tela mental

Outra técnica de imaginação e auto-hipnose é imaginar uma tela mental, como uma tela de cinema.

À sua esquerda, no canto da tela, está o seu “eu procrastinador”. À sua direita, no canto da tela, está o seu “eu produtivo”, que consegue controlar a procrastinação.

Imagine o processo que você precisa fazer para transformar o seu “eu procrastinador” no seu “eu produtivo”.

Será necessária alguma negociação? Se sim, como você deve negociar com ele? Talvez você possa dividir a tarefa em partes menores e ir fazendo trabalho por vez.

Quem sabe, também seja possível alternar a execução da tarefa com momentos cronometrados, nos quais você pode se distrair um pouco. Logo em seguida, focar na tarefa novamente.

Imagine o desconforto em não ter esse trabalho finalizado, mesmo tendo tempo e recursos para isso. Observe como a sensação de não ter concluído a tarefa é desagradável.

Mas, em seguida, pense também na satisfação em ter esse trabalho realizado, na paz do dever cumprido. Perceba quais sentimentos isso te gera e como isso te ajuda a se sentir ainda mais satisfeito com você mesmo.

 

Agora,  que você já sabe como parar de procrastinar, saiba como acabar com a insônia, também com a hipnose

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp