Como Parar De Roer Unha Com Auto-Hipnose

Tempo de leitura: 7 minutos

5 (100%) 1 vote

Parar de roer unha é possível? Continue lendo para conhecer as causas e consequências desse hábito nocivo e como parar de roer unha com ajuda da Hipnose!

Quais as causas do hábito de roer unha?

Uma pesquisa publicada pela revista Pubmed, em 2016, mostrou que o hábito de roer unha afeta cerca de 30% da população mundial!

Esse hábito, denominado pelos médicos de onicofagia, pode causar consequências desagradáveis, como:

  • Ferimentos na pele dos dedos e cutículas, favorecendo a infecção por bactérias e fungos;
  • Deformação das unhas e pele ao redor dos dedos, causando constrangimento pelos efeitos estéticos;
  • Aumento das chances de desenvolver problemas gastrointestinais, como gastroenterites e gastrites;
  • Dificuldade na realização de atividades manuais, como tocar um instrumento musical, desenhar e escrever.

Na maioria dos casos, o comportamento de roer unha está associado à ansiedade.

Porém, as causas variam de pessoa para pessoa e podem envolver fatores como nervosismo, tédio, fome, frustração e até mesmo como uma forma de relaxamento.

A Associação Americana de Psiquiatria classifica a onicofagia como um Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Mas, alguns psiquiatras discordam porque o TOC é uma obsessão ligada a ansiedade, enquanto o hábito de roer unhas pode ter outras motivações, como já foi dito.

Algumas pesquisas apontam que roer as unhas também pode estar associado ao perfeccionismo e que este hábito pode ajudar estas pessoas a diminuir a irritação, tédio e insatisfação.

A realidade é que muitas pessoas querem saber como parar de roer unha definitivamente.

Nos próximos parágrafos você vai conhecer algumas estratégias simples e outras avançadas para parar com esse hábito indesejado.

Como parar de roer unha
Imagem: Unsplash

Estratégias simples para parar de roer unha

Tenha o cuidado de deixar as unhas bem cortadas e lixadas

Quando você corta e lixa suas unhas, isso serve como um estímulo para evitar de ter as unhas roídas.

Pinte as unhas com esmalte especial

Esses esmaltes tem sabor amargo, fazendo com que a pessoa evite colocar as mãos na boca. Além disso, são incolores e podem ser comprados prontos em qualquer farmácia.

Se distraia com uma bolinha anti-estresse

Você pode brincar com uma bola anti-estresse, um elástico ou uma moeda. Isso é uma maneira de mudar o hábito aos poucos e ocupar a mente com outras atividades, ao invés de roer as unhas.

como parar de roer unha
Imagem: Unsplash

Estratégias avançadas para parar de roer unha

Separando o sintoma da causa

Se alguém quer saber como parar de roer unha definitivamente, o primeiro passo é entender a diferença entre sintomas e causas.

O sintoma é o comportamento em si. A causa pode ser ansiedade, tédio, dificuldade em lidar com frustrações ou qualquer outra.

É importante saber como lidar com essas causas. A Hipnose oferece ferramentas avançadas para isso!

Confie em sua mente inconsciente

Em Auto-Hipnose, pergunte-se: “Qual sentimento me faz roer unha?”.

E pense sobre isso. É possível que sua mente informe que o sentimento causador do comportamento de roer unha seja ansiedade, raiva, ócio…

Uma vez que você conhece o sentimento causador, ainda em Auto-Hipnose, pergunte-se: “Quando me sinto assim?

Espere sua mente trazer a resposta. Provavelmente você vai se lembrar dos momentos em que o sentimento se manifestou e você roeu as unhas para se sentir melhor.

Situações possíveis: uma briga com o companheiro. Muitas tarefas no trabalho. Situação em que estava sendo avaliado. Momentos de ócio, onde não havia nada para fazer.  

Após estar ciente do sentimento causador e das situações em que ele se manifesta, você pode pedir à sua mente que te ajude a encontrar um comportamento melhor para lidar com essas situações.  

Por exemplo, talvez o hábito de roer unha seja uma maneira de aliviar o estresse. Então, sua mente vai te ajudar a criar alternativas para isso.

Essas alternativas podem ser, por exemplo, frequentar a academia, organizar melhor seus pensamentos, praticar meditação, falar com um amigo ou até mesmo procurar um psicoterapeuta.

Para que essa técnica tenha sucesso, é importante que você saiba praticar Auto-Hipnose da maneira correta e confia na sua mente inconsciente.

Use a técnica da sala de controle para reduzir a ansiedade

como parar de roer unha

Essa técnica, apesar de avançada, é de fácil aplicação. Em Auto-Hipnose, imagine que você está na sala de controle do seu cérebro. Esse ambiente pode ter as cores e formas que você imaginar.

Logo a sua frente existe uma mesa com muitos botões.

Todos esses mecanismos são responsáveis por controlar o funcionamento do seu corpo, desde sua respiração até seus pensamentos, sentimentos e hábitos.

Observe que um desses mecanismos é o responsável pelo controle da sua ansiedade.

Verifique como está o nível dessa ansiedade. Se o medidor estiver em 0, representa a ausência da ansiedade. E se estiver em 10, representa um alerta vermelho, ansiedade no máximo.

Pergunte à mente inconsciente: “Qual o nível adequado de ansiedade que posso suportar bem, sem precisar roer a unha?”.

Talvez a resposta venha através de uma imagem, um som ou sentimento. Digamos que seja 4, 2 ou até mesmo 0.

Após saber a resposta, acione o botão ou alavanca correspondente e diminua o nível da ansiedade até o número indicado por sua mente inconsciente.

Repita o exercício até sentir que a vontade de roer as unhas diminuiu ou desapareceu.

Pratique Mindfulness para controlar seus impulsos

O fator que mais prejudica a pessoa que tem o hábito de roer as unhas é a falta de consciência. Quando percebem, já estão com os dedos machucados.

Nesse sentido, um dos grandes benefícios de praticar Mindfulness é aprender a tomar consciência desses comportamentos automáticos.

Por meio da técnica, a pessoa consegue ter mais controle sobre seus pensamentos, retornando a mente para um estado de tranquilidade, onde não há necessidade de descarregar a tensão roendo as unhas.

Aplique essa técnica para odiar roer unhas

É importante ressaltar que, algumas pessoas tem fobia de minhoca. Então, a técnica pode ser adaptada com outros elementos como, por exemplo, imaginar pimenta nos dedos ou outra coisa que provoque o sentimento de aversão.

Essa técnica, em particular, deve ser acompanhada das medidas para controlar a causa que faz você roer unhas. Apenas criar aversão ao hábito pode não funcionar ou, no pior dos casos, fazer a pessoa procurar outro comportamento negativo para aliviar a ansiedade.

Em 2014, para reduzir o consumo de Coca-Cola, utilizei uma adaptação dessa técnica e funcionou perfeitamente.

Em Auto-Hipnose, imagine que você é um jardineiro e está cuidando das plantas.

Como parar de roer unha
Imagem: Unsplash

Revire a terra com suas mãos e, ao levantá-las, veja saindo de dentro das suas unhas uma minhoca bem suja e detritos de toda natureza vindos do solo.

Ainda de olhos fechados, coloque os dedos na boca, sinta o gosto e a textura da terra, das minhocas e detritos indo em direção a sua garganta.

Quando estiver sentindo ânsia, tire as mãos da boca.

Sentiu nojo? Tente colocar seu dedo boca. Repita exercício até não conseguir mais roer unhas.

É importante ressaltar que, essa técnica em particular, deve ser acompanhada das medidas para controlar a causa que faz você roer unhas.

Apenas criar aversão ao hábito pode não funcionar ou, apenas fazer a pessoa procurar outro hábito negativo para aliviar a ansiedade.

 

Gostou da dicas de Auto-hipnose? Conheça o Curso Virtual de Auto-Hipnose e saiba como controlar a ansiedade, aumentar sua capacidade de concentração ou tratar vícios!