Roteiro de Hipnose Clínica Para Controlar a Ansiedade

Você quer controlar sua ansiedade e também ajudar outras pessoas a ter uma vida com menos ansiedade?

[rock-convert-pdf id=”281″]

Neste artigo, você encontra um roteiro simples, prático e completo para controlar a ansiedade com técnicas de hipnose clínica!

[toc]

Você pode utilizar esse script de duas maneiras:

  • Ajudar um amigo/cliente que sofre de ansiedade;
  • Reduzir a própria ansiedade por meio da Auto-Hipnose.

4 coisas que você precisa saber antes de começar

1. Hipnose não é controle da mente. Se você pretende utilizar esse roteiro com seus clientes e amigos que conhecem pouco da Hipnose, deixe claro que a Hipnose não se trata de controle da mente, mas de direcionamento da imaginação.

É importante que a pessoa saiba que o Hipnólogo é como um GPS, que dá a ela um direcionamento para que consiga chegar ao seu destino e não um “controlar de mentes” que vai obrigá-la a fazer isso ou aquilo.

Se a pessoa não se permitir ser hipnotizada e receber as sugestões, nada acontece, pois ela continua no controle o tempo todo. Vai aceitar apenas as sugestões que se sentir confortável em aceitar.

2. A pessoa que vai receber a sessão de Hipnose Clínica para controlar a ansiedade também deve estar em uma posição confortável e em um local tranquilo e livre de interrupções. Isso facilita a concentração!

3. O Script é baseado na indução de Dave Elman, adaptada para Auto-Hipnose. Isso significa que você pode utilizar esse script para ajudar alguém a controlar a ansiedade até mesmo se essa pessoa não estiver fisicamente presente.

4. Se você (ou a pessoa em quem você for aplicar o Script) tiver transtornos mais graves de ansiedade, esse Script pode ajudar a diminuir a ansiedade, porém recomendo que procure ajuda de um Hipnoterapeuta profissional.

Indução Hipnótica de Dave Elman, adaptada para Auto-Hipnose ou Hipnose à distância

Com seu cliente já em uma posição confortável, inicie o exercício com as seguintes palavras:

Feche os olhos, respire fundo e imagina um dia em que você acordou cedo, mas não precisava acordar cedo.

Um dia em que você queria apenas descansar, relaxar. E como naquele dia, você sabe que pode abrir os olhos a qualquer momento, mas prefere não abrir.

Prefere deixar os olhos pesados, desligados, relaxados. E como naquele dia, talvez você escute um barulho de um carro ou até mesmo de alguém conversando ao telefone.

No entanto, esse barulhos indistintos ao fundo vão apenas permitir que você se aprofunde ainda mais nessa experiência.

E para relaxar ainda mais, comece a se concentrar nos músculos da região dos olhos. Relaxe esses músculos completamente, desligue cada fibra muscular e vá desligando, vá relaxando, isso…

Concentre-se no relaxamento dos músculos da região dos olhos e relaxe-os a um ponto que eles simplesmente não vão funcionar mais.

E somente quando você tiver certeza que já desligou esses olhos, que eles não funcionam mais. Permita-se um único teste de tentar abrir e não conseguir.

O que fazer se a pessoa abrir os olhos?

Nesse caso, você pode continuar da seguinte maneira:

Talvez você ainda não tenha chegado nesse nível de relaxamento. Neste caso, permita-se aprofundar ainda mais e vá relaxando, descansando, mais e mais…

Talvez esse seja o momento em que você atinge o relaxamento ideal, o relaxamento em que os olhos simplesmente não funcionam mais.

Nesse caso, permita-se tentar abrir e não conseguir. Talvez esse momento ainda não tenha chegado. Nesse caso, simplesmente mantenha os olhos fechados e dobre esse relaxamento. Imagine esse relaxamento aumentando ainda mais.

Talvez você já tenha tentado abrir, talvez não, mas realmente não importa.

Simplesmente permita que o relaxamento dos músculos dos olhos se distribua por todo o seu corpo em direção aos pés. Em direção as mãos, numa onda quente de relaxamento e você desliga e relaxa mais e mais.

Inspire profundamente.Segure o ar. Solte e relaxe mais e mais… Em algum momento eu vou pedir para você abrir e fechar os olhos e cada vez que você abre e fecha os olhos, você relaxa duas vezes mais.

Feche os olhos. Mais uma vez abra os olhos. Fecha os olhos, você está indo muito bem. Em algum momento, você vai fazer isso mais uma vez e vai relaxar seu corpo ainda mais… Abra os olhos, feche os olhos. Muito bem.

Se você tiver seguido minhas instruções, seu corpo já está pesado como pano molhado.

Nesse momento, escolha uma das suas mãos, talvez a direita, talvez a esquerda. Após escolher uma dessas mãos, feche essa mão com o punho bem cerrado.

Pode fechar essa mão, muito bem, feche essa mão com bastante força, duas vezes mais forte. Pegue o resto de energia do seu corpo e aplique nesse punho.

Feche ainda mais, um pouco mais. Em algum momento vou bater a palma e você pode relaxar ainda mais, um pouco mais. Quando eu bater uma palma, simplesmente largue o punho e relaxe ainda mais… (Bate uma palma)

Muito bem. Você já relaxou seu corpo, mas é hora de você também relaxar a sua mente. Para relaxar sua mente, em algum momento, eu vou pedir para você começar uma contagem regressiva apenas na sua mente.

Essa contagem regressiva é a partir do número 100, mas quando você chegar perto do 98 ou até mesmo antes, permita que os números vão embora. E eles se vão. Pode começar mentalmente. 100… E eles vão sumindo. 99… Permita que eles vão sumindo. Prepare-se para que eles possam sumir agora.

Não precisa mais contar. Pode parar. Inspire profundamente. Segure o ar, mantenha segurando um pouco mais e quando solta, imagine que está soprando os números para bem longe. Mais uma vez, segure o ar e sopre todos eles para bem longe. E eles se vão.

Talvez eles tenham sumido, talvez não, mas eles não importam mais. O importante é você poder desfrutar desse relaxamento e dessa Hipnose.

Técnica da “Sala de Controle” para reduzir a ansiedade

Quando concluir a indução de Dave Elman adaptada para Auto-Hipnose, você pode seguir com as sugestões para diminuir a ansiedade.

Costumo usar a técnica da sala de controle, que funciona da seguinte maneira:

Agora imagine uma sala de controle em sua mente. Como seria essa sala de controle? Imagine os dispositivos que podem existir nessa sala.

Imagine agora que um desses dispositivos tem relação direta com a sua ansiedade. Imagine que esse dispositivo tem uma escala que vai de 0 (nenhuma ansiedade) até 10 (a maior crise de ansiedade que você já teve ou presenciou alguém tendo.

E quando você olha para esse dispositivo, você identifica o nível da ansiedade que você sente agora. E você descobre que você é capaz de reprogramar esse nível e essa reprogramação. Isso acontece pelo uso da sua respiração.

Em algum momento, mas não agora, eu vou pedir para você inspirar profundamente, segurar o ar e soltar. E a cada vez que você faz isso, você percebe que aquele dispositivo, que indica ansiedade, vai diminuir mais e mais.

Inspire profundamente, segure o ar e solte. E vai desligando, vai relaxando. Perceba que começa a diminuir. Mais uma vez, inspire, segure o ar, vai soltando. Mais uma vez, inspire, segure o ar, solte. E quando soltar, imagine uma luz azul que vai sendo irradiada por todo o seu corpo. E você vai relaxando mais e mais.

Esse relaxamento vai se tornando cada vez mais pleno, mais sereno. Talvez aquele desconforto já tenha diminuído bastante, mas você consegue relaxar ainda mais agora.

Inspire profundamente. Segure o ar. Aquele dispositivo vai diminuindo, diminuindo. Mais uma vez… Inspire, segure o ar. Solte, você está indo muito bem, e vai sentindo uma sensação cada vez melhor. Aquele desconforto fica cada vez mais longe. Mais longe…

E você olha mais uma vez para aquele dispositivo. Talvez tenha chegado a zero, talvez não, mas tendo ou não chegado a zero, você consegue relaxar duas vezes mais e sentir-se ainda melhor.

Inspire profundamente, segure o ar e vai relaxando. Vai soltando, mais e mais…

É hora de despertar a pessoa da Auto-Hipnose

Após concluir as sugestões, você vai preparar a pessoa para abrir os olhos e voltar ao estado de vigília.

Você sente que você está presente no aqui, no agora, com a mente limpa.

Farei uma contagem de 1 a 5 e somente no 5 você abre os olhos, se sentindo muito bem, muito energizado, com a mentalidade positiva, uma atitude positiva.

1. Aos poucos vai voltando pra esse momento, o aqui e agora.

2. Ainda mais energizado.

3. Se sentindo ainda melhor.

4. Ainda melhor.

5. Muito bem, pode abrir os olhos!

O que é a hipnose? Suas dúvidas respondidas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp