Hipnose na política: como a linguagem hipnótica causa influência

Tempo de leitura: 4 minutos

Rate this post

Alguns discursos ficam gravados na história da política mundial. E não é apenas por causa da difusão deles na mídia. Afinal, grandes discursos aconteceram em épocas que sequer existia televisão ou jornal. Você já se questionou o porquê disso acontecer? 

A resposta é simples, foram utilizadas linguagens, expressões e técnicas de discursos que tem grande influência

Da mesma forma, técnicas de hipnose pode ser aplicadas nesses discursos. Na verdade, em qualquer tipo de fala que o orador precisa de se expressar e impactar muitas pessoas. Logo, pode ser usada, inclusive, para persuadir os ouvintes. 

Mas aí você se pergunta: como isso é aplicado? Continue a leitura e descubra!

O uso da hipnose na política e o poder dos discursos

Todo mundo sabe quem foi Adolph Hitler, mas além de todas as atrocidades que ele cometeu, mais um detalhe foi importante em sua história: seus discursos. Hitler levou milhares de pessoas a acreditarem que eram uma raça superior e, dessa forma, mobilizou verdadeiras guerras a partir disso. E tudo surgiu por meio de seus discursos. 

Mesmo que de maneira inconsciente, ele utilizava técnicas de hipnose na política. Desse modo, conseguiu persuadir muitos que o seguiram naquela época. 

Do mesmo modo, Martin Luther King também fez famosos discursos e que influenciaram milhões. Com um foco totalmente oposto ao de Hitler, Luther King usou da linguagem hipnótica para unir pessoas. “Eu tenho um sonho”, quantas vezes ele usou essa frase antes de qualquer discurso? Só por ai já começava a chamar a atenção de seus ouvintes que ficavam mais propensos a parar e ouvi-lo. Afinal, todo mundo tem um sonho. 

Outro político famoso que pode ter usado a linguagem hipnótica em seus discursos foi Barack Obama. Antes de sua primeira eleição como presidente dos Estados Unidos, Obama focou na frase “sim, nós podemos”. A mensagem era simples e positiva, todos podem, para isso, basta querer. 

É nesse ponto que a hipnose trabalha: nas sugestões do que podemos fazer e que basta acreditar nisso para que tudo dê certo

Esses discursos tiverem o poder de influenciar pessoas a acreditar em crenças e opiniões disseminadas por seus oradores. E como a própria história mostrou, foram usadas tanto para o bem, quanto para o mal. Por isso, a hipnose na política pode ser uma ferramenta muito poderosa, mas também que precisa ser utilizada de maneira certa. 

Linguagem Hipnótica no dia a dia 

Mesmo que você não esteja na política, a linguagem hipnótica pode te ajudar na sua vida. Em algum momento de sua vida será necessário falar em público, seja para um discurso familiar, um trabalho na faculdade, um projeto no trabalho, e por aí vai.

Saber usar as palavras certas vão determinar se seu discurso será um sucesso ou um fracasso. Então, conhecer das palavras que são influentes é algo importante. Palavras como: fácil, livre, seguro e barato são palavras com forte poder de persuadir alguém. 

Reflita, quantas vezes essas palavras aparecem ao longo do seu dia, na publicidade, no jornal, durante uma tarefa da escola? 

Quantas vezes um professor disse que “a prova vai ser fácil para quem estudou”. Isso de imediato causa a necessidade de se dedicar mais aos estudos para se sair bem na avaliação. E tudo o que o professor fez foi usar a palavra certa durante o contexto certo

Quase 60% das compras são feitas por impulso, principalmente quando falamos sobre épocas de promoções. Palavras como liquidação e oferta influenciam facilmente a compra de produtos. 

A importância de conhecer a linguagem hipnótica

Ter consciência da linguagem hipnótica, principalmente na política, é uma maneira de não sei facilmente influenciado pelos discursos. Com a mente clara é possível tomar decisões mais conscientes. 

Um exercício simples que pode ser feito para não se deixar influenciar é assistir os discursos e anotar palavras de ordem. Assim como as metáforas e palavras que levem a uma ideia de que é simples resolver qualquer problema. 

Assim, você não será facilmente influenciado e ainda pode usar esse tipo de linguagem quando for necessário discursar para muitas pessoas. 

Entenda também as questões éticas da hipnose e como devem ser empregadas, clique aqui e leia o artigo.

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação / 5. Vote count:

Hipnose disfarçadaPowered by Rock Convert