Hipnose no cinema: uma análise de 4 usos da hipnose em filmes

Tempo de leitura: 3 minutos

Rate this post

Você já notou que, muitas vezes, é possível ver a hipnose no cinema? Ela já foi retratada e fez parte da trama de vários filmes. Desta forma, é possível assistir desde comédia e até casos de investigação que envolvem desaparecimento de pessoas. Assim, em cada um deles, há uma abordagem específica da técnica de hipnose.

O que acha de aproveitar o próximo final de semana para relaxar em casa e assistir a esses filmes em seu serviço de streaming favorito? Veja uma lista bem diversificada e aproveite! 

4 usos da hipnose em filmes

O Amor é Cego (2001) 

Primeiramente, saiba que o filme é antigo e já fez parte até da programação da TV aberta. Afinal, trata-se de uma comédia romântica, típica de Sessão da Tarde. Desta forma, ela pode ser uma boa opção para se divertir no final de semana e passar horas descontraídas.

Os protagonistas Jack Black (Hal) e Gwyneth Paltrow (Rosemary) contam com a hipnose para começar uma história de amor. Isso se faz necessários, pois Hal só se interessa por mulheres com corpo de modelo.

Porém, um dia ele acaba preso com o guru Tony Robbins, que o hipnotiza. Assim, desse dia em diante, Hal passa a ver as pessoas como ela são por dentro. É dessa forma que ele conhece e se apaixona por Rosemary, mulher que está longe dos padrões dos desfiles, mas é uma excelente pessoa. 

Contudo, quando ele não está mais hipnotizado consegue ver como Rosemary é fisicamente e nota que ela é muito diferente do que antes ele via. Consequentemente, as dúvidas invadem a mente de Hal.

O filme já esteve disponível na Netflix, mas foi retirado recentemente. Ainda está disponível no Google Play

Contato de 4º grau (2009) 

Neste filme, a hipnose no cinema é usada para desvendar um grande mistério. Afinal, pessoas de uma pequena cidade do Alasca estão desaparecendo e é preciso fazer algo. Por isso, um estudioso resolve pesquisar o caso, mas acaba sendo assassinado em frente à sua esposa. 

Querendo saber o que aconteceu com o marido, Abigail, a psicóloga que é esposa do estudioso, começa a ficar mais atenta aos seus pacientes. Assim, o fato de todos eles relatarem algo muito semelhante, faz com que ela passe a suspeitar de abdução alienígena

Desta forma, para tentar desvendar o mistério, a psicóloga submete os pacientes à hipnose. Durante a sessão, eles conseguem lembrar dos contatos feitos por seres misteriosos.

O filme está disponível para assistir no Look. O que acha? 

Em transe (2013)

Desta vez, a hipnose no cinema é usada por bandidos. Sem dinheiro, um funcionário de uma casa de leilões (James McAvoy) decide realizar um grande roubo. Para isso, reúne uma quadrilha para dar um grande golpe.

O problema é que no momento do roubo ele bate a cabeça e acorda com amnésia, atrapalhando os planos do grupo. Por isso, o líder dos mafiosos (Vincent Cassel) passa a desconfiar dele e acha que a sua falta de memória pode ser uma farsa. Ainda mais que ele era o único que sabia o paradeiro do quadro valioso. 

Para saber se o funcionário está falando a verdade ou fazendo jogo duplo, eles contratam o hipnoterapeuta (Rosario Dawson). A função dela é descobrir a verdade sobre o golpe.

É possível assisti-lo no Google Play.  

Hipnose (2002) 

Nesta obra, a hipnose no cinema aparece de uma forma bem lúdica. O filme de suspense relata a história de uma investigadora de polícia (Shirley Henderson), que procura um hipnólogo. A intenção dela é conseguir parar de fumar. 

Porém, durante uma sessão, a investigadora tem uma visão telepática. Ela visualiza uma jovem, que está na superfície de um rio e conseguiu escapar das mãos de um assassino. Contudo, ficou muda após o ocorrido. 

Para tentar desvendar o crime, o hipnólogo Dr. Michael (Goran Visnjic) é contratado pela polícia. A ideia é que ele consiga ajudar a investigadora a ter mais visões. Disponível apenas em DVD. 

Gostou das dicas? Qual dos filmes você vai assistir primeiro? Aproveite e conheça também o nosso curso sobre auto-hipnose

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação / 5. Vote count: