Como ler até 50 livros por ano: 5 dicas para alcançar essa meta

Tempo de leitura: 5 minutos

4
(1)

Você acha que ler até 50 livros por ano é muito? Todo fim e começo de ano as famosas listas de promessas surgem. Algo presente em muitas delas é melhorar os hábitos de leitura. Por outro lado, ler mais pode ser um desafio, principalmente para aqueles que têm uma rotina puxada. 

Desse modo, hoje você vai se surpreender em como pode ser mais fácil do que se imagina. Existem alguns “truques”e dicas que aumentam o seu poder de leitura, mesmo que com pouco tempo disponível. E é exatamente sobre isso que vamos abordar neste artigo. 

Separamos 5 dicas para ajudar na sua meta de ler até 50 livros por ano. Continue lendo e confira todas elas!

5 dicas para ler até 50 livros por ano

Mudar os hábitos

Mudar os hábitos e aumentar a quantidade de leitura não é algo fácil, afinal, o desânimo pode ser maior. Entretanto, você precisa definir por onde e como começar. Não estamos falando sobre listas de livros ou outras coisas que você já costuma fazer. Estamos falando de realmente querer mudar e colocar isso em prática

O primeiro passo é parar de procrastinar e começar. Todos os dias adiamos algo para amanhã e o dia de começar nunca chega. Para quem deseja ler até 50 livros em um ano esse dia deve começar hoje mesmo. Existem diversas maneiras para aprender a parar de procrastinar, comece aplicando essas técnicas antes mesmo de começar sua leitura. 

Dividir para conquistar

Ao se deparar com um livro grosso e de muitas páginas o que você pensa? Se o seu pensamento é de que terá muito trabalho para ler ele todo vamos começar mudando isso. Não olhe o livro como o número total de páginas que ele possui, isso só vai fazer com que você se desanime. 

Coloque uma meta diária de páginas que você quer ler por dia. Comece mesmo que com poucas páginas, 10, 20 páginas por dia. Ao conseguir fazer isso, você se sentirá mais feliz por ter batido a sua meta pessoal e também vai estar estimulado a bater outras metas. 

Não faça listas de livros 

Sabe as listas de fim de ano com a meta de livros a serem lidos? Rasgue-a! O cérebro gosta da sensação de dever cumprido. Ao fazer uma lista de livros e não conseguir cumprir com ela você se sentirá desanimado para continuar. 

Da mesma forma que um ano é um longo período o seu desejo de leitura pode mudar a todo instante. Um livro que você colocou na sua lista de janeiro, pode não ser mais do seu interesse em abril. Portanto, se você quer ler até 50 livros por ano, esqueça as listas de livros para serem lidos

Assim, o importante é sempre se sentir recompensado. Então no lugar de listas que te frustra por não serem cumpridas, continue com as metas diárias e mais fáceis. 

Comece o dia sendo produtivo

Qual seu horário de leitura? Se for a noite existem grandes chances de você desistir dela e ir dormir. Afinal, já está deitado na cama, fica mais fácil abandonar o seu livro. Uma dica para aqueles que não conseguem ler um pouco antes de dormir é fazer o contrário. Comece a ler assim que acordar. Dessa maneira, as chances de atingir sua meta de leitura diária aumenta e você ainda se sente mais produtivo ao longo do dia. 

Afinal, se antes mesmo de tomar o seu café da manhã você já cumpriu uma pequena meta, no restante do dia estará com mais energia para outras metas. Mais uma vez estamos falando sobre a sensação de recompensa que o cérebro recebe. 

Abandone livros ruins

O hábito da coerência, algo que todos nós cultivamos, pode nos atrapalhar muito. Esse hábito consiste em querer insistir demais em coisas que já gastamos muita energia, mesmo sem vontade. 

Em relação aos livros está no quesito de querer terminar um livro, mesmo que seja ruim, só porque começou. Mas se você quer ler até 50 livros por ano, isso deve ser esquecido. Abandone os livros ruins sem dó. Invista no que você realmente gosta de ler, assim fica mais fácil atingir suas metas. 

Abandonar um livro na metade não é nenhum problema. Até porque nesse processo você descobre melhor quais são os seus gostos de leitura. Logo, não hesite em largar livros que você não curtiu, mesmo que já tenha chegado na metade deles. 

Mantenha um livro físico ou virtual sempre perto

No dia a dia perdemos muito tempo nas filas, esperas, dentro do ônibus, etc. Esses momentos são ótimos para uma leitura rápida. Por isso, mantenha sempre um livro perto de você. E não tem desculpas para não fazer isso. Se o livro físico é pesado para carregar, leve um digital que pode ser lido até mesmo pelo celular. 

Assim, qualquer tempinho livre você pode ler e aproveitar melhor o seu tempo

Definitivamente, ler até 50 livros por ano não é uma tarefa tão complicada. Existem pessoas que lêem até mais de 200 livros no ano. Tudo o que precisa é de ter hábitos que auxiliam nisso. Aproveite e veja neste artigo como criar novos hábitos pode te ajudar a atingir suas metas!

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação 4 / 5. Vote count: 1