Seja para controlar as emoções ou até diminuir o estresse do dia a dia, não há dúvidas de que a auto-hipnose funciona. A técnica, que pode ser feita por pessoas de diferentes idades, ajuda na concentração, a diminuir a ansiedade e a equilibrar a mente, por exemplo.
Embora atualmente ela seja muito discutida e recomendada, ainda há muitas pessoas que têm dúvidas se a auto-hipnose funciona e como ela pode ser usada.
Veja as perguntas mais frequentes e tire todas as suas incertezas sobre o assunto neste post!
6 perguntas e respostas sobre auto-hipnose
É possível hipnotizar a si mesmo?
Durante uma sessão de hipnose, é possível entrar em um estado de muito relaxamento e concentração. Dessa forma, a pessoa consegue lidar com as próprias emoções e desenvolver o autocontrole.
Isso pode ser realizado na presença de um hipnoterapeuta ou por meio da auto-hipnose, quando a pessoa consegue hipnotizar a si mesma. Por isso, é sim possível hipnotizar a si mesmo.
A auto-hipnose funciona?
Sim a auto-hipnose funciona. Porém, para hipnotizar a si mesmo é preciso ter muita concentração. Além disso, é necessário ter domínio da técnica de auto-hipnose. Para isso, é possível fazer cursos e, evidentemente, treinar.
Como a pessoa fica quando consegue se hipnotizar?
Há muitos mitos na hora de explicar a auto-hipnose e um deles é dizerem que a pessoa pode não despertar do transe. Isso não acontece! O procedimento é seguro e eficiente.
Quando realiza a auto-hipnose, a pessoa consegue se concentrar de uma maneira mais profunda e guiar a própria mente. Durante todo esse processo, ela ficará relaxada e tranquila, mas sempre estará consciente, ou seja, só fará o que quiser e poderá parar a qualquer momento.
Quem pode se auto-hipnotizar?
A auto-hipnose requer concentração e, por isso, pode ser realizada por jovens e adultos que tenham interesse em entender a mente e conquistar mais qualidade de vida. Para se auto-hipnotizar é preciso fazer um curso para aprender a técnica correta.
Como a auto-hipnose funciona no cérebro?
Por meio da hipnoterapia é possível alcançar uma comunicação da mente consciente com a mente inconsciente. Quando isso acontece, é viável alterar a maneira como o cérebro processa determinadas informações ou experiências. Para isso, é necessário trabalhar pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Assim, quando a pessoa entra em transe hipnótico toda a barreira de defesa que a mente consciente guarda fica “desarmada”. Consequentemente, é possível trabalhar com a mente inconsciente, de forma que a pessoa muitas vezes consiga ressignificar as memórias.
Como fazer para se auto-hipnotizar?
Realizar a auto-hipnose não é algo muito difícil, mas vai exigir que a pessoa esteja focada e em um ambiente tranquilo para realizar o procedimento. Além disso, o indivíduo precisa estar preparado e aberto para para entrar em transe hipnótico.
O procedimento dura alguns minutos e é preciso ter esse tempo, sem interrupções, para que consiga aplicar a técnica corretamente. Afinal, a auto-hipnose funciona, mas requer silêncio e concentração para ser realizada.
Na sequência, vêm as técnicas de relaxamento e respiração, que ajudam na concentração. Elas também colaboram para que o corpo consiga ficar livre de qualquer intervenção externa e, consequentemente, para que a pessoa que está realizando a auto-hipnose possa se conectar consigo mesma.
É a partir desse ponto que é possível enviar sugestões para a própria mente e guiá-la para conseguir as mudanças de comportamento almejadas. Assim, podemos dizer que as etapas a serem seguidas são:
- preparação;
- relaxamento;
- finalização.
Se você quiser começar a aplicar essa técnica em sua vida, precisa estudá-la e aprender todos os passos. Com calma, concentração e disciplina, poderá adquirir mais qualidade de vida com a auto-hipnose.
Para isso, temos um curso detalhado, que você pode fazer online. Conheça agora mesmo o curso virtual de Auto-Hipnose do professor Alberto Dell’isola!