Como Criar Metas Inteligentes Usando O Sistema SMART

Tempo de leitura: 8 minutos

5 (100%) 2 votes

Segundo o filósofo Arthur Schopenhauer, o “viver é querer”. Isso significa que, enquanto estivermos vivos, teremos a intenção de realizar desejos.

E para realizar esses desejos, o primeiro passo é saber como criar metas inteligentes e definir os meios para alcançá-las.

O coaching oferece uma ferramenta muito eficaz para isso, conhecida como SMART. Essa ferramenta pode ajudá-lo a estabelecer melhor seus objetivos.

Mas, antes de falar sobre ela, é importante diferenciar OBJETIVOS de METAS!

como criar metas

Qual a diferença entre OBJETIVOS e METAS?

Em termos simples, o objetivo representa o destino final. O sonho que você deseja alcançar.  Alguns exemplos de objetivos são cursar uma faculdade de psicologia, emagrecer, abrir seu próprio negócio ou comprar uma casa.

as metas são tarefas específicas que devem ser realizadas dentro de um prazo para que o objetivo seja alcançadoPor exemplo, se o seu objetivo é emagrecer 30kg em um ano, sua meta pode ser emagrecer, em média, 2,5kg por mês.

E dentro dessa meta de emagrecer 2,5kg por mês, existem as estratégias a serem utilizadas. Por exemplo, ir a academia 3 vezes por semana, mudar os hábitos alimentares e etc.

Enquanto o objetivo representa a linha de chegada, as metas são cada passo que você precisar dar até lá.

E qual a importância de criar metas? Não poderíamos simplesmente “ir fazendo” até dar certo?

A importância de criar metas

Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”, dizia Sêneca, um dos mais célebres intelectuais do Império Romano.

A ausência de objetivos a curto, médio e longo prazo pode deixar a vida um tanto nevoada, sem clareza de para onde se está indo. É por meio da realização de metas que nos sentimos realizados e evoluímos em nossa carreira, saúde e relacionamentos.

Por isso, ter objetivos claros e saber como criar metas para alcança-los é o primeiro passo para assumir o controle da sua vida.

Ao invés de apenas “deixar a vida te levar”, você deve conduzir sua vida pelo caminho que deseja trilhar.

O sistema SMART oferece essa possibilidade de maneira simples, intuitiva e prática.

Vamos começar!

como criar metas

Criando metas com o Sistema SMART

O acrônimo SMART é uma ferramenta do coaching que considera a elaboração de metas em 5 critérios:

  • Específica;
  • Mensurável;
  • Alcançável;
  • Relevante;
  • Temporal.  

S: Specific (Especifico)

Descreva o que você quer de maneira especifica e em termos positivos.

Por exemplo, se quer emagrecer, quantos quilos pretende perder?

M: Measurable (Mensurável)

É necessário que sua meta possa ser medida. Criar metas mensuráveis é essencial para que você saiba quando as tiver alcançado.

Pergunte-se: “Baseado em que valor ou informação eu saberei que minha meta foi ou está sendo alcançada?

E, quando estiver em dúvida se está no caminho certo, pergunte-se: “O que estou fazendo hoje, está me afastando ou aproximando da realização desta meta?

A: Attainable (Alcançável)

Crie metas realistas, possíveis, alcançáveis. Se sua meta for muito difícil, isso poderá desmotivÁ-lo. E se for muito fácil, também.

Por isso, é essencial verificar se você tem os recursos materiais e emocionais necessários para realizar essas metas no prazo estabelecido.

R: Relevant (Relevante)

No artigo sobre Como Criar Novos Hábitos, falamos da importância da motivação e confiança no processo de mudança.

Se o objetivo de mudar um hábito indesejado não for significativo para a pessoa, dificilmente conseguirá realizá-lo.

Por isso, é essencial que a meta seja importante para você. E que esteja verdadeiramente comprometido com ela.  

Pergunte-se “O quanto esta meta é importante para mim? Trabalhar por isso faz sentido e agrega valor na minha vida pessoal/profissional? De 0 a 10, o quanto eu quero fazer isso?”.

T: Time-bound (Temporal)

É importantíssimo ter um prazo para o cumprimento da meta. Se você não gerenciar seu tempo, certamente o objetivo será prejudicado.

Pergunte-se: “Em quanto tempo esta meta deverá ser alcançada?

No exemplo do emagrecimento, já sabemos que o prazo para emagrecer 30 kg é um ano. E, em cada mês, o prazo para emagrecer uma média de 2,5 kg é um mês.

Você pode ainda definir metas e prazos ainda menores, para serem realizados em cada semana do mês ou em cada dia da semana.

como criar metas

Como manter o foco para cumprir metas?

É essencial se concentrar em um passo de cada vez para manter o foco e evitar o desânimo.

Quando você pensa apenas no destino, pode perder a motivação na jornada. Por isso, é essencial fazer uma coisa de cada vez.

Se você pensar muito no futuro e não controlar a ansiedade, talvez não consiga focar 100% no que precisa ser feito agora.

No livro “A única coisa: o foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida”, os autores Gary Keller e Jay Papasan falam da importância de estabelecer prioridades e focar no aqui e agora. Eles dizem:

Precisamos pensar de forma mais simples, evitando que prejudiquemos a nós mesmos, definindo a prioridade certa para chegarmos mais perto de realizar nosso propósito.

A Definição de Objetivos para o Agora vai levar você lá. Tendo isso em mente, você define um objetivo futuro e, metodicamente, simplifica suas ações para focar no que deveria estar fazendo no presente para chegar lá.

É como alinhar dominós e descobrir qual primeiro dominó precisa ser empurrado para os outros caírem.

No livro, os autores escrevem uma série de perguntas que você pode fazer a si mesmo para definir melhor suas ações a partir do momento presente:

  • Com base em meu objetivo para algum dia, qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer nos próximos cinco anos para manter-me a caminho de alcançá-lo?
  • Agora, com base em meu objetivo de cinco anos, qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer este ano para manter-me a caminho de alcançar meu objetivo de cinco anos, de forma que me mantenha a caminho de alcançar o objetivo para algum dia?
  • Agora, com base no meu objetivo para este ano, qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer este mês para manter-me a caminho para alcançar meu objetivo deste ano, de forma que me mantenha a caminho de alcançar meu objetivo de cinco anos, de forma que me mantenha a caminho de alcançar meu objetivo para algum dia?
  • Agora, com base no meu objetivo para este mês, qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer esta semana para manter-me a caminho de alcançar meu objetivo deste mês, de forma que me mantenha a caminho de alcançar meu objetivo deste ano, de forma que me mantenha a caminho de alcançar meu objetivo de cinco anos, de forma que me mantenha a caminho de alcançar meu objetivo para algum dia?
  • Agora, com base em meu objetivo para esta semana, qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer hoje para manter-me a caminho de alcançar meu objetivo desta semana, de forma que me mantenha a caminho de alcançar meu objetivo deste mês, de forma que me mantenha a caminho de alcançar meu objetivo deste ano, de forma que me mantenha a caminho de alcançar meu objetivo de cinco anos, de forma que me mantenha a caminho de alcançar meu objetivo para algum dia?
  • Agora, com base em meu objetivo para hoje, qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer AGORA para manter-me a caminho de alcançar meu objetivo de hoje, de forma que me mantenha a caminho de alcançar meu objetivo desta semana, de forma que me mantenha a caminho de alcançar meu objetivo deste mês, de forma que me mantenha a caminho de alcançar meu objetivo deste ano, de forma que me mantenha a caminho de alcançar meu objetivo de cinco anos, de forma que me mantenha a caminho de alcançar meu objetivo para algum dia?


Observando esses passos, você pode se concentrar melhor no que precisa ser feito agora para chegar ao seu objetivo.

Então, valorize cada pequena meta alcançada. Uma etapa de cada vez, vivendo o momento presente. Se você achou útil este artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais!

 

Fonte: