Hipnose É Real? Veja 9 Fatos Que Você Não Sabia Sobre a Hipnose!

Tempo de leitura: 6 minutos

5 (100%) 2 votes

Todos já vimos hipnotizadores retratados em filmes, enquanto eles balançam relógios de bolso de ouro e sussurram: “Você está ficando com sono. Muito sonolento“. Será que a hipnose é real?

Você sabia que a hipnose é usada na terapia? Quando é utilizado por hipnoterapeutas treinados, os pacientes podem usar a hipnose para se recuperar de traumas, passar por vícios… Em geral, melhorar suas vidas.

Confira 9 fatos para você mudar sua opinião sobre a hipnose!

9 fatos pelos quais a hipnose é real!

hipnose é real
Imagem: Unsplash

1. Sua consciência será alterada

A hipnose pode fazer parecer que alguém está fora de si ou adormecido, quando, na realidade, sua consciência é simplesmente alterada da mesma forma como seria se estivesse sonhando acordado.

A hipnose é um processo dissociativo; um estado alterado de consciência“, diz a hipnoterapeuta Darlene Corbett à Bustle. O que acontece no cérebro ocorre como acontece durante um devaneio“.

Uma vez que uma pessoa entra neste estado relaxado e sonhador, o hipnoterapeuta pode começar a abordar suas preocupações implícitas. A hipnose é a atenção concentrada“, diz Corbett. Devido à sua capacidade de se concentrar, pode-se explorar tantas áreas de capacitação que eles não percebem que têm.

2. Você pode hipnotizar a si mesmo

Mesmo que pareça que o hipnoterapeuta está fazendo todo o trabalho, na verdade é o indivíduo que está se permitindo relaxar, afinal, a hipnose é real.

Na realidade, “toda hipnose é auto-hipnose“, diz Anthony Gitch, hipnoterapeuta..

Não é algo que é feito para você. É uma dança equilibrada com o terapeuta seguindo para onde a mente subconsciente conduz, e então levando a mente subconsciente em direção a insights internos e profundos.

3. Você pode se sentir realmente pesado ou realmente leve

Não existe uma maneira certa de se sentir durante a hipnose.

Ou você pode se sentir muito pesado, ou pode se sentir realmente leve“, diz Gitch. Realmente não importa, porque é a sua experiência e você vai experimentar exatamente o que você precisa experimentar.

4. Você não está sendo “controlado pela mente”

Uma coisa que pode ser um alívio para as pessoas que querem tentar a hipnose é que pode ser uma experiência estranha, mas definitivamente não é controle mental.

Como diz Gitch: “Um hipnotizador não pode fazer alguém fazer algo contra a vontade deles“. Você ainda é você e, portanto, no controle completo de suas faculdades.

5. Você pode experimentar mudanças em apenas uma sessão

Apesar da crença popular, você não pode ficar preso à hipnose ou permanecer um hipnotizado depois de sair da sessão.

Você pode, no entanto, experimentar alterações visíveis quando sair. Como Raether diz, “85% das pessoas que que consultam comigo e desejam parar de fumar, param após uma sessão“. Mas esse nível de sucesso só funciona para pessoas que permitem que ele funcione.

Se as pessoas estão apenas lá e precisam segurar suas defesas para lidar e funcionar, então não é sábio” tentar a hipnoterapia, diz Raether. Se as pessoas são emocionalmente frágeis, teria cuidado com o que poderia trazer, que pode ser mais do que eles podem lidar.

Em vez disso, Raether diz que ajudaria um cliente a aumentar sua confiança e resiliência antes de tentar a hipnose. Dessa forma, eles serão mais capazes de lidar com o que for descoberto.

6. Você pode reviver uma experiência traumática

Dependendo do motivo pelo qual você está consultando com um hipnoterapeuta, você pode querer se preparar para rever memórias e emoções desagradáveis.

Como Gitch diz: “Alguns hipnoterapeutas são treinados para ab-reação ilícitas, que são a expressão e consequente liberação de uma emoção previamente reprimida, alcançada através da revivência da experiência que a causou.

Vamos dizer, durante a hipnose, você quer perdoar alguém que te machucou no passado.

Durante o trabalho de perdão, os clientes são instruídos a ser o ofensor.”, diz Gitch.

Isso pode ser enervante quando os clientes enfrentam e mudam quando se tornam a pessoa que os machucou. Pode ser perturbador no começo, mas é tudo parte do processo.

7. Você pode se sentir desencadeado

Muitos dos nossos maus hábitos, fobias ou preconceitos negativos são desencadeados por nossos pensamentos automáticos e inconscientes“, diz a hipnoterapeuta Grace Smith à Bustle.

Um fumante experimenta desejos automáticos, que desencadeiam a mente consciente para alcançar um cigarro.

Tudo isso pode surgir na terapia. Mas é uma coisa boa.

Como Smith diz: “Através da hipnose, o fumante pode reformular esses impulsos inconscientes. Primeiro, examinariam porque esses pensamentos automáticos estavam lá para começar. E, então, o fumante poderia começar a deletar, atualizar ou substituí-los com mais.

Em outras palavras, os pensamentos positivos são empurrados para a frente do inconsciente e abafam o velho modo de pensar. É por isso que a hipnose funciona. Isso ajuda você a chegar à raiz do seu hábito ou fixação.

8. Você pode se reprogramar

Como o hipnoterapeuta clínico Traci Blank diz existem três partes da mente:

  • consciente;
  • subconsciente;
  • superconsciente.

E entre o subconsciente e o superconsciente está o faculdade crítica.

Durante a hipnose, abrimos o fator crítico para acessar o subconsciente“, diz Blank.

Então, a hipnoterapia é apenas o processo pelo qual acessamos a mente subconsciente para descobrir as crenças que existem lá e alterar a programação para melhor corresponder aos seus objetivos. Eu sempre digo aos meus clientes que é saber como a mente funciona usando esse conhecimento para fazer a trabalho mental para você“.

9. Você precisa querer trabalhar

Mais uma vez, ninguém pode ser hipnotizado contra a sua vontade.

Essas sugestões e momentos de reprogramação só funcionam se alguém quiser. Blank diz:

Todo mundo tem a capacidade de entrar em hipnose, mas três coisas têm que estar no lugar para que isso aconteça:

  1. desejo, você tem que querer entrar em hipnose;
  2. crença, você tem que acreditar que pode entrar em hipnose;
  3. e segurança, você tem se sentir seguro no ambiente em que você está e com a pessoa que o lidera.

Quando todas essas coisas estão no lugar, a hipnose pode acontecer.

Se hipnoterapia é algo que você quer tentar, pode valer a pena o seu tempo. Enquanto ninguém deve esperar ser “curado” em uma sessão, entrar com uma mente aberta certamente pode ajudar.

 

Hipnose é real? Com certeza! Agora, ainda tem dúvidas sobre como funciona a hipnose clínica? Clique aqui e descubra!

 

Fonte: