Como a hipnose ajuda a passar pelo luto e superar a morte de alguém

Tempo de leitura: 3 minutos

Rate this post

Sabemos a morte é algo inevitável. Ainda assim, esse assunto costuma ser evitado, afinal, geralmente ela está relacionada à tristeza de partir para aquilo que nos é desconhecido. Entretanto, quando falamos do ciclo da vida, em algum momento todos vamos passar pelo processo de luto.

Nesse sentido, cada pessoa pode lidar com o luto de uma maneira. Algumas precisam de mais tempo que outras para aceitar a perda. Neste caso, a hipnose pode auxiliar o indivíduo a passar por este momento e superar a morte de alguém, como veremos neste artigo. 

Continue lendo e entenda as fases do luto e o papel da hipnose neste processo. Siga em frente!

As 5 fases do luto

A psiquiatra Elizabeth Kubler-Ross, dedicou parte de sua vida para estudar o processo de luto e definiu 5 estágios principais. São eles: a negação, a raiva, a negociação, a depressão e a aceitação. Vamos entender um pouco melhor cada uma delas abaixo. 

1º fase: a negação

A princípio quem passa pelo luto, demora a entender os seus sentimentos. Exatamente por ser a fase mais cheia deles, dor, tristeza, solidão, arrependimentos. Todos juntos. 

É normal que a pessoa enlutada não queira aceitar a situação, e por isso queira se isolar. 

2º fase: raiva

A raiva acontece quase simultaneamente com a negação. É neste momento que começam os questionamentos, de não entender porque isso está acontecendo. Pessoas na fase da raiva podem descontá-la em qualquer outro, mesmo sem motivo aparente. 

3º fase: negociação / barganha

Do mesmo modo que não aceita o que está acontecendo, na terceira fase começa-se a negociar. O indivíduo passar a pensar que se o seu comportamento fosse diferente, não teria ocorrido a perda. 

4º fase: depressão

Volta-se ao isolamento, mas mais do que isso, o estado depressivo, sem querer expor seus sentimentos. A pessoa na quarta fase está desanimada, percebe que não tem mais o que fazer, que é algo irreversível. 

5º fase: aceitação

Logo, depois de passar por todas as fases anteriores, alguns de maneira mais intensa que outros, é chegada a aceitação. Já não há o que fazer, então é preciso aceitar que essa é lei da vida e que todos um dia vão ter que lidar com a morte. 

Segundo a autora, cada uma das fases do luto possui sentimentos fortes e que devem ser respeitados. Quando se está na fase de luto, é comum escutar conselhos sobre a necessidade de superação. A verdade é que cada um tem o seu tempo até chegar na aceitação, última fase do luto. Por isso, a ajuda de um profissional pode auxiliar a superar esta dor. 

O papel da hipnose na superação da morte

A hipnose é um tratamento reconhecido pela ciência, sendo empregado em diversos âmbitos da medicina. Da mesma forma, ela pode auxiliar a lidar com o luto, em especial, nas fases iniciais, quando a mente não quer aceitar o que está acontecendo

O papel da hipnose, seja a auto-hipnose ou por meio de um hipnoterapeuta, é ajudar a transformar os sentimentos de dor em boas lembranças

As abordagens são diversas, pois dependem do estágio que a pessoa se encontra no momento que procuram por ajuda. Nesse contexto, utilizar de conceitos da psicologia positiva pode auxiliar no processo, pois a mente passa a gravar coisas boas e deixar os pensamentos negativos de lado.

Da mesma forma, algumas pessoas terão uma necessidade maior de trabalhar mais os aspectos depressivos do que outras. Apesar da depressão ser só uma das últimas fases do luto, essa é uma situação bem delicada, uma vez que a depressão pela perda pode levar a pensamentos ruins e até mesmo suicidas.

Em síntese, o processo ajuda o paciente ao longo de toda a vida. Afinal, o tempo todo existem gatilhos que podem trazer os sentimentos de luto de volta. Um aniversário, um perfume, um lugar, qualquer coisa que lembre a pessoa que partiu, pode trazer de volta as emoções. E com a hipnose até esses aspectos são trabalhados nas sessões. 

Conheça o poder da auto-hipnose em um curso desenvolvido para capacitar pessoas comuns a ter uma ferramenta de transformação de vidas! Confira aqui!

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação / 5. Vote count: