Auto-hipnose para melhorar performance nos esportes

Tempo de leitura: 4 minutos

Rate this post

Atualmente os atletas já buscam pela medicina alternativa para melhorar a sua performance nos esportes que praticam. 

São inúmeros os métodos e técnicas que eles recorrem em busca de mostrar o seu melhor. Desde o uso de chás naturais até mesmo a auto-hipnose. Justamente sobre uma dessas técnicas que vamos falar neste artigo. 

Caso você nunca tenha ouvido falar na auto-hipnose aliada aos esportes e como os atletas se beneficiam dela, continue lendo que vamos mostrar todas as vantagens. Confira!

O que é a auto-hipnose?

Antes de mais nada, vamos brevemente explicar o que é a auto-hipnose e como ela pode ser aplicada. A hipnose pode ser aplicada de várias maneiras e em várias ocasiões. 

Quando aplicada por um profissional, durante as sessões de terapia, é chamada de hipnoterapia ou hetero-hipnose. 

Já quando é feita sem a intermediação de terceiros, é conhecida como auto-hipnose. Ou seja, o próprio indivíduo faz estímulos que o levam ao estado hipnótico

A auto-hipnose é utilizada para alterar a percepção da realidade. Desse modo é possível  melhorar a performance, tanto no esporte, como em outras áreas da vida, inclusive carreira ou relacionamentos. 

Benefícios percebidos por meio da auto-hipnose

Os benefícios da auto-hipnose para uso desportivo são para todos os atletas, seja o amador ou um profissional. Podemos destacar alguns dos principais benefícios dessa técnica no esporte como:

  • Diminuição da ansiedade, que pode ser gerada principalmente por causa da pressão psicológica que os atletas sofrem; 
  • Melhora da concentração, evitando dispersões da mente durante as atividades desportivas;
  • Ajuda nos reflexos, principalmente em esportes como lutas. A auto-hipnose atua na atenção que o atleta dá aos golpes. 
  • Aumento da autoestima, fazendo com que o atleta tenha mais confiança nele mesmo e assim melhore o desempenho;
  • Diminuição do cansaço mental;
  • Ajuda no relaxamento pré e pós competições.

Modalidades esportivas abrangentes

Praticamente qualquer atividade esportiva pode utilizar a auto-hipnose para melhorar a performance dos seus atletas. 

Existem casos de sucesso da hipnose para profissionais de beisebol, jiu-jitsu, natação, UFC, equitação, basquete, ginástica e até mesmo no golfe. Esse é o caso do famoso golfista Tiger Woods e da lutadora Priscila Pedrita, que declararam utilizar treinamentos mentais para melhorar performances. 

Como a hipnose atua em atletas

O foco da auto-hipnose é alterar o que nós conhecemos como percepção da realidade. Dessa maneira é possível chegar em lugares da mente onde em estado de total consciência não conseguimos.

De atletas profissionais a pessoas que têm o esporte apenas como hobby, muitos já notaram que o estado hipnótico melhora o desempenho. Inclusive, muitos dos medos que algum tipo de esporte pode gerar podem ser suprimidos com o trabalho de hipnose.

Como exemplos podemos citar o medo de altura, para quem pratica escalada, ou o medo de água, para quem pratica natação. São obstáculos que impedem uma performance melhor, mas que podem ser superados com a alteração da realidade proposta na hipnose. 

Qualquer atleta pode melhorar a performance?

Assim como pode ser aplicada em qualquer modalidade, todos os atletas podem ter benefícios com a auto-hipnose. 

No entanto, existem pessoas que são mais suscetíveis do que outras a entrar no estado hipnótico. Isso não é algo ruim, pelo contrário. São pessoas que estão mais abertas e com vontade de atingir outras camadas da mente. 

Para entrar no estado perfeito da auto-hipnose é necessário que se estude sobre o assunto e entenda como a técnica funciona. Quando mais conhecimento sobre o assunto, mais fácil fica de chegar ao nível de relaxamento necessário para conseguir os resultados. 

Do mesmo modo, é possível fazer cursos voltados para auto-hipnose, que são práticos e com linguagem simples. Isso vai servir exatamente para ajudar até o mais leigo a conseguir aplicar sozinho essa técnica. 

Dessa forma, mesmo os iniciantes no esporte conseguem melhorar sua performance com técnicas hipnóticas. Durante o curso é possível aprender o básico de relaxamento, programação neurolinguística (PNL), e as principais técnicas para conseguir chegar ao estado hipnótico. 

Sob o mesmo ponto de vista, a hipnose funciona até em quem não pratica esportes, mas deseja ter mais qualidade de vida

Quem não consegue frequentar cursos presenciais pode contar com várias opções de cursos online de auto-hipnose. Eles contam com material completo e suporte para os alunos. O valor do curso é acessível, o que facilita a vida de quem não pode fazer grandes investimentos. 

Outra vantagem é estudar de qualquer lugar e no momento que tem disponível. Isso facilita a aplicação de exercícios e o aprendizado de técnicas sempre que tiver um tempo livre. 

Confira aqui como funciona esse tipo de curso, veja como o método é fácil e como pode melhorar seu desempenho.

Curso virtual de auto-hipnosePowered by Rock Convert