Como parar de gaguejar com ajuda da hipnose

Tempo de leitura: 5 minutos

5
(1)

Estima-se que mais de 55 milhões de pessoas sofram com a gagueira em todo o mundo e só quem possui o distúrbio sabe o quanto isso afeta a rotina diária e a comunicação. A demora para conseguir completar uma frase pode ser um empecilho não apenas na vida pessoal, mas também na profissional. É por isso que muitos procuram tratamentos para parar de gaguejar.

A boa notícia é que existem terapias e até a hipnose para parar de gaguejar. A escolha é feita de acordo com a dificuldade apresentada, idade do paciente e pesquisa profunda sobre o que a levou a isso. 

Conheça um pouco mais sobre o distúrbio, tratamento e como é possível tratar a gagueira. 

Quer parar de gaguejar? Primeiro saiba o que é gagueira

Antes de mais nada, gagueira é um distúrbio no tempo de execução dos sons durante a fala, também chamado de distúrbio na temporalização. A pessoa acometida demora mais tempo do que o esperado para emitir alguns sons e isso interfere em sua fluência. 

Com isso, quem sofre com a gagueira tem dificuldade em produzir a fala ou terminar frases, já que a ligação entre sons é demorada e não automática, como acontece com as demais pessoas. 

Sintomas de gagueira

Ao mesmo tempo, alguns dos sintomas clássicos da gagueira são:

  • Bloqueios de sons;
  • Prolongamento de sons;
  • Repetição de sílabas e sons;
  • Troca de palavras ao formar uma frase;
  • Tendência a sempre simplificar as frases;
  • Dificuldade em começar a falar uma frase ou palavra; 
  • Ansiedade quando precisa se comunicar, entre outros.

O que causa a gagueira? 

Há diversos fatores que podem causar o distúrbio. Por isso, antes de determinar um tratamento para parar de gaguejar, é preciso investigar a causa. Dentre os fatores mais comuns ao aparecimento da gagueira estão:

Causa social

Quando a criança é criada ou tem muito contato com pessoas que falam muito rápido, passa muitas horas em um ambiente muito agitado ou têm contato direto com indivíduos que falam de uma forma muito complexa.. Porém, isso só ocorre quando há predisposição orgânica;

Genética

Estima-se que 50% das pessoas que possuem o distúrbio da fala possuem parentes com o mesmo problema, ou seja, nem sempre a pessoa começa a gaguejar devido a um trauma, por exemplo.

Consequentes de problemas de saúde

Traumatismo crânio encefálicos (TCE), AVC, entre outros eventos clínicos, podem ter a gagueira como consequência;

Psicológico

Alguns especialistas também consideram que traumas podem levar a pessoa a gaguejar. Por outro lado, uma pessoa que sofre com o distúrbio também pode ter dificuldade em se socializar, desenvolver quadros de ansiedade, entre outros, consequentes da gagueira. 

Assim, pessoas que possuem histórico familiar de gagueira devem ter mais atenção, principalmente com criança, para observar se ela irá desenvolver o distúrbio. 

Também devem servir como alerta para crianças que têm atraso no desenvolvimento da fala ou quando ela começa a gaguejar e esse período dura mais de oito semanas. Caso a fala não volte ao normal antes deste tempo, é indicado procurar avaliação de um profissional.  

Como é feito o diagnóstico?

A maioria das pessoas procura apenas um médico em busca de formas de tratar gagueira. Porém, como é um problema de fala, é indicado ir a um fonoaudiólogo especializado na área.

Lembre-se de que, assim como qualquer médico, o fonoaudiólogo também precisa fazer diversas perguntas antes de determinar formas de você parar de gaguejar. Ele pode fazer diversos questionamentos como:

  • Histórico médico;
  • Se a pessoa ingere medicamentos frequentes;
  • Se passou por algum trauma;
  • Há tanto tempo apresenta dificuldade de comunicação;
  • Se há algum parente possui gagueira;
  • Quando tudo começou;
  • Se há algo que pareça melhorar ou piorar a gagueira, entre outros. 

Em síntese, tudo isso será importante para determinar a causa do distúrbio e poder orientar quanto ao melhor tratamento para parar de gaguejar.

Vale lembrar que não há um exame específico que seja realizado para o diagnóstico da gagueira. A análise será realizada a partir do histórico e da dificuldade de fala apresentada durante o atendimento. 

Tratamento para parar de gaguejar

O tratamento escolhido para parar de gaguejar vai depender de diversos fatores. O fonoaudiólogo poderá prescrever o que deve ser feito após analisar o caso. Contudo, é importante ressaltar que quanto mais cedo a ajuda profissional for procurada, mais eficiente o tratamento para parar de gaguejar será.

Dentre as formas de tratamento disponíveis estão: 

  • Uso de medicamentos: nesse caso, quando o fonoaudiólogo identificar que é preciso administrar uma medicação específica, como bloqueadores dos receptores beta-adrenérgicos ou inibidores seletivos de recaptura de serotonina, ele encaminhará a pessoa para um psiquiatra especializado;
  • Terapia de modificação da gagueira: podem ser feitas por adultos e adolescentes e visa ensinar técnicas para que a pessoa consiga diminuir a gagueira. Dentre elas, controlar a respiração, falar mais pausadamente, entre outros; 
  • Terapia de promoção da fluência: no caso de crianças, orienta ela e os adultos da família a se comunicarem de forma mais suave e fluente;
  • Uso de aparelhos eletrônicos: há um aparelho, que é discreto e pode ser usado na orelha, que ajuda a melhorar a capacidade de expressão;
  • Grupos de apoio: conviver com pessoa que passa pela mesma dificuldade ajuda a compreender melhor o problema e a enfrentar o tratamento de forma mais positiva.

Hipnose para parar de gaguejar

A hipnose é usada quando a gagueira está ligada a um quadro de ansiedade, estresse, baixa autoestima ou situação de trauma que funcionou como um gatilho para o desenvolvimento do distúrbio. Ela ajuda a pessoa a relaxar, se conhecer melhor e lidar com a dificuldade de maneira mais suave, o que colabora com o tratamento como um todo.  

Contudo, diferentemente da fonoaudiologia, a hipnose trabalha com o inconsciente, ao tratar a dificuldade de fala e possível causas ou consequências psicológicas de uma só vez.

Você quer parar de gaguejar e está muito ansioso? Então conheça um roteiro de hipnose clínica para controlar a ansiedade que preparamos!

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação 5 / 5. Vote count: 1