Hipnose na gravidez: como gestantes podem lidar com as dificuldades neste período

A gravidez é um momento especial para as mulheres, mas apesar de todas as alegrias, também pode ser um momento delicado. Nesse sentido, existem aquelas que não estão totalmente preparadas, seja por ser mãe de primeira viagem, ou por vivenciarem uma gravidez sem planejamento. Dessa forma, seja qual for o sentimento da mulher nesse período, a hipnose na gravidez pode ajudar a lidar com ele. 

Com a hipnoterapia, acompanhada de um profissional ou até mesmo na auto hipnose, a gestante entende melhor o que está passando. As mulheres que recorrem a esta técnica têm os mais variados motivos, como obter ajuda com as dores, lidar com enjoos ou até mesmo controlar o peso. Algumas até utilizam a hipnose durante o parto e durante a amamentação

Neste artigo, vamos explorar os benefícios da hipnose na gravidez, e como ela ajuda a lidar com as dificuldades neste período. Continue lendo e confira!

Como a hipnose pode ajudar na gravidez?

Primeiramente, é preciso lembrar que todo o período da gravidez deve ser acompanhado por um obstetra. A hipnose na gravidez auxilia como tratamento alternativo, já que muitas sintomas da gravidez não podem ser tratados com medicamentos.

Assim como, a hipnose pode ser utilizada antes mesmo da gravidez, uma vez que ajuda a diminuir a ansiedade de quem está planejando engravidar. Da mesma forma, após a gestação confirmada, existem mais benefícios com essa técnica. Abaixo exploraremos melhor cada um deles. 

Diminui o enjoo

O enjoo é uma das principais reclamações das grávidas. Com o uso da hipnose, o subconsciente é trabalhando de modo a evitar as náuseas. A duquesa Kate Middleton utilizou da hipnoterapia exatamente para recuperar o apetite e evitar as náuseas

É bom lembrar que nem todas as mulheres sofrem enjoos na gravidez, porém, existem futuras mamães que os sentem por vários meses. 

Controle de peso

O aumento do peso está relacionado à mudanças hormonais, ou até mesmo com ansiedade. Desse modo, a mulher utiliza da comida para diminuir a ansiedade que sente nesse período. Com isso, acaba engordando mais do que deveria. 

A hipnoterapia auxilia em duas frentes distintas: tanto para ajudar a evitar comer exageradamente, quanto para estimular o apetite

Ansiedade da gravidez

Definitivamente, muitos são os motivos para que uma mulher fique ansiosa na gravidez. Mudança corporal, mudanças na rotina, entre outras situações que surgem com a descoberta de uma gravidez. 

Por conta disso, é comum ter ansiedade durante a gestação e neste ponto entra a hipnose. Ela trabalha aspectos que ajudam no relaxamento e no bem estar de maneira geral.

Como a hipnose é trabalhada na gravidez?

Logo depois de saber os benefícios da hipnose na gravidez, é preciso saber como ela é trabalhada. O tipo de abordagem varia de acordo com a pessoa. Ainda mais que cada uma tem sintomas e objetivos diferentes com a hipnoterapia. 

Antes de mais nada, é necessário escolher se vai recorrer a auto-hipnose ou a hipnose com um espeta. Depois disso, a hipnose deve ser trabalhada especificamente para cada tipo de necessidade. 

Com a técnica, a gestante passa a trabalhar diretamente as causas dos seus sintomas físicos. Assim, é possível aliviar os problemas que podem afetar a gestação. 

Com a hipnose, é possível diminuir ou modificar as ansiedades ligadas à gravidez, como o medo de morrer na hora do parto.

Hipnose na hora do parto

O parto é o momento que pode gerar muita ansiedade, seja pelo medo de sentir dores ou simplesmente por finalmente ver a carinha do bebê. Nesse sentido, utilizar da hipnose para as dores do parto é uma alternativa também. 

O tratamento com hipnose pode ser utilizado no momento do parto e também depois, uma vez que ajuda na amamentação e entendimento do novo período da vida. Inclusive utilizar a hipnose ajuda a evitar problemas como a depressão pós-parto que atinge muitas mulheres. 

Nas sessões, é trabalhada a aceitação desse novo momento da família. A hipnose também é recomendada para modificar a percepção das contrações, alterando a forma como a gestante sente a dor durante o trabalho de parto. Além disso, a mulher pode aprender técnicas de respiração e relaxamento que vão permitir que ela entre nesse estado alterado de consciência. 

Em síntese, a hipnose é um tratamento que envolve todas as etapas de uma gravidez. Desde o planejamento, quando os pais estão ansiosos pela gestação, até o pós-parto. Se você é gestante e quer recorrer a esse método, procure um profissional qualificado para lhe atender. Bem como,Ou até mesmo estude mais sobre a auto-hipnose e veja como ela funciona