Amamentação: como a hipnose ajuda a diminuir a angústia e a ansiedade

Tempo de leitura: 4 minutos

Rate this post

A amamentação é um período de troca entre a mãe e o bebê, um importante elo de união entre os dois. É no leite materno que a criança encontra os nutrientes adequados para a sua alimentação, além de anticorpos que garantem a sua saúde.

Do outro lado, a amamentação também traz benefícios para a mulher, como diminuição da incidência de câncer de mama e de ovários. Porém, mesmo sendo um momento de troca muito positivo, a ansiedade e o desconforto podem fazer parte desse período. 

O receio de estar fazendo algo errado, aliado às noites mal dormidas, podem deixar a mãe angustiada, insegura e ansiosa. Segundo pediatras, o bebê consegue sentir a angústia da mãe até pelo sabor do leite materno. É nesse momento que a hipnose pode ajudar. A técnica colabora para o controle da mente. Assim, permite transformar essa fase da vida em algo mais suave para a mãe e positivo para a criança.

Por isso, continue a leitura para entender os benefícios da hipnoterapia para lidar com angústias e ansiedades da amamentação.

A hipnose antes da amamentação

Ainda durante a gestação a grávida pode ser beneficiada com as sessões de hipnose. Primeiramente, com o uso da técnica, é possível diminuir os medos, muito comuns entre as mulheres nessa fase. Dentre eles, o receio de ter complicações na hora do parto ou até mesmo o medo de engravidar. 

Além disso, a hipnose consegue colaborar para que ela supere as dores de cabeça, enjoo e dores nas costas. Esses sintomas são frequentes durante a gestação e podem ser minimizados com o controle da mente.

As contrações também podem ser vistas de outra maneira, quando a mulher passa por sessões de hipnose durante a gestação. A dor do parto é minimizada, graça às técnicas de relaxamento e de respiração. Elas são ensinadas para a mãe no decorrer das sessões de hipnose. 

Ao saber guiar a mente e controlar os pensamentos, a mulher torna-se capaz de focar em algo positivo durante o parto. Consegue imaginar coisas boas, como o sorriso do bebê ou como serão os seus primeiros passos. Com isso, a mãe respira adequadamente e ajuda a fazer com que o nascimento da criança ocorra de forma mais suave.

A técnica de hipnose ajuda a mulher a relaxar, respirar melhor, guiar a mente para algo bom e, consequentemente sentir menos dor. O momento do parto se torna menos angustiante e mais prazeroso. 

Por fim, a hipnose contribui para que a mulher se sinta melhor nos primeiros dias pós-parto. Com isso, diminui o risco de depressão. Há ainda, um período entre 15 e 20 dias após o nascimento da criança, que a mãe pode ficar melancólica. 

Isso ocorre devido à grande alteração hormonal no organismo,  chamado de estado de Baby Blues. Pacientes que se preparam mentalmente antes do parto têm menor risco de passar por essa fase. 

A amamentação aliada à hipnoterapia

Para ter todos esse benefícios durante o parto e a hora de amamentar, a mulher precisa se preparar. Durante as sessões de hipnoterapia, ela recebe informações sobre a gestação, sobre o parto e amamentação. Além de informações fisiológicas, dadas por médicos e enfermeiros, o hipnoterapeuta irá orientar a mulher. Ela vai aprender qual é a melhor forma de respirar em cada período.

Ele também pode direcionar o pensamento e fazer uma projeção para os primeiros dias de vida da criança. Nessa fase, será sugerida uma vivência positiva na gestante, que ajudará na amamentação. 

Para que um resultado positivo seja alcançado, é importante que além das sessões, a mulher treine em casa. Dessa maneira, praticar a respiração e conseguir relaxar é essencial para o sucesso. 

Com as técnicas de auto-hipnose, a nova mamãe poderá aproveitar melhor esse momento de vínculo materno com a criança. Assim, ela vai saber como relaxar, o que esperar da fase da amamentação e como se concentrar. 

A diminuição da ansiedade ajuda na produção de leite. Com isso, permite que, mãe e bebê vivam essa etapa de mudanças e aprendizado de maneira mais suave. Por isso, respiração, controle da mente e relaxamento podem tornar tudo mais simples. 

Para saber mais e começar a relaxar agora, veja dicas de como controlar a ansiedade

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação / 5. Vote count: