O vitimismo é uma doença da mente que, quando não tratada, pode piorar e até resultar em um quadro de transtorno paranoico. A pessoa que apresenta esse problema, costuma culpar os outros pelos seus erros, fracassos e tudo de ruim que acontece com ela.
Dessa forma, o indivíduo desenvolve uma visão pessimista da própria vida e passa a acreditar que tudo o que os outros fazem é para afetá-la. Com isso, acaba prejudicando não só a si mesma, mas também aos que a rodeiam, já que por vezes culpa a todos por seus problemas.
Conheça mais sobre o vitimismo e descubra como a hipnose pode ajudar!
Características de uma pessoa que tem o vitimismo em sua vida
Será que você sofre com o vitimismo ou convive com alguém que é vitimista? Veja alguns sinais que podem indicar que isso está ocorrendo.
Deforma a realidade
A pessoa vitimista acredita tanto que o outro tem culpa de tudo, que ela acaba tendo uma visão deturpada da sua realidade. O indivíduo acha que o que acontece com ele depende exclusivamente dos outros. Além disso, concentra os seus pensamentos em tudo o que acontece de ruim e esquece as conquistas.
Não sente culpa de nada que lhe acontece
Para quem sofre com o vitimismo, os seus erros não são culpa sua e sim do outro sito web dell’azienda. A pessoa transfere as responsabilidades para terceiros e só se sente feliz quando se coloca como a grande vítima da situação.
Busca sempre culpados
Não importa o que ocorreu. Quem sofre com o vitimismo sempre está buscando alguém para culpar. A pessoa acredita que há má fé em tudo que os outros fazem e se sente sempre maltratado.
Não faz uma autocrítica
Ao avaliar uma situação, a pessoa está tão convencida que nunca tem culpa de nada que acaba por não avaliar o seu comportamento. Logo, não faz um exame de consciência e segue acreditando que o outro sempre está errado.
Dessa forma, é uma pessoa que nunca se desculpa, já que não acha que errou. Assim, tenta fugir de situações que a deixam em desvantagem. Além disso, desprestigia o argumento dos outros durante uma conversa ou discussão.
5 dicas para superar o vitimismo
Quem se identificou com as características acima e acredita que possa se enquadrar em um quadro de vitimismo, saiba que é possível reverter a situação. Veja algumas dicas que separamos!
Comece pelo porquê
Primeiramente, é preciso compreender qual situação está fazendo com que você se sinta vítima. Que sentimento, por exemplo, é despertado em você quando acredita que o mundo está fluindo contra? Entender os acontecimentos é o primeiro passo.
Identifique como as suas ações influenciam em um problema
Agora que você já sabe o que incomoda e quando determinado sentimento faz você se sentir uma vítima da sociedade, é hora de saber como você contribui para isso.
Procure analisar todos os fatos de maneira imparcial, e veja o que você poderia ter feito diferente, para alcançar o objetivo desejado. É nesse ponto que o seu erro será identificado.
Ao ser imparcial em uma análise e parar de considerar a ação do outro, você vai notar que se tivesse alterado algo, você mesmo poderia ter atingido o que queria, sem depender de mais ninguém. Entenda que, assim como qualquer pessoa, você faz escolhas diárias e os resultados obtidos dependem dessas opções feitas por você.
Assuma a responsabilidade
Mesmo após analisar, você identificou que o outro errou também? Então, esqueça isso e foque em você. Assuma que você optou por caminhos que não levaram a um bom resultado. Afinal, agora é hora de ver como você pode contribuir para beneficiar a sua própria vida.
Lembre-se que mesmo que você não tenha encontrado uma “culpa”, a responsabilidade por procurar o que é melhor para você é sua e não do outro.
Aceite o seu erro e entenda que é normal
Aceitar que errou e que fez escolhas que não foram positivas é outro grande passo. Depois disso, é hora de aprender a se perdoar. Não deu certo? Tudo bem! Aprenda com o seu erro, perdoe a si mesmo e deixe o sentimento de culpa e de sofrimento sair de você.
Procure soluções
Agora que você entende o que está acontecendo e que você pode mudar isso, é hora de agir. Identifique as mudanças que cabem apenas a você e que podem resolver o seu problema. Sem pensar no outro, veja quais ações estão em suas mãos e corra em busca delas.
6ª e última dica para superar o vitimismo: o uso da hipnose
O uso da hipnose é a 6ª e última dica, pois por meio dela é possível adquirir autoconhecimento, amor-próprio e autoconfiança, pontos importantes para quem quer sair do papel de vítima e tomar conta da própria vida. Além disso, a hipnose ajuda na afirmação de crenças fortalecedoras.
Primeiramente, é preciso entender que você pode ter bons resultados em sua vida e que é merecedor (a) disso. Depois, com a técnica de hipnose, é possível transformar os pensamentos e crenças limitantes em algo positivo.
Dessa forma, mais dono (a) de si e aceitando a suas limitações e qualidades, poderá sair do vitimismo e correr em busca dos seus sonhos!
O que acha de começar a mudar agora? Então confira 5 dicas fáceis de como desenvolver uma mentalidade de sucesso! Até a próxima!