Autoimagem: como melhorá-la ao fortalecer sua autoestima e autoconfiança

Problemas com a autoimagem podem dificultar a vida das pessoas e até levar o indivíduo a desenvolver doenças como bulimia e anorexia. Afinal, ela tem uma visão distorcida de si mesma.

Com isso, muitas vezes, ela acaba se escondendo em casa e evitando contato com outras pessoas por não se sentir à vontade ou tão “boa” quanto as outras. 

Conheça mais sobre autoimagem e veja maneiras de fortalecer a sua autoestima com ajuda da hipnose!

O que é autoimagem?

A forma como a pessoa se vê é a definição de autoimagem. Isso vai muito além da parte física e envolve também o quão capaz a pessoa se sente. Quando há problemas com a autoimagem, o indivíduo nunca fica feliz ao se olhar no espelho e sempre se sente inferior aos demais. 

Para tentar alcançar o que a pessoa julga como padrão, muitas vezes, ela acaba desenvolvendo doenças como a bulimia, para tentar perder peso. O problema é que em alguns casos essa pessoa já é muito magra e, ao se olhar no espelho, acredita que está acima do peso, ou seja, tem uma imagem distorcida de si mesma.

Já na parte emocional, há várias formas de o problema de autoimagem afetar a vida. Uma delas é quando a pessoa não busca progredir na carreira ou procurar fazer uma graduação, por exemplo, por não se achar capaz ou merecedora disso. 

Seja como for, o problema com a autoimagem pode prejudicar a vida e, por isso, é preciso tentar mudar

8 dicas para fortalecer a sua autoimagem

Se você acredita que tenha problema de autoimagem e que precisa desenvolver a sua autoestima e autoconfiança, veja algumas dicas. 

Pare de se comparar 

O seu amigo tem casa própria desde os 20 anos? A sua prima completou a faculdade aos 21 anos? Ótimo, mas isso não quer dizer que a sua vida tenha que ser igual a deles. Cada um caminha de uma maneira e faz as suas escolhas. 

Assim, não adianta comparar a sua realidade com a dos outros, pois a história de cada indivíduo é única. Evite se comparar e apenas siga lutando pelo que quer. 

Tenha autonomia

Procure decidir as suas coisas e buscar pelo que precisa. Tenha autonomia e busque pelas suas melhoras e conquistas. Dessa forma, você vai poder escolher os seus caminhos e comemorar as vitórias com mais segurança e prazer.

Resolva problemas

Sim, você é capaz de resolver os próprios problemas de forma eficiente. Tente fazer isso e passar a gerir a sua vida sem depender dos outros. Isso ajudará a aumentar a sua segurança e se sentir mais fortalecido (a) em relação às suas escolhas.

Afaste-se de pessoas negativas

Se você já não está bem e luta contra o problema de autoimagem distorcida, ter uma pessoa pessimista por perto não vai ajudar. Evite conviver com gente que só critica e acha que tudo vai dar errado. 

Aceite os próprios erros

Assim como todos, você irá cometer erros e está tudo bem. Não se cobre demais e aceite que às vezes se engana. Aprenda com os deslizes, que são naturais da vida, e faça o possível para corrigi-los, mas sem se desanimar ou se diminuir por isso. 

Pense positivo

Sim, vai dar certo! Sempre que for fazer algo, pense positivo e acredite na vitória. Pessoas positivas tendem a ter mais coragem de enfrentar os desafios diários e a conseguirem extrair o que há de melhor dentro delas mesmas. Pense sempre positivo. Você consegue! 

Seja produtivo e focado

Uma pessoa focada e produtiva tende a conquistar melhores resultados e, consequentemente, melhorar a autoimagem. Assim, é importante focar no que quer e lutar para conquistar. Dedique-se, seja no trabalho ou na vida pessoal, seja produtivo e assim, conseguirá bons resultados e, consequentemente, melhorará a autoimagem. 

Pratique a auto-hipnose

Ao aprender e praticar a auto-hipnose, é possível se colocar em um estado relaxado e concentrado para:

  • desenvolver a autoestima;
  • se tornar mais focado;
  • ser mais confiante;
  • conhecer melhor os próprios sentimentos e angústias;
  • aprender a trabalhar e organizar os sentimentos;
  • ser mais otimista.

Como visto, a auto-hipnose pode ajudar você a melhorar a sua autoimagem e alcançar os objetivos. Além disso, a hipnose pode ajudar você a aprender que não é uma vítima da situação e que é dona da própria vida. Saiba mais sobre isso