Deixar de fumar, parar de usar drogas ou evitar o consumo de álcool, para muitos, é uma tarefa complicada. As crises de abstinência, por vezes, são difíceis de serem controladas e, muitas vezes, levam a pessoa acometida a ter recaídas.

Para evitar que isso aconteça, é preciso contar com a ajuda profissional. Medicamentos e terapia são opções de tratamento comumente usadas. Mas, além delas, a hipnoterapia também pode colaborar para deixar o vício e para controlar a abstinência. 

Conheça os sintomas de abstinência e veja como a hipnoterapia pode colaborar para o sucesso do tratamento. 

O que é abstinência?

A abstinência é abdicar de algo. Ela pode acontecer de maneira voluntária, quando a pessoa deixa de fazer ou usar algo por motivos morais ou religiosos. No entanto, também pode ser uma questão de saúde, como é o caso de quanto a pessoa está tentando deixar algum vício. 

Nesse caso, a privação do uso de álcool, droga ou outra substância faz parte do tratamento para deixar o vício. No geral, o indivíduo em crise de abstinência, nesse caso, precisa ser acompanhado, para que não tenha uma recaída. 

3 tipos de abstinência comuns 

Abstinência do fumo 

Esse tipo de abstinência comumente ocorre quando a pessoa precisa parar com o vício, por uma questão de saúde ou porque decidiu parar de fumar. É o caso, por exemplo, de quando uma mulher terá bebê e precisará amamentá-lo. Para proteger a saúde do feto, ela pode resolver deixar o cigarro.

Também ocorre quando a pessoa é diagnosticada com uma doença qualquer como, por exemplo, câncer, fibrose pulmonar ou asma e precisa largar o cigarro. Por fim, simplesmente porque o vício destruiu a vida e ela decidiu largá-lo. Como a pessoa é viciada, pode ter sintomas de abstinência nos primeiros momentos. 

Abstinência das bebidas alcoólicas 

Ocorre quando a pessoa é viciada em bebidas alcoólicas, ou seja, bebe sempre e não consegue parar, mas precisa. Para isso, faz terapia, frequenta grupos de ajuda como os alcoólicos anônimos e busca tratamento. No entanto, no começo, sofre com a abstinência do álcool. 

No geral, a crise de abstinência tem início em menos de 24 horas após a interrupção da bebida alcoólica. Em geral, é caracterizada pelo tremor das mãos, inquietação e dificuldade de dormir

Abstinência de tecnologia 

Embora o uso indiscriminado da tecnologia ainda não seja classificado como uma doença, já existem clínicas especializadas no tratamento de vícios. Dentre os mais comuns estão o vício em internet e o em jogos online. 

Para saber se a pessoa é viciada, é preciso avaliar se o uso da tecnologia se tornou uma opção de refúgio ou segurança. Se a pessoa vai dormir ou vai ao banheiro e sempre leva o celular também pode indicar que algo está fora do controle. O não uso da ferramenta também pode resultar, em quem é viciado, em sintomas como, por exemplo:

Sintomas frequentes em crises de abstinência

Os sintomas de abstinência variam de acordo com a causa, mas dentro os mais frequentes estão: 

Como a hipnose pode ajudar nas crises de abstinência?

Deixar um vício não é fácil e muitos não suportam as crises de abstinência. Por isso, é preciso contar com toda a ajuda que puder, para suportar os dias mais difíceis. Com a hipnoterapia, a pessoa consegue identificar os gatilhos emocionais que fazem com que ela procure o vício. 

Também é ajudada a encontrar os comportamentos que podem levá-la a buscar pelo cigarro, álcool ou outro vício qualquer. Além disso, por meio da hipnoterapia é possível que a pessoa desenvolva: 

Além disso, por meio da hipnoterapia é possível conseguir controlar alguns sintomas como a insônia e a irritabilidade, por exemplo. Veja outras dicas de como controlar a irritação constante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *