Behaviorismo: conheça essa teoria da psicologia do comportamento

Tempo de leitura: 3 minutos

0
(0)

Há várias linhas terapêuticas e teóricas no mundo da psicologia e, uma delas, aborda a psicologia comportamental, também chamada de Behaviorismo. Ela tem como base a observação das ações humanas e defende que essa é a melhor forma de compreender as pessoas e estudá-las.  

O nome Behaviorismo é derivado de “Behavior” que, em inglês, quer dizer comportamento. Essa abordagem é muito usada em empresas. Lá, visa obter melhor resultado e conseguir extrair o que há de melhor em cada colaborador. 

Conheça mais sobre a teoria do Behaviorismo, suas aplicações e alguns conceitos que a envolvem. Siga a leitura para descobrir!

O que é Behaviorismo?

O Behaviorismo é uma vertente da psicologia que tem como base a observação do comportamento das pessoas. Tudo isso sem separar o físico do mental, pois para ele, tudo é uma só coisa. O intuito é compreender como o estímulo comportamental influencia nas:

  • as sensações;
  • a aprendizagem;
  • as percepções;
  • a inteligência. 

Dentre os tipos de Behaviorismo há dois que se destacam. Um deles é o Behaviorismo radical, que tem o psicólogo Burrhus Frederic Skinner como precursor. Já o outro é o Behaviorismo metodológico, cujo trabalho de John B. Watson é considerado a base dele.

Outra curiosidade dessa linha da psicologia é que ela é comumente utilizada em ambientes corporativos. Nas empresas, o uso desse conhecimento ajuda no aprimoramento das relações interpessoais dentro do ambiente laboral. 

Afinal, ao ter um melhor conhecimento da mente de cada colaborador é possível desenvolver métodos mais eficazes de interação. Além disso, também possibilita ações mais assertivas na resolução de conflitos. 

No geral, essa linha da psicologia deixa a existência da mente em segundo plano e acredita que as ações do indivíduo são baseadas em sua vida. Resumidamente, podemos dizer que essa vertente entende que todo o comportamento é guiado pelo aprendizado resultante dos estímulos recebidos do meio no qual o indivíduo está inserido

8 conceitos importantes do Behaviorismo

Behaviorismo metodológico

Acredita que a mente não influencia no comportamento físico e que as respostas procuradas podem ser encontradas em uma observação pública.

Behaviorismo radical

Tem como base o modelo de seleção por consequências. Para esse ramo de estudo, é preciso avaliar o contexto e, assim, analisar o comportamento cognitivo, emocional ou motor.

Condicionamento clássico

Ligado à escola do Behaviorismo metodológico, entende que o comportamento é resultante de uma mescla entre as respostas condicionadas e os estímulos recebidos.

Condicionamento operante

Faz parte dos estudos do Behaviorismo radical e entende que o comportamento é resultante de um hábito gerado por uma ação do indivíduo. Além disso, aceita que se o ambiente mudar esse comportamento pode ser alterado, com reforço positivo ou negativo.

Reforço positivo

Quando é dada uma recompensa por uma ação. Por exemplo, se a pessoa limpar o quarto ganha o almoço.

Reforço negativo

Ação que visa impedir um comportamento, ou seja, uma consequência indesejada. Por exemplo, se a pessoa pegar o almoço antes de limpar o quarto, leva um choque.

Punição

Quando algo ruim é feito para levar a pessoa a parar com um comportamento. Por exemplo, se ultrapassar o sinal vermelho, a punição do motorista infrator é uma multa.

Aprendizagem

Em suma, depende de conexões e associações, sempre ligada à relação entre estímulo ambiental e resposta. É um processo contínuo.

Se o Behaviorismo entende que os estímulos do ambiente levam a pessoa a aprender algo e desenvolver determinado comportamento, a neurociência quer entender como isso funciona no cérebro. Veja a relação das conexões neurais e comportamento humano neste outro artigo do blog. Até lá!

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação 0 / 5. Vote count: 0

No votes so far! Be the first to rate this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *