Psicologia comportamental: saiba por que ela é importante para a sua carrreira

Tempo de leitura: 4 minutos

3.7
(3)

Uma das três grandes áreas da psicologia é chamada de psicologia comportamental. Além dela, há a psicanálise e o humanismo. A grande diferença da psicologia comportamental é que ela não aceita a existência do estado de consciência e subconsciência.

Além disso, prega que há uma unidade entre corpo e mente. Dessa forma, tudo passa a ser um comportamento operante. 

Conheça mais sobre a psicologia do comportamento e descubra as vantagens em estudá-la! Siga a leitura deste artigo para descobrir!

O que é psicologia comportamental?

A psicologia comportamental também é chamada de behaviorismo e tem como um dos seus precursores o psicólogo John B. Watson. Outro importante nome é B. F. Skinner, que é psicólogo e inaugurou o Behaviorismo radical.

Nesse ramo da psicologia, entende-se que o corpo e a mente são uma só coisa e que todos os comportamentos são aprendidos. Além disso, divide o comportamento em operante e respondente, e prega que ele pode ser desenvolvido por reforço positivo ou associações.

Para tentar ajudar o paciente a criar novos comportamentos e reagir diferente, a psicologia comportamental busca compreender a interação entre comportamentos, sentimentos e pensamentos. 

Além disso, entende que cada indivíduo tem uma maneira de funcionar e atribui a isso o fato de cada um reagir de uma maneira ao mesmo estímulo. Dessa forma, a psicologia comportamental entende que todo o histórico de vida influencia no comportamento atual como, por exemplo:

  • traumas de infância;
  • ambiente;
  • histórico de vida;
  • interação;
  • crenças e valores.

Por isso, primeiramente se faz necessário identificar os comportamentos limitantes. Depois disso, é necessário analisar a relação do indivíduo com o meio em que vive. Em uma terceira etapa, investiga-se os sentimentos, crenças, pensamentos e valores que sustentam a pessoa. 

Só a partir desse ponto é possível identificar comportamento adequados que ajudem a minimizar os disfuncionais. É nesta etapa que as mudanças de vida começam a ser realizadas. 

Por que é tão importante estudá-la? Veja 5 vantagens

Os estudos da psicologia comportamental podem promover melhorias na vida pessoal e profissional. Conheça alguns benefícios!

Autoconhecimento

Por que você tem determinada reação quando é submetido (a) a uma situação qualquer? Quando a pessoa consegue compreender o que a leva a reagir bem ou mal a cada um dos estímulos recebidos, é possível ter um maior domínio da própria vida.

Por meio do estudo da psicologia comportamental, entender as reações se torna possível. Dessa forma, com o tempo, a pessoa consegue desassociar sentimentos desagradáveis, que foram obtidos em experiências ruins, de determinado evento. Isso possibilita que o indivíduo tenha mais qualidade de vida.

Alterar hábitos não desejáveis

A psicologia comportamental sugere que é possível recompensar ou punir todas as ações realizadas. Dessa forma, se a pessoa tem algum vício ou hábito não desejado, é possível fazer uso da psicologia para alterá-lo. 

Desenvolver o pensamento crítico e alterar a interpretação de fatos

Por meio da psicologia comportamental, também é possível aprender a visualizar determinada situação de vários ângulos. Isso, além de ajudar a desenvolver o pensamento crítico,  também melhora a maneira como as situações são interpretadas e analisadas. 

Acabar com as crenças limitantes

Muitas vezes, algumas opiniões formadas e sentimentos ruins como, por exemplo, de que não é capaz de conseguir algo, faz com que a pessoa se limite. Ela deixa de se desenvolver, na vida pessoal e profissional, devido a esses pensamentos. 

Por meio do entendimento comportamental, é possível alterar essa forma de analisar uma situação e, consequentemente, acabar com as crenças limitantes. Dessa forma, a pessoa consegue trilhar novos caminhos e ser mais feliz.

Melhorar a interação no ambiente corporativo

Além das melhorias que a psicologia comportamental pode levar para as questões pessoais, ela também pode ser útil no mundo corporativo. A partir do momento em que é possível entender as atitudes dos colaboradores, o gestor consegue encontrar melhores maneiras de se comunicar com eles.

Dessa forma, é possível ter mais facilidade na hora de transmitir uma informação ou incentivá-los a bater uma nova meta, por exemplo. Com isso, a empresa consegue estimular o funcionário, de forma que ele dê o melhor de si no trabalho. A consequência disso é um aumento de produtividade

Resumidamente, a psicologia comportamental ajuda o indivíduo a entender mais sobre si mesmo e descobrir como mudar para viver melhor. Por meio dela, é possível tirar as amarras comportamentais, que prejudicam o desenvolvimento humano. Algo semelhante propõe a Psicologia Positiva. Conheça mais sobre ela e sobre suas aplicações.

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação 3.7 / 5. Vote count: 3

No votes so far! Be the first to rate this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *