Certificação de hipnose: qual certificado é preciso para ser um hipnoterapeuta?

Para exercer qualquer função no mercado, profissionais em diversas áreas costumam usar o diploma ou uma declaração de conclusão de curso para comprovar determinada aptidão. Essa é uma maneira de provar para um cliente ou para uma empresa que se tem conhecimento sobre algo. Isso também ocorre em relação à certificação de hipnose

Contudo, para esse ramo, é preciso saber que ele não é obrigatório. Assim, se você encontrar o anúncio em curso dizendo que ao final do estudo você vai receber um certificado, que permitirá a atuação como hipnoterapeuta, desconfie. Afinal, a legislação diz que a prática da psicoterapia é livre.

Dessa forma, o objetivo de quem quer atuar na área não deve ser um certificado de hipnose, mas sim o conhecimento da técnica. Conheça a legislação e veja como a certificação de hipnose pode ser importante, mas não obrigatória.

O que diz a legislação?

Em termos legais, a prática da psicoterapia é livre no Brasil, não sendo exclusiva de psicólogos. Logo, qualquer indivíduo que domine a técnica pode atuar na área, tendo ele uma certificação de hipnose ou não.

Isso é deixado bem claro no site do Conselho Regional de Psicologia que diz: “A Psicanálise e a Psicoterapia não são profissões regulamentadas no Brasil e, desse modo, não possuem Conselho de Profissão para orientar, fiscalizar e disciplinar o seu exercício e acolher denúncias contra profissionais. Estas atuações profissionais são de livre exercício no Brasil, não sendo privativas/exclusivas de psicólogas/os”.

O mesmo acontece com o hipnoterapeuta ou terapeuta holístico. Não existe nenhum requisito legal para a pessoa se intitular dessa forma. Entretanto, no caso do psicoterapeuta, a Resolução Normativa DC/ANS nº 167 de 09/01/2007 já cita que a psicoterapia poderá ser realizada por psicólogo ou por médico devidamente habilitado

Por mais que uma pessoa não graduada na área possa atuar como psicoterapeuta, ela pode vir a ter algumas limitações, ou mesmo não ser aceita para ocupar cargos da área em determinados locais.

Por outro lado, para ser hipnoterapeuta isso não acontece. Mesmo que a pessoa não tenha graduação ou certificação de hipnose, ela pode se intitular hipnoterapeuta, sem sofrer nenhum problema legal.

Por fim, é válido lembrar que todo crime que seja cometido no ambiente de trabalho poderá ser levado à justiça. Assim, por mais que não exista uma legislação, caso a pessoa cometa um crime como, por exemplo, curandeirismo, propaganda enganosa, entre outros, no ambiente de psicoterapia, ela poderá ser denunciada e processada criminalmente.

Certificação de hipnose por uma questão ética

Já que não precisa ter a certificação de hipnose, é necessário se preocupar com certificado? Sim, ele é importante porque comprova que você tem conhecimento. Além disso, quando você faz cursos com profissionais qualificados, além de conseguir direcionar melhor o trabalho para determinada área, terá como comprovar para o cliente de que está realmente pronto para atendê-lo. 

Sem contar que mostra que você está sempre procurando atualização. Assim, a certificação de hipnose acaba sendo uma questão ética, mas não legal. 

3 cursos incríveis com certificado garantido 

Como visto, embora a certificação de hipnose não seja obrigatória, ela é importante para quem deseja atuar como hipnoterapeuta, ou mesmo aplicar a técnica em outras profissões. Conheça três cursos que você pode fazer para se atualizar e, claro, enriquecer o seu currículo! 

Como tratar vícios

Sabia que é possível tratar vícios com a ajuda da hipnoterapia? Por meio dessa certificação de hipnose você vai aprender como é feito o processo de ressignificação da relação da pessoa com as substâncias. Dessa forma, atuará para enfraquecer os vínculos emocionais que a pessoa tem com a bebida, droga ou qualquer outro vício. Tudo isso é possível aprender neste curso online do professor Alberto Dell’Isola. 

Hackeando realidades

Já esse curso mostra como usar a linguagem para criar novas realidades. Durante as aulas, também são abordadas técnicas para realizar a técnica das mãos coladas com segurança. O curso é online e pode ser conferido aqui.

Hipnose disfarçada

Por fim, esse curso aborda técnicas de hipnose conversacional, ensinando como influenciar as pessoas por meio de uma conversa. É possível se comunicar, indiretamente, com aquilo que não é consciente nessas pessoas.

Com certificação de hipnose ou não, o profissional deve ter a ética como prioridade no exercício da profissão. Veja algumas regras importantes que você deve cumprir

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp