Consciência humana: 3 mistérios que envolvem esse assunto

Tempo de leitura: 3 minutos

1
(1)

A neurociência vem evoluindo e descobrindo muitas coisas, mas a consciência humana ainda está cheia de mistérios não desvendados. Por mais que a parte morfológica do cérebro seja, pelo menos em boa parte, conhecida, a origem física do pensamento consciente do cérebro segue sendo uma incógnita.

E isso não acontece por falta de estudos. É que por mais que os cientistas tentem identificar a origem do pensamento não é nada simples. Em busca por respostas, em 2019 foi iniciado um estudo no qual as pessoas terão as atividades cerebrais monitoradas, enquanto realizam algumas tarefas. 

Esse pode ser um caminho a ser percorrido, mas ainda há muito a ser descoberto. Conheça alguns dos mistérios envolvendo a consciência humana! 

O que é a mente consciente?

Podemos chamar a mente consciente da parte que analisa, raciocina e toma uma decisão, ou seja, a porção do cérebro que toma as decisões racionais e não as impulsivas. É ela quem toma a decisão, quando a mente inconsciente fica em dúvida ou encontrar algo que sirva como alerta, por exemplo.

A mente consciente também consegue analisar e dividir o certo do errado e filtrar o que deve chegar ao inconsciente e o que deve ser deletado do cérebro. Como tudo isso funciona ainda não foi totalmente descoberto. Há muitas teorias e dúvidas quanto à consciência humana. 

Mistérios que envolvem a consciência humana 

Quando o ser humano se torna consciente? Quais as ações químicas que ocorrem? Há muitas perguntas sem respostas. Conheça algumas delas! 

Memória

Um novo aprendizado, que é o armazenado de informações na mente, leva a modificações no cérebro. Contudo, ainda não é entendido como essas modificações funcionam fisicamente, nem como os diferentes tipos de memória são ativados. 

Logo, ainda não é conhecido o motivo fisiológico que faz algo ser armazenado ou uma memória, recente ou antiga, ser apagada. 

Emoções

Neurologicamente, como as emoções podem ser definidas? Essa é outra incógnita da consciência humana. Elas são tidas como estados cerebrais, mas como a ação dela desencadeia as mudanças na frequência cardíaca ou na tensão muscular, devido à produção hormonal, ainda não é totalmente definido. 

Quando isso puder ser mapeado, haverá maiores chances de encontrar um tratamento adequado e mais eficiente, por exemplo, a pessoas que sofrem com transtornos mentais. Isso facilitaria inclusive a busca por medicamentos mais eficazes. 

Inteligência 

É sabido que o aprendizado ativa diversas porções cerebrais. Contudo, ainda não é possível responder o motivo de umas pessoas terem mais facilidade para aprender uma coisa do que a outra, nem o motivo de umas pessoas serem consideradas mais inteligentes do que outra.

Há neurologistas que acreditam que é apenas uma relação quanto às sinapses entre os neurônios. Quanto mais elas forem eficientes, mais inteligente a pessoa seria. Contudo, há estudos que dizem o contrário. 

Em um estudo feito na Austrália, os cientistas aplicaram pulsos eletromagnéticos no crânio de participantes, de forma que partes do cérebro fossem desligadas. A ideia era observar as capacidades cognitivas.

Os resultados mostraram que essas pessoas:

  • passaram a desenhar melhor;
  • desenvolveram maior habilidade musical;
  • melhoraram a memória;
  • e melhoraram o raciocínio numérico. 

Com isso, a pesquisa notou que, com partes do cérebro desligado, a mente passou a funcionar melhor, o que fez com que a crença de alguns cientistas, de que a inteligência é baseada em sinapses, fosse abolida. O questionamento sobre a inteligência humana ainda continua. 

A consciência humana ainda é cheia de mistérios e segue interferindo em cada passo dado no dia a dia. Até mesmo uma sessão de auto-hipnose ela pode ter influência. Você sabia? Entenda como isso funciona

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação 1 / 5. Vote count: 1

No votes so far! Be the first to rate this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *