Como a hipnose pode melhorar a aprendizagem em diversos contextos

Tempo de leitura: 6 minutos

5
(1)

O mundo vive diante de constantes transformações. Isso ficou ainda mais acentuado com a chegada da internet, que fez com que as informações fossem dissipadas rapidamente. Assim, para acompanhar tudo isso é importante procurar por meios de melhorar a aprendizagem. Uma das alternativas é contar com a ajuda da hipnose. 

A técnica pode ser usada tanto para ajudar nos estudos, a aprender um novo idioma, quanto para desenvolver um espírito empreendedor, por exemplo. Conheça a importância destes aprendizados contínuos e veja como a hipnose pode colaborar em diferentes áreas. 

Por que o ser humano precisa sempre melhorar a aprendizagem?

Pessoas que ficam acomodadas e não procuram aprender diariamente, acabam prejudicando não apenas a carreira, mas também a vida pessoal. Por vezes, elas acabam se acomodando com a situação na qual vivem e até acreditando que “têm o que merecem”.

Isso pode resultar em pensamentos negativos, que aumentam ainda mais essa falta de interesse por aprender. Quem não quer ficar assim e quer ver a vida progredir, precisa estar preparado para aprender.

E isso não é algo esporádico. Para acompanhar o mundo atual, é preciso melhorar o aprendizado e estar pronto para o novo todos os dias. Afinal, por melhor que a pessoa seja em sua área de atuação ou no seu dia a dia, sempre há algo novo a ser vivido e conhecido. 

Se apenas essa necessidade de estar em constante evolução não é suficiente para você, saiba que há um estudo que diz que pessoas que estudam mais são mais felizes. De acordo com uma pesquisa feita pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), esses indivíduos têm maior satisfação em diferentes esferas de sua vida. Por isso, acabam se sentindo mais satisfeitas.

Além disso, a pesquisa mostra que a busca constante pelo conhecimento aumenta a expectativa de vida. Em alguns países, quando foram comparadas as pessoas que completaram o ensino médio com as que finalizaram a graduação, a expectativa de vida de quem terminou um curso superior chegou a ser 17 anos a mais do que o outro grupo. 

Como a hipnose ajuda no processo?

Quando falamos em aprender logo pensamos em estudo, mas não é só isso. Lidar com as emoções, se comunicar melhor e até ter um relacionamento familiar mais tranquilo também pode ser aprendido. Em tudo isso a hipnose pode colaborar.

A técnica é capaz de ajudar a pessoa a encontrar o equilíbrio. Além disso, colabora para que a pessoa tratada consiga estabelecer objetivos e focar neles. Sem contar que a hipnose ajuda até mesmo a quebrar e ultrapassar as barreiras interiores que qualquer um pode ter. 

Elas são criadas como consequência, por exemplo, de experiências vividas ou traumas da infância. Como o tratamento com a hipnoterapia é individualizado, é possível encontrar o que está prejudicando a aprendizagem e encontrar meios de alterar isso, seja por meio da ressignificação ou pela busca do autoconhecimento, por exemplo.

Como a hipnose ajuda a melhorar a aprendizagem

Conheça algumas situações nas quais a hipnose pode ajudar a melhorar a aprendizagem e, consequentemente, na evolução pessoal e profissional.  

Novo idioma

Se você quer fazer mestrado na Alemanha ou terminar a graduação no Canadá, por exemplo, é preciso aprender um novo idioma. Isso vale também para quem busca por progressão na carreira ou simplesmente quer se comunicar com pessoas de outras países.

Seja qual for a sua intenção, nem sempre o processo de aprendizagem é fácil. Há indivíduos que têm dificuldade e até um certo bloqueio na hora de aprender uma língua nova. Nesses casos, a hipnose pode ajudar a: 

    • identificar possíveis traumas que possam prejudicar a aquisição do conhecimento e ressignificá-lo;
    • desenvolver a autoconfiança;
    • ter foco;
    • perder a vergonha em falar com os demais, para que possa aprender conversação;
    • controlar as emoções, de forma que a pessoa consiga aproveitar melhor as aulas.

Espírito empreendedor

Muitas pessoas decidem ser as donas do próprio negócio ou até fazem o cadastro como microempreendedoras individuais, para que possam atuar como prestadoras de serviço, sem ter um emprego formal.

Essa mudança se dá por motivos diversos, que vão desde um sonho antigo de ser o próprio patrão, até a necessidade de ter um horário flexível. Contudo, para que essa transição dê  certo, é preciso ter o espírito empreendedor e isso pode ser desenvolvido. 

Com a ajuda da hipnose, é possível ressignificar o subconsciente para que ele aceite as mudanças de forma mais natural. É como se a mente fosse reeducada para estar pronta para os desafios que o mundo empreendedor exige.

Por meio dela, é possível, por exemplo, aprender a tomar decisões mais conscientes e rápidas, como esse meio exige, bem como a se organizar de forma que os objetivos possam ser atingidos. 

Comunicação não-violenta

Seja para viver em sociedade, gerenciar uma empresa ou se destacar no meio corporativo, é importante melhorar a aprendizagem quanto à comunicação não-violenta. Graças a ela, é possível aprender a analisar as situações e a não ter conclusões precipitadas

Isso ajudará a compreender melhor o outro e entender o motivo dos demais terem determinada atitude. Assim, será mais fácil lidar com imprevistos ou problemas. Contudo, para desenvolver a comunicação não-violenta será necessário desenvolver a resiliência e o autoconhecimento e a hipnose pode ajudar nesse ponto! 

Mentalidade de sucesso

Todo mundo tem alguma dificuldade a ser enfrentada. A diferença entre uma pessoa e outra é a maneira como ela lida com essa limitação. Por isso, é importante desenvolver uma mentalidade de sucesso que ajude o indivíduo a identificar o que há de mais positivo em si mesmo e a enfatizar isso em sua rotina. 

A hipnose pode ajudar nesse processo ao colaborar com o desenvolvimento do autoconhecimento, bem como na ressignificação de situações e no desenvolvimento de pensamentos positivos. 

Vestibulares e concursos

Estudar para uma prova muito concorrida não é simples, mas mais uma vez a hipnose pode ajudar a melhorar a aprendizagem. Nesse caso, a técnica pode ser útil para: 

  • diminuir o estresse;
  • controlar a ansiedade;
  • melhorar a concentração;
  • estimular a memória.

Para todas essas melhorias procuradas é possível fazer uso da HipnoPedagogia. Descubra como treinar o cérebro para aprender melhor!

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação 5 / 5. Vote count: 1

No votes so far! Be the first to rate this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *