Hipnose Reduz Ondas de Calor em Homens com Câncer de Próstata [Novembro Azul]

Tempo de leitura: 6 minutos

5 (100%) 1 vote

Novembro azul é o mês de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata, em homens.

Trouxemos, em comemoração, um artigo que trata do uso da hipnose para reduzir ondas de calor após a cirurgia de câncer de próstata. Um mal que não só acomete as mulheres, mas também os homens.

Confira!

câncer de próstata

Os homens podem considerar-se com sorte, uma vez que a natureza reservou a maioria das experiências dolorosas para as mulheres: TPM, parto e alterações na menopausa.

Mas um fenômeno que era considerado um domínio exclusivamente feminino ー ondas de calor ー parece afetar também certos homens. Agora, uma nova terapia, o relaxamento hipnótico, pode dar alívio a esses homens em sofrimento silencioso.

Um estudo de caso

Um estudo de caso realizado pela Baylor University acompanhou o progresso de um homem de 69 anos de idade que tinha ondas de calor descontroladas após a cirurgia de câncer de próstata.

Depois de sete semanas de terapia de relaxamento hipnótico, o homem mostrou uma diminuição significativa nas ondas de calor e melhora nos padrões de sono.

O estudo de Baylor, financiado pelo National Institutes of Health, é publicado no International Journal of Clinical and Experimental Hypnosis .

Os homens estão mais relutantes em relatar ondas de calor, e não é tão predominante assim. Há poucas maneiras de lidar com isso“, disse o autor do estudo Dr. Gary Elkins em um comunicado de imprensa .

Se um homem tem ondas de calor, você não pode dizer: “Por que não colocamos você no estrogênio?” Mas é um problema urgente.

Por que alguns homens sentem ondas de calor?

Enquanto os níveis de estrogênio em queda são responsáveis ​​por ondas de calor nas mulheres, nos homens, a testosterona é a culpada.

Mas nem todos os homens recebem ondas de calor. Isso se deve porque, embora os níveis de testosterona caiam cerca de 1% ao ano após os 40 anos, na maioria dos homens, níveis suficientes são mantidos para evitar as ondas de calor.

O problema ocorre para homens com histórico de câncer de próstata. Esses homens recebem terapia de privação hormonal, tendo em vista que a testosterona faz com que as células da próstata cresçam incontrolavelmente, levando a malignidade.

A terapia reduz os níveis de testosterona e androgênio, bloqueando suas ações no corpo para tratar o câncer.

Até 80% dos sobreviventes de câncer de próstata experimentam ondas de calor, e em cerca de 50% destes pode ser grave o suficiente para justificar o tratamento.

A frequência, duração e gravidade das ondas de calor nesses homens podem até superar as das mulheres. Os homens experimentam os mesmos sintomas de ondas de calor que as mulheres ー uma sensação quente perto da cabeça e do corpo, acompanhada de vermelhidão da pele e sudorese profusa.

Intervenções para as ondas de calor: Sr. W

Intervenções para ondas de calor em homens variam entre medicação antidepressiva, terapia hormonal e acupuntura.

Mas os resultados não foram muito satisfatórios, de acordo com o estudo. A pesquisa anterior de Elkins mostrou que a terapia de relaxamento hipnótico dá muito alívio às mulheres na pós-menopausa e sobreviventes de câncer de mama que sofrem de ondas de calor.

câncer de próstata

O paciente no estudo de Baylor, referido como Sr. W, era um homem afro-americano, que sofreu com as ondas de calor noturnas em 1999 por causa da deficiência androgênica.

Ele recebeu injeções de testosterona, mas em 2010 foi diagnosticado com câncer de próstata e foi forçado a interromper a terapia hormonal. Suas ondas de calor reapareceram quando sua próstata foi removida cirurgicamente.

Durante as sete semanas de sua terapia hipnótica, ele não recebeu drogas. A terapia foi realizada por terapeutas clinicamente treinados. A auto-hipnose também foi introduzida e os resultados foram medidos em auto relatos e testes fisiológicos, feitos usando monitores de pele com eletrodos.

No final do tratamento, ele sofreu uma redução de 94% nas ondas de calor. Sua qualidade de sono melhorou em 87%, medida por um teste padronizado.

Embora a qualidade do sono tenha caído em um acompanhamento de 12 semanas, ele permaneceu na faixa de “boa qualidade de sono”, de acordo com o estudo.

Em uma entrevista com Elkins, o Sr. W, após várias semanas de terapia, disse que isso o ajudou muito. Ele disse:

Uma vez, fiquei tão relaxado que achei que podia me ouvir roncando, mas pude ouvir a jovem que estava me conduzindo pelos passos da hipnose, onde eu iria me sentir mais confortável.

Antes do tratamento, ele costumava experimentar cerca de 160 ondas por semana, acompanhados de calor intenso e sudorese profusa. Mas, durante o tratamento, os pacientes caíram para cerca de 15 por semana, disse ele na entrevista.

Enquanto em hipnose, ele visualizou a pesca, usando botas de borracha imaginárias, entrando na água e aproveitando a brisa fresca. A terapia “eliminou as ondas, acalmou-me, arrefeceu o meu corpo“, disse. “Durante uma sessão, eu precisei de um cobertor. A auto-hipnose foi fortalecedora.

Tratar ondas de calor em mulheres com a hipnose

Durante seus estudos anteriores com mulheres na pós-menopausa e sobreviventes de câncer de mama, Elkins descobriu que em mulheres que haviam sido submetidas à terapia de relaxamento hipnótico, a ocorrência de ondas de calor reduziu em 80%.

Elas também relataram melhora na qualidade de vida e diminuição da ansiedade e depressão. “E isso tudo sem o aumento do risco de câncer de mama ou doenças cardíacas associadas a tratamentos hormonais, como estrogênio ou progesterona“, disse Elkins.

Essas 187 mulheres receberam sessões semanais durante um período de cinco semanas de terapeutas treinados clinicamente. Elas também praticavam auto-hipnose.

Os resultados foram monitorados usando monitores de pele com eletrodos e mantendo registros de quando as mulheres tinham ondas de calor, com que frequência, quão severas eram e o que poderia ter desencadeado as ondas, como estresse, alimentos condimentados ou estar em um quarto quente.

Reconhecendo que a terapia de reposição hormonal tem seus benefícios de melhorar a saúde óssea e reduzir o risco de câncer de cólon em mulheres, Elkins disse: “Não há um tamanho único. Mas a terapia de relaxamento hipnótico mostrou ser a opção mais eficaz livre de drogas. além de ter poucos ou nenhum efeito colateral.

 

Compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude a conscientizar mais pessoas sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata!

 

Fonte: