A importância da ciência talvez nunca tenha sido tão discutida e enfatizada quanto o período da pandemia do coronavírus. Do dia para a noite, as pessoas viram na ciência a possibilidade de terem os seus comércios novamente abertos, de poderem ir a um show no final de semana ou simplesmente de se sentirem seguras ao tomarem o café da manhã na padaria.
Com isso, todas as expectativas foram voltadas, imediatamente, para os cientistas. Afinal, são os pesquisadores que podem descobrir o que muitos querem saber como, por exemplo:
- como algumas pessoas convivem com pessoas infectadas e não se infectam, mesmo sem que já estejam vacinadas?
- as vacinas já conhecidas são efetivas quanto às novas variantes?
- de quanto em quanto tempo a pessoa precisa ser vacinada?
Essas são apenas algumas das perguntas que os pesquisadores buscam responder atualmente. É por isso que muitas pessoas estão buscando saber como essa pesquisa científica funciona. Como uma nova vacina é feita? Por que a Anvisa não aprova todas as vacinas? Quais são as etapas de produção? Veja essas e outras respostas sobre o tema!
O conceito e a importância da ciência e do método científico
A importância da ciência vem sendo enfatizada nos últimos tempos, mas afinal, o que é ciência? Em resumo, ciência é a busca do conhecimento que possa ser comprovado por meio de experimentos. Esses, por sua vez, são baseados em metodologias específicas, que permitem chegar a uma conclusão segura e real. Essa metodologia é chamada de metodologia científica.
O método científico parte do pressuposto de que há uma explicação natural, que pode ser descoberta, para a maior parte das coisas. Assim, ao estudar um tema qualquer, os cientistas observam o problema de vários ângulos, tentando sempre entender a sua origem.
A ideia é sempre identificar a causa e buscar uma solução para a adversidade. Entretanto, para que tudo isso seja possível, é necessário ter um rigoroso sistema de estudo. Afinal, só assim os dados serão confiáveis.
Essas regras rígidas, nas quais os experimentos científicos são realizados, são os métodos. Já o estudo ou a reunião de diversos métodos é chamada de metodologia científica. Para ficar mais fácil compreender, pense que a ciência é a busca ou o entendimento palpável de algo que acontece.
Já o método científico se refere aos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho de pesquisa. Por fim, a metodologia científica diz respeito ao conjunto de métodos que foi usado para realizar determinado experimento.
Como o método científico se aplica às pesquisas sobre o coronavírus
Para elaborar uma pesquisa científica é preciso:
- observar o que está acontecendo;
- identificar perguntas;
- formular uma hipótese;
- fazer os testes, cada um com o seu método científico adequado;
- analisar os resultados obtidos;
- fazer a conclusão do estudo embasada nos resultados.
Como tudo isso impacta nas pesquisas sobre o coronavírus? A existência de métodos tem fundamentos, pois, na ciência, é preciso comprovar o que se diz. Assim, não adianta basear uma indicação em torcidas ou crenças. É necessário realizar um experimento, avaliar e concluir, ou seja, estudar com base em métodos científicos.
Em épocas adversas como as atuais, a importância da ciência fica ainda mais evidente. Principalmente quando mentiras e a divulgação de opiniões sem fundamento resultam em mortes.
Nesse contexto, é preciso levantar as hipóteses. Entretanto, é por meio da experimentação que essa hipótese pode ser dada como correta ou nociva. E é só a partir da conclusão de inúmeros estudos que é possível, por exemplo:
- indicar um protocolo de tratamento para a covid-19 que seja mais promissor;
- desenvolver e disponibilizar vacinas;
- elencar fármacos efetivos, bem como a dosagem e quando devem ser administrados.
Dessa forma, o método científico permite que a ciência atue sobre um protocolo seguro, de forma que reduza as incertezas e norteie a construção do conhecimento.
Além da maior discussão sobre a importância da ciência, os impactos na mente e no comportamento do consumidor também foram notados com a pandemia. Veja quais são eles.