Ansiedade na quarentena: como superá-la com auto-hipnose

Tempo de leitura: 4 minutos

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Não há dúvidas que ficar em casa é a melhor alternativa para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Autoridades da saúde do mundo inteiro pedem para que as pessoas fiquem em casa, lavem as mãos e usem máscara. Muitas vezes, todas essas mudanças na rotina de uma vez só resultam em ansiedade na quarentena

Com as diversas informações sobre hospitais lotados e pessoas acometidas pela doença, aliadas à alteração na rotina e nas incertezas econômicas que o mundo vem enfrentando, aumenta a possibilidade do indivíduo desenvolver um quadro de ansiedade

Se você está passando por isso, saiba que a auto-hipnose poderá ajudar! Veja dicas e saiba mais sobre o problema!

O desafio de lidar com a ansiedade na quarentena  

Durante esse período de mudanças e de isolamento, a forma como a mente e o corpo de cada um responde é diferente. Há muitas pessoas que sofrem com a ansiedade na quarentena e que nunca tinham apresentado nenhum sintoma antes. Assim, podemos dizer que é a pressão do momento que está levando esses indivíduos a um quadro de ansiedade. Dentre os sintomas físicos que essas pessoas podem apresentar estão: 

  • começar a falar rápido;
  • ter palpitação no coração;
  • começar a agitar pernas e braços;
  • apresentar respiração ofegante;
  • roer unhas;
  • sentir as mãos tremerem;
  • notar presença de tensão muscular;
  • se irritar facilmente;
  • ter insônia;
  • perceber a boca seca;
  • sentir dor de cabeça, entre outros sintomas.

Além disso, há sintomas mentais que podem ser apresentados em um quadro de ansiedade na quarentena como: 

  • a pessoa ficar muito preocupada;
  • não conseguir se concentrar em nada;
  • fica nervosa e com medo constante;
  • tem a sensação de que algo ruim vai acontecer a todo momento.

Como cuidar da saúde mental durante a quarentena?

Tenha você apresentado ou não sinais de ansiedade na quarentena, cuidar da saúde mental é sempre importante. Veja algumas dicas que poderão ajudá-lo (a) durante esse período. 

Mantenha contato com as pessoas queridas

A tecnologia pode ajudar você a conversar com amigos e familiares, mesmo que a distância. Ligue para as pessoas, faça chamadas de vídeo e interaja em grupos.

Além disso, esse é um bom momento para procurar amigos que moram longe, e que há tempos você não fala. Afinal, já que teoricamente temos mais tempo em casa, é hora de aproveitar para retomar o contato com eles. 

Tenha uma rotina saudável

Não é porque você está em casa que vai passar o dia todo de pijama. Mantenha uma boa rotina e tenha hábitos saudáveis. Coma frutas, verduras e legumes.

Além disso, tome sol, nem que seja na sacada e não se esqueça de fazer algum exercício físico, dentro de casa mesmo. Essas ações contribuem para a saúde mental e ajudam a diminuir os sinais de ansiedade durante a quarentena. 

Faça alguma coisa que gosta

Há muito o que você pode fazer em casa e que te deixará bem. Quem adora plantas, pode cuidar delas. Se você gosta de ler, aproveite para colocar a sua pilha de livros em dia.

Já para os amantes de séries, há sempre uma novidade nos serviços de streaming – existem inclusive filmes que falam sobre hipnose (veja aqui). Seja crochê, tricô, bordado, artesanato ou costura, sempre existe alguma coisa que você possa fazer. Esse é um ótimo momento para isso, já que pode ajudar a manter a mente ocupada e feliz. 

Controle os seus pensamentos 

Sempre que notar que está com os pensamentos voltados para algo ruim, faça algo para mudar o foco. Comece a ler um livro ou ver um filme para focar a mente em outra coisa. 

O controle dos pensamentos ficará mais fácil se você praticar a auto-hipnose. Afinal, ela ajudará a relaxar e a voltar a mente para coisas positivas. 

Respire com calma

Além disso, outra prática que você aprende ao realizar a auto-hipnose é a respiração. Ela poderá ajudar a acalmar a mente e a diminuir os sintomas da ansiedade na quarentena. Para isso, siga os seguintes passos:

  • inspire, lentamente, e sinta o ar entrando no seu corpo;
  • segure o ar por três segundos;
  • expire, lentamente.

Conte até 3 (três) e volte a fazer o mesmo procedimento. Dessa forma, você sentirá muito mais relaxado (a) e tranquilo (a). 

Quer saber mais e aprender a usar a auto-hipnose para controlar a ansiedade? Então confira o roteiro completo que preparamos neste outro artigo. Até a próxima!

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