Medo de avião: como tratar essa fobia

Tempo de leitura: 5 minutos

Rate this post

Viajar, se divertir, conhecer lugares novos ou até ir visitar amigos que moram distantes… Quem não gosta disso? Mudar de ambiente é muito bom, mas dependendo do local, só é possível chegar dentro de uma aeronave, ou seja, torna-se praticamente impossível para quem tem medo de avião. É o seu caso? 

Saiba que não é o único a passar por isso. Há muitas pessoas que preferem ficar dois dias na estrada a duas horas em um voo. A boa notícia é que há alguns tratamentos que podem ser realizados para minimizar o problema ou até curá-lo. Dentre eles, terapia e hipnose

Conheça mais sobre o medo de avião e veja como fazer para ficar livre dele. 

Como saber se você tem medo de avião? 

Provavelmente você está pensando: “eu sei que tenho medo de avião, não preciso saber os sintomas”. É verdade, você pode até conhecer bem a sensação de medo, mas saiba que os casos são diferentes e há pessoas que apresentam uma fobia mais intensa. 

Existem indivíduos, por exemplo, que só de chegarem a um aeroporto começam a se sentir mal e podem até apresentar uma crise de pânico. Já outros apresentam sintomas mais comuns como:

  • Aumento do ritmo cardíaco;
  • Irritação;
  • Tontura;
  • Ansiedade;
  • Náuseas; 
  • Tremores;
  • Dificuldade para respirar; 
  • Tontura;
  • Sudorese excessiva, entre outros. 

Além disso, há quem consiga controlar o medo e fazer uma viagem curta, como existem pessoas que se sentem angustiadas só de pensar nessa possibilidade. Se em um primeiro momento isso pode não parecer um problema, se você for pensar bem, pode abalar até a vida profissional.

Já pensou se uma pessoa que tem medo de avião consegue uma promoção na empresa na qual trabalha, mas no novo cargo deverá fazer viagens rápidas de negócio? Para ir e voltar ela precisará voar e o medo de avião poderá impedi-la de desempenhar na função e crescer profissionalmente. 

Além disso, para essas pessoas, conhecer um local distante acaba ficando mais difícil. Se ela morar no Rio Grande do Sul e quiser conhecer o Amazonas, passará diversos dias na estrada, tornando o passeio muito cansativo e mais improvável de ser realizado, concorda? Pois é, o medo de avião pode prejudicar bastante a vida. Por isso, é preciso procurar um tratamento especializado. 

Como tratar o medo de avião? 

Em um caso extremo, no qual você precise voar de qualquer forma, procurar um médico psiquiatra é o indicado. Ele poderá avaliar o seu quadro e receitar um calmante que possa ajudar você a entrar na aeronave e realizar a viagem. Porém, só o medicamento imediato não vai curar.

Ele até poderá fazer parte do tratamento como um todo, mas como o medo já está presente na mente, é preciso abordar a fobia de avião em todos os seus aspectos. Além disso, é necessário saber a intensidade do problema, para tratá-lo de forma específica. 

Assim, além da indicação de medicamentos, que deve ser feita por psiquiatra, você poderá precisar realizar terapia, hipnose e dessensibilização.  

Terapia cognitivo-comportamental

Esse tratamento, que pode ser feito em grupo ou individual, vai ajudar você a perceber o motivo de ter fobia de avião. Compreendendo o pensamento e as emoções que fazem com que você não consiga voar tranquilamente, terá como trabalhá-las e melhorá-las, para ter uma boa qualidade de vida. 

Durante a terapia cognitivo-comportamental, você irá refletir sobre as experiências vividas e poderá identificar que o medo de avião foi causado por uma delas. Além disso, o profissional poderá investigar se o seu medo de avião é consequente de outra fobia que você possua, como por exemplo  acrofobia (medo de altura) ou claustrofobia (medo de ficar em lugares fechados).

Caso identifique que o medo de avião é consequência de outra fobia, será necessário tratá-la, para poder obter um resultado positivo. 

Dessensibilização

Essa técnica é complementar à terapia e consiste em colocar a pessoa para enfrentar o que ela teme. Calma, ninguém vai obrigar você a voar. Porém, de forma supervisionada, você será convidado a entrar em um aeroporto, acompanhar a chegada e a decolagem de aeronaves, entre outros. Sempre acompanhado por um terapeuta. 

Com o tempo e a melhora, o terapeuta poderá propor o uso de um simulador de voo, que fará com que você tenha a experiência de uma viagem aérea, sem sair do solo. Isso ajudará a enfrentar o medo de avião.

Hipnose para tratar medo de avião

Ainda com alternativa de tratamento dessa fobia, é possível aplicar uma técnica de hipnose chamada de Ericksoniana. Através dela, é possível encontrar, dentro da mente, o que levou você a ter medo de avião.  

O hipnoterapeuta irá ajudá-lo a encontrar a causa do problema em seu inconsciente, para que você possa trabalhá-la. O interessante desta forma de tratamento do medo de avião é que ele é personalizado. Afinal, as experiências e angústias pessoais são únicas e merecem uma atenção especial para que sejam solucionadas. 

Com a técnica de Hipnose Ericksoniana você fará uma verdadeira “limpeza interna” e conseguirá se livrar dos medos. Em muitos casos, é possível usar apenas a hipnose no tratamento do medo de avião, sem precisar de medicamentos. 

Além dessa, há outras técnicas para tratar fobia. Conheça e mude a sua vida para melhor

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação / 5. Vote count: