Eventualmente, qualquer pessoa pode sentir receio de errar ou de não ser aceito por outras pessoas. Porém, quando isso é frequente, é preciso avaliar se o medo não está atrapalhando a vida profissional ou social. Caso esteja, é hora de procurar formas de perder a timidez.
Contudo, antes de procurar ajuda, é preciso conhecer as alternativas de tratamento existentes. Além disso, é importante saber que você não é o único a passar por isso. A timidez é algo frequente e pode ser superada de diversas formas, como, por exemplo, fazendo terapia ou hipnose.
Conheça mais sobre esse comportamento e conheça formas eficazes para perder a timidez! Continue a leitura!
Quer perder a timidez? Comece entendendo o que é!
Pode-se dizer que timidez é um processo psicológico que, inconscientemente, inibe uma ou mais ações humanas Muitas vezes, é consequente de memórias que ficam arquivadas no inconsciente ou subconsciente.
Há casos nos quais a timidez leva à fobia social, que é consequente de traumas, principalmente na infância e adolescência. Dentre eles, experiências ruins na família ou até com colegas de escola, como no caso de vítimas de bullying.
Além disso, tanto a timidez quanto a fobia social podem estar ligadas à baixa autoestima. Pessoas com pouca ou sem autoconfiança sentem que não são tão eficientes quanto aos demais. Dessa forma, evitam se expor para não serem humilhadas.
Assim, é possível classificar a timidez como:
- Crônica: quando a pessoa é afetada por ela em todas as áreas, desde a pessoal até a profissional;
- Situacional: quando a timidez acontece em um momento específico, como, por exemplo, ao falar em público;
- Eventual: quando o indivíduo é vítima de boato ou de outra situação traumática como, por exemplo, de racismo, tornando-se introvertida.
Quais são as características de uma pessoa tímida?
Há vários sinais que podem indicar que a pessoa é tímida. Caso perceba algum desses sinais, pode ser interessante procurar maneiras de perder a timidez. Dentre os sinais mais comuns do sujeito tímido estão:
- dificuldade de oratória ou ansiedade, que faz com que a pessoa tenha o famoso “branco” na hora de se apresentar;
- medo de fracassar, medo de ser rejeitado, insegurança;
- muita preocupação com o que os outros acham;
- vergonha, vermelhidão facial;
- procura pelo isolamento.
Quando é colocado a uma situação que faz com que ela fique tímida, a pessoa também pode apresentar sintomas como:
- tremores;
- transpiração;
- aumento da frequência cardíaca;
- gagueira;
- dificuldade em falar;
- boca seca;
- dificuldade respiratória;
- dor abdominal;
- tensão muscular;
- cólica e diarreia.
Como perder a timidez?
Pessoas tímidas têm dificuldade de relacionamento e podem ser afetadas até no ambiente de trabalho. Afinal, falar em público, atender a clientes e apresentar publicamente os resultados da empresa são rotinas comuns para diversos cargos.
Quando a timidez impede que a pessoa exerça essas atividades, ela atrapalha o desenvolvimento da carreira. Dessa forma, é importante buscar alternativas para perder a timidez. Conheça algumas delas.
Fazer aulas de dança e de teatro
Uma maneira muito indicada para perder a timidez é através da dança e do teatro. As aulas ajudam a pessoa a aprender a se expressar com o corpo e a fala. Além disso, fazem com que a pessoa fique mais à vontade tanto no relacionamento com o outro, quanto na exposição ao público.
A procura por essas atividades cresceu tanto, que hoje existem cursos específicos para perder a timidez. Neles, os alunos exercitam, principalmente, a voz e o improviso.
Fazer terapia
Através da terapia, é possível trabalhar a reprogramação de pensamentos = o que é guardado no subconsciente. Dessa maneira, ela ajuda a empoderar as pessoas e a reverter os pensamentos negativos. A ideia é evitar que o indivíduo desvalorize a sua capacidade natural. Embora não seja possível curar a timidez com terapia, a pessoa aprende a trabalhá-la.
Auto-hipnose para perder a timidez
Além das duas alternativas citadas acima, saiba que a técnica de auto-hipnose pode ajudar a pessoa a controlar a ansiedade e a mente. Dessa forma, torna-se uma aliada de quem quer perder a timidez. Além disso, ela pode ser realizada a qualquer momento e em qualquer lugar, sem precisar da ajuda de ninguém. Assim, é possível praticar a auto-hipnose sempre que precisar e que se sentir inseguro.
Como benefícios da auto-hipnose para perder a timidez podemos citar:
- ajuda a pessoa a acreditar em si mesma, desenvolvendo a autoestima e a autoconfiança;
- permite que sejam identificadas as causas da timidez, como um trauma sofrido, e trabalhá-las;
- colabora para o controle da ansiedade, com a técnica de respiração e de controle dos pensamentos;
- ajuda a relaxar antes de falar em público ou de conhecer pessoas novas;
- auxilia a pessoa a lidar melhor com as críticas e filtra o que realmente é relevante (e o que deve ser descartado!).
Dessa forma, a hipnose torna-se uma ferramenta importante para quem quer perder a timidez e controlar a ansiedade. Na rotina diária, ela ajuda a superar imprevistos e enfrentar situações que possam ser menos confortáveis à pessoa tímida.
O que acha de aprender a técnica de auto-hipnose agora mesmo? Conheça o nosso curso e comece a praticar.