Eventualmente, qualquer pessoa pode sentir receio de errar ou de não ser aceito por outras pessoas. Porém, quando isso é frequente, é preciso avaliar se o medo não está atrapalhando a vida profissional ou social. Caso esteja, é hora de procurar formas de perder a timidez.

Contudo, antes de procurar ajuda, é preciso conhecer as alternativas de tratamento existentes. Além disso, é importante saber que você não é o único a passar por isso. A timidez é algo frequente e pode ser superada de diversas formas, como, por exemplo, fazendo terapia ou hipnose.

Conheça mais sobre esse comportamento e conheça formas eficazes para perder a timidez! Continue a leitura!

Quer perder a timidez? Comece entendendo o que é!

Pode-se dizer que timidez é um processo psicológico que, inconscientemente, inibe uma ou mais ações humanas Muitas vezes, é consequente de memórias que ficam arquivadas no inconsciente ou subconsciente.

Há casos nos quais a timidez leva à fobia social, que é consequente de traumas, principalmente na infância e adolescência. Dentre eles, experiências ruins na família ou até com colegas de escola, como no caso de vítimas de bullying.

Além disso, tanto a timidez quanto a fobia social podem estar ligadas à baixa autoestima. Pessoas com pouca ou sem autoconfiança sentem que não são tão eficientes quanto aos demais. Dessa forma, evitam se expor para não serem humilhadas.

Assim, é possível classificar a timidez como:

Quais são as características de uma pessoa tímida?

Há vários sinais que podem indicar que a pessoa é tímida. Caso perceba algum desses sinais, pode ser interessante procurar maneiras de perder a timidez. Dentre os sinais mais comuns do sujeito tímido estão:

Quando é colocado a uma situação que faz com que ela fique tímida, a pessoa também pode apresentar sintomas como:

Como perder a timidez?

Pessoas tímidas têm dificuldade de relacionamento e podem ser afetadas até no ambiente de trabalho. Afinal, falar em público, atender a clientes e apresentar publicamente os resultados da empresa são rotinas comuns para diversos cargos.

Quando a timidez impede que a pessoa exerça essas atividades, ela atrapalha o desenvolvimento da carreira. Dessa forma, é importante buscar alternativas para perder a timidez. Conheça algumas delas.

Fazer aulas de dança e de teatro

Uma maneira muito indicada para perder a timidez é através da dança e do teatro. As aulas ajudam a pessoa a aprender a se expressar com o corpo e a fala. Além disso, fazem com que a pessoa fique mais à vontade tanto no relacionamento com o outro, quanto na exposição ao público.

A procura por essas atividades cresceu tanto, que hoje existem cursos específicos para perder a timidez. Neles, os alunos exercitam, principalmente, a voz e o improviso.

Fazer terapia

Através da terapia, é possível trabalhar a reprogramação de pensamentos = o que é guardado no subconsciente. Dessa maneira, ela ajuda a empoderar as pessoas e a reverter os pensamentos negativos. A ideia é evitar que o indivíduo desvalorize a sua capacidade natural. Embora não seja possível curar a timidez com terapia, a pessoa aprende a trabalhá-la.

Auto-hipnose para perder a timidez

Além das duas alternativas citadas acima, saiba que a técnica de auto-hipnose pode ajudar a pessoa a controlar a ansiedade e a mente. Dessa forma, torna-se uma aliada de quem quer perder a timidez. Além disso, ela pode ser realizada a qualquer momento e em qualquer lugar, sem precisar da ajuda de ninguém. Assim, é possível praticar a auto-hipnose sempre que precisar e que se sentir inseguro.

Como benefícios da auto-hipnose para perder a timidez podemos citar:

Dessa forma, a hipnose torna-se uma ferramenta importante para quem quer perder a timidez e controlar a ansiedade. Na rotina diária, ela ajuda a superar imprevistos e enfrentar situações que possam ser menos confortáveis à pessoa tímida.

O que acha de aprender a técnica de auto-hipnose agora mesmo? Conheça o nosso curso e comece a praticar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *