Persuasão e influência: como desenvolver habilidades sociais?

Tempo de leitura: 4 minutos

4.7
(3)

Você tem o poder de persuasão e influência? Saiba que essas são habilidades muito importantes, não apenas para o convívio social, mas também na vida profissional. 

Pessoas que possuem essas características costumam ser boas vendedoras, ter maior facilidade de liderança e até de crescer na carreira. Afinal, saber reunir e motivar a equipe são pontos importantes de um chefe. Quem tem poder de persuasão e influência têm maiores chances de desempenhar esse papel. 

Se você não possui essas características, fique tranquilo, pois é possível desenvolvê-las. Práticas do dia a dia e até a hipnose social podem ajudar. Veja dicas! 

Inteligência emocional x persuasão e influência

O primeiro passo para desenvolver as habilidades de persuasão e influência é buscar pela inteligência emocional. Isso, nada mais é do que a capacidade que uma pessoa tem de trabalhar os próprios sentimentos, de forma que possa controlá-los em seu dia a dia. 

De uma maneira simples, podemos falar que quem desenvolve inteligência emocional sabe reconhecer as próprias emoções, bem como as dos outros. Dessa forma, torna-se capaz de despertar empatia.

Isso é essencial para construir um relacionamento com outras pessoas, a ponto de facilitar o processo de convencimento.  

Aprenda a falar de forma agradável

Outro cuidado que uma pessoa que quer desenvolver as habilidade de persuasão e influência precisa ter é se comunicar bem. A forma como fala, o tom da voz e até a velocidade podem influenciar diretamente no sucesso, ou não, do processo de convencimento. 

Para ficar mais fácil de compreender, pense em uma pessoa que fala muito rápido, por exemplo. Além de ser difícil compreendê-la, ela passa uma imagem de estar insegura e isso não é bom. Por isso, é preciso buscar um equilíbrio e encontrar um tom e velocidade agradáveis para se comunicar. 

Fique atento à linguagem

Além da forma como fala, é preciso se preocupar com o que fala. Lembre-se sempre que se você quer persuadir e influenciar pessoas, precisa fazer com que elas entendam o que você está dizendo.

Além disso, é preciso que elas notem que você tem propriedade no que fala. Por isso, os termos usados devem ser adequados à ocasião.

Para ficar mais simples de compreender, imagine um médico. Ele está diretamente envolvido em pesquisas sobre o coronavírus, por exemplo, bem como atende pacientes com regularidade. Você acha que os termos que ele usa para abordar o tema com outros pesquisadores, são os mesmos que ele cita para a pessoa que chega para ser atendida no hospital? 

Provavelmente a resposta é não. Enquanto com outros pesquisadores, o médico precisa mostrar que realmente sabe do que está falando e, para isso, usa termos técnicos, ao se comunicar com o paciente, ele precisa garantir que a pessoa compreenda todas as orientações. Por isso, é importante usar uma linguagem séria e mais coloquial. 

Essa adequação é essencial para a quem quer desenvolver a persuasão e influência de pessoas. Saber se fazer entender é um passo importante. Fique atento (a)! 

Saiba ouvir 

Quando você pára para ouvir alguém, você mostra para a pessoa que se preocupa com o que ela pensa. Dessa forma, ela se sente incluída no processo e, naturalmente, fica mais sensível e disposta a contribuir para que o objetivo seja alcançado.

Sem contar que um bom ouvinte acaba sendo mais querido e, dessa forma, consegue vender as ideias com mais facilidade. Por isso, busque dar esse tipo de atenção das pessoas à sua volta e, caso não saiba, aprenda a parar e escutar o que os outros têm a dizer.

Hipnose conversacional

Todas essas habilidades (entre outras) podem ser desenvolvidas por meio da hipnose conversacional. Ela ensina a usar a linguagem corretamente, de forma que a pessoa consiga atingir o objetivo almejado. Para isso, trabalha o uso de:

  • metáforas;
  • condução de conversas;
  • padrões de linguagem;
  • técnicas de comunicação não verbal, como expressões faciais e corporais. 

Algumas dessas técnicas de hipnoterapia são usadas por grandes líderes. Há ainda candidatos ao governo, dos mais diferentes países, que treinam técnicas de persuasão e influência para terem um bom aproveitamento em campanhas políticas. 

Conheça a hipnose na política e descubra como a linguagem hipnótica causa influência.

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação 4.7 / 5. Vote count: 3

No votes so far! Be the first to rate this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *