Terapia online funciona? 4 perguntas e respostas sobre o assunto

Tempo de leitura: 4 minutos

5
(1)

A pandemia do coronavírus impulsionou a descoberta ou redescoberta de novos recursos tecnológicos,  como as videochamadas. Nesse contexto, a terapia online funciona e é uma opção de tratamento para pessoas que não podem sair de casa ou não têm acesso a profissionais da área na cidade em que moram. É também uma ótima alternativa para indivíduos que enfrentam algum problema, como a depressão ou fobia social, e têm dificuldade em sair de casa.

Embora essa alternativa de tratamento seja legalizada e muito útil, é preciso ter alguns cuidados na hora de escolher onde fazer terapia online. Tire todas as suas dúvidas, veja como terapia online funciona e como escolher um local para fazê-la. 

O que é terapia?

Terapia é o nome popular dado para a psicoterapia (cura da mente). Ela consiste em um conjunto de técnicas, aplicada pelo psicólogo, que visam ajudar a pessoa a adquirir mais qualidade de vida. Isso pode ser feito por meio da interpretação de eventos e alternativas de práticas terapêuticas que ajudem a diminuir um eventual sofrimento

A terapia funciona para diferentes casos, que vão desde fobias a problemas conjugais. Independente do tipo de problema psíquico, ela consegue colaborar com o tratamento e ajudar o paciente a obter resultados positivos. Durante esse processo, o indivíduo aprende a compreender mais sobre si mesmo e a lidar com as próprias emoções. 

4 perguntas e respostas sobre o assunto

Como funciona a terapia online?

A terapia online funciona de forma semelhante à terapia convencional. No entanto, não requer proximidade física entre terapeuta e cliente. Além disso, a pessoa que oferece esse trabalho a distância precisa ter alguns cuidados

O principal deles é fazer uso de uma plataforma virtual que garanta o sigilo entre profissional e paciente, ou seja, precisa ser segura. Além disso, para aumentar ainda mais a segurança do procedimento, é preciso criar uma nova sala virtual a cada cliente que é atendido. 

Embora a terapia online seja segura e legalizada pelo Conselho Federal de Psicologia, nem sempre ela pode ser adotada. Em alguns quadros, entende-se que é essencial que a pessoa esteja presente em um consultório. É o caso, por exemplo, de situações de:

  • violência;
  • surtos;
  • catástrofes;
  • acidentes graves. 

Assim como o procedimento físico, a terapia online funciona baseada na palavra e na escuta. Nesse meio, a câmera passa a ser uma aliada e torna-se a responsável por aproximar cliente e profissional. 

Quanto custa uma terapia online?

O valor da terapia online varia muito de acordo com o caso, com o especialista e com a necessidade do indivíduo. No entanto, na maioria das vezes, ele é menor do que os cobrados em um atendimento presencial. Seja como for, é indicado procurar por um profissional que atue em sua área, cujo valor caiba em seu orçamento. 

Onde fazer terapia online?

Há vários profissionais que oferecem o tratamento por meio da terapia online. Por isso, antes de agendar a primeira sessão é importante saber se aquele psicoterapeuta tem o trabalho voltado para as suas necessidades. 

É possível descobrir a área de atuação da pessoa pelo currículo profissional. Além disso, é preciso pesquisar para ver se o profissional está cadastrado no Conselho Regional de Psicologia e se é autorizado pelo órgão para fazer atendimento online

Para que o psicoterapeuta possa atender virtualmente, ele precisa se cadastrar no Conselho Regional de Psicologia e passar por uma análise. Só depois disso receberá a autorização para esse tipo de trabalho. Além disso, o psicólogo terá que especificar a plataforma usada, para garantir que o paciente terá o sigilo das informações garantido.

A terapia online funciona? 

Sim, a terapia online funciona! No entanto, para fazê-la, o paciente precisa ter alguns cuidados. Um deles é usar apenas o computador pessoal e nunca o PC de uma lan house ou de instituição pública. Isso é essencial para garantir que mais ninguém irá ouvir os relatos e a conversa com o profissional.

Além disso, é necessário ter uma boa conexão de internet, para evitar que o sinal caia durante a sessão. O ambiente deve estar tranquilo e é preciso garantir que não haja interrupções. 

Tudo isso ajudará a obter melhores resultados no tratamento. Além disso, é possível fazer uso, junto do tratamento da terapia online, da hipnoterapia. A hipnose ajuda a pessoa a identificar a origem do problema, se autoconhecer, adquirir autocontrole e aliviar angústias e ansiedades.

No geral, a hipnose consegue potencializar o resultado da terapia, trazendo melhor qualidade de vida e alívio do sofrimento emocional em pouco tempo. A hipnoterapia pode ser usada para tratar diversos problemas como, por exemplo:

  • ansiedade;
  • traumas;
  • depressão;
  • hiperatividade;
  • fobias.

Por fim, a hipnoterapia também pode ser realizada à distância. Assim, mesmo que não exista um profissional da área em sua cidade, você poderá receber o tratamento almejado. Veja como funciona a hipnoterapia online.

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação 5 / 5. Vote count: 1

No votes so far! Be the first to rate this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =