Auto-hipnose para se sair bem no Enem e no vestibular

Tempo de leitura: 5 minutos

4 (80%) 1 vote[s]

A prova do Enem ou a do vestibular faz com que muitas pessoas percam o sono. Afinal, meses e mais meses de estudo são colocados à prova em algumas poucas horas. Nesse sentido, um simples erro de interpretação ou até um X no lugar errado pode comprometer a tão sonhada vaga no ensino superior.

Para os estudantes, o sonho de entrar na Universidade é tão grande quanto o turbilhão de emoções nesse período. Assim, mesmo com muita dedicação, é praticamente impossível não ficar ansioso ou nervoso. Aquele frio na barriga só de pensar na prova é comum e normal, mas pode atrapalhar.

Quando uma pessoa está ansiosa, principalmente sob a pressão do tempo, ela tem dificuldade de concentração. Com isso, não consegue lembrar o que estudou, tem dificuldade de raciocinar e pode até ter o famoso “branco”. 

Para isso, existem técnicas no sentido de facilitar o aprendizado e o desempenho na hora da prova. Práticas como ioga e até hipnose ajudam muitos alunos em busca de calma no vestibular.

Por isso, vamos falar da importância da auto-hipnose para conquistar um resultado positivo nas provas! Continue lendo!

Auto-hipnose x vestibular

Você certamente já ouviu falar em hipnose, certo? Por meio da uma técnica realizada por um hipnólogo, é possível deixar a mente atenta e focada.  Podemos falar que é um estado de profundo de relaxamento, no qual a pessoa segue consciente. Durante o chamado “transe”, ela é capaz de reorganizar os pensamentos e o subconsciente de forma positiva. 

Quando a pessoa, sozinha, consegue relaxar e auto induzir a hipnose, é chamado de auto-hipnose. 

Assim, é possível concluir que uma pessoa que aprende a realizar a auto-hipnose tem um maior controle da mente. Com isso, ela consegue dominar as suas angústias e inseguranças, fazendo com que o pensamento foque no objetivo

Tendo em mente o Enem ou o vestibular, a auto-hipnose pode ajudar o estudante a relaxar e focar na prova. Dessa forma, terá maior atenção e pode melhorar o desempenho. Existem especialistas que dizem até que a hipnose é capaz de dobrar a quantidade de acertos em exames.

Como a auto-hipnose é útil no vestibular?

A primeira coisa que você precisa pensar, é que ao aprender a técnica de auto-hipnose, vai poder realizá-la sozinho. Desse modo, não será preciso ter um hipnoterapeuta por perto, nem de ir a um local específico. Em qualquer ambiente, será possível seguir o passo a passo e relaxar a mente. No entanto, o praticante precisa se capacitar para isso.

Com a auto-hipnose, o estudante poderá usar a técnica em diversas etapas como:

  • No estudo para o vestibular, visando manter o foco;
  • Nos dias que antecedem a prova, para relaxar;
  • Minutos antes de entrar no local de prova, para controlar a ansiedade;
  • No próprio ambiente de provas, para controlar a mente e focar;
  • Depois do grande dia, para diminuir a ansiedade na espera pelo resultado. 

Com a auto-hipnose, por meio do controle da mente, é possível atingir o objetivo e conquistar novos hábitosPor isso, veja agora alguns benefícios que a hipnoterapia oferece ao vestibulando. 

Melhora a autoconfiança

Primeiramente, para ter sucesso no Enem ou na prova do vestibular, é preciso confiar em si mesmo. Com o domínio da mente proporcionado pela auto-hipnose, você consegue melhorar a autoestima e, consequentemente, a autoconfiança. Assim, pode se sentir mais preparado para os desafios que virão à frente. 

Melhora da concentração

Como a técnica ensina a controlar a mente, você poderá usá-la para se concentrar. Com a auto-hipnose,é possível se libertar de pensamentos aleatórios e direcionar a atenção para o ponto principal. Neste caso, a leitura e a resolução de questões. 

Dessa forma, terá mais concentração e foco para a leitura dos enunciados e respostas. Estando focado na leitura e recordando o que estudou, poderá pontuar mais.

Diminui o cansaço mental 

Mesmo que ninguém te cobre um resultado positivo na prova do vestibular, é comum sentir uma pressão interna. Isso, aliado ao esforço para estudar e aprender todo o conteúdo, deixa a mente cansada.

Com a prática da auto-hipnose, você pode conseguir relaxar a mente e diminuir o cansaço mental.

Diminui a ansiedade e o estresse

Ansiedade na hora da prova é muito prejudicial. O estudante acaba não conseguindo se concentrar, esquece o que estudou e, muitas vezes, tem dificuldade até para ler a questão. Nesse sentido, a auto-hipnose trabalha o estresse e a ansiedade

Com a técnica, você consegue entrar em um estado de relaxamento. Assim, alivia a mente das demais preocupações. Isso faz com que a ansiedade diminua e você consiga recordar o que estudou. 

Memorização

A técnica também ajuda a potencializar a memorização. Isso é muito positivo para qualquer estudante que precisa aprender diversos conteúdos em um mesmo momento. 

Dessa maneira, a auto-hipnose é útil desde a preparação para o vestibular. Com ela, fica mais fácil aprender e chegar mais preparado e otimista para a prova.

Embora aqui tenham sido destacados os benefícios principais da auto-hipnose para o vestibular, saiba que ela ajudará em toda a sua vida. Seja nos concursos, em um problema no trabalho e até no dia-a-dia! Controlar a mente e as emoções ajuda qualquer pessoa a passar por adversidades de forma mais sadia. 

O que acha de aprender a fazer a auto-hipnose? Conheça o nosso curso e comece a praticar agora

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação / 5. Vote count:

Curso virtual de auto-hipnosePowered by Rock Convert