Yes Set: o que é e qual aplicação na hipnose?

Quem já tem familiaridade com termos da hipnose, já deve ter ouvido falar no Yes Set. Por outro lado, se você ainda está começando seus estudos sobre o assunto, explicaremos melhor ao longo deste artigo. 

Anteriormente explicamos o conceito de pré talk, que são gatilhos mentais utilizados antes de hipnotizar alguém. O Yes Set entra logo em seguida, já que seu objetivo é “testar” a conformidade do indivíduo antes a hipnose

O que seria então esse Yes Set? Apesar de alguns acreditarem que significa dizer SIM sete vezes, a palavra é SET e não SEVEN (sete em inglês). Logo, “set” significa “contexto” e “Yes Set” é o contexto de conformidade

Ficou curioso para entender? Continue lendo que vamos explicar!

Mas afinal, o que é o Yes Set?

De modo geral, o Yes Set é a forma de testar o quanto a pessoa está disposta a seguir as instruções do hipnoterapeuta

Logo depois do pré talk, o Yes Set já passa a ser utilizado, ou até mesmo antes. A ideia é sugerir ações para o indivíduo antes mesmo dele ser hipnotizado. Exemplo: peça que a pessoa “junte os pés”. 

Nesse exemplo, “juntar os pés” é algo que qualquer pessoa pode fazer mesmo sem estar hipnotizado. Porém, a ideia nesse caso é entender o quanto a pessoa está em conformidade com a situação. 

Do mesmo modo, se durante esse comando a pessoa começar com questionamentos como por que? O que é para fazer?, é possível saber que essa é uma pessoa que não está querendo ser hipnotizada. 

Como utilizar na hipnose?

Para usar o Yes Set, não é preciso apenas utilizar de comandos sugestivos diretos. É possível utilizá-lo no início da hipnose, de maneira indireta. Quando uma pessoa está pronta para ser hipnotizada algo que pode ser feito e sugerir trocar de lugar. 

Explicando melhor, falar “vamos ali naquele canto para começar a hipnose”. Ela poderia ser hipnotizada em qualquer lugar, mas ao sugerir ir para outro, é possível perceber a reação. 

Algo além que pode ser feito é tocar em seu ombro e sentir se houve alguma reação de resistência, mesmo que involuntária. 

Ao longo do processo são feitos pequenos comandos. Essas instruções que vão ajudar a saber se a pessoa está mesmo querendo ser hipnotizada. E isso é muito importante para que o resultado da hipnose seja satisfatório. 

O toque de dominância

Conhecido como toque de dominância ou toque não sexual consiste em encostar de leve no punho ou nos ombros. Ao fazer isso, a pessoa involuntariamente fica mais propensa a reagir de acordo com o que você pede. Vamos aos exemplos.

Uma pesquisa mostrou que um jovem de boa aparência, chegava para as garotas na balada da seguinte forma: “Olá, meu nome é José, gostaria de dançar?”. Nesse caso ele apenas conversou com as garotas. 

Por outro lado, quando ele chegava da mesma maneira, porém tocando de leve o punho das garotas. O número de convites aceitos foi bem maior do que o da primeira vez. 

Esse toque de dominância pode ser utilizado em qualquer situação, até mesmo no trabalho. O pequeno toque deixa a pessoa mais disposta a aceitar seus pedidos. 

Conclusão 

Em síntese, o Yes Set, pode ser definido como o contexto em que a pessoa está disposta a seguir pequenas ordens. Sejam coisas simples, como juntar os pés, mudar de lugar. Ou responder positivamente a um pedido depois de um toque. 

Não existe um padrão definido de quantas vezes a pessoa precisa aceitar as sugestões. Alguns definem como três respostas positivas seguidas já mostram que a pessoa está disposta a ser hipnotizada. 

Logo, isso varia de cada hipnólogo e de quantas respostas positivas ele considera um bom número. 

Leia também sobre as terapias contextuais e entenda como o terapeuta trabalha o contexto para entender o comportamento do paciente. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp