Quem já tem familiaridade com termos da hipnose, já deve ter ouvido falar no Yes Set. Por outro lado, se você ainda está começando seus estudos sobre o assunto, explicaremos melhor ao longo deste artigo.
Anteriormente explicamos o conceito de pré talk, que são gatilhos mentais utilizados antes de hipnotizar alguém. O Yes Set entra logo em seguida, já que seu objetivo é “testar” a conformidade do indivíduo antes a hipnose.
O que seria então esse Yes Set? Apesar de alguns acreditarem que significa dizer SIM sete vezes, a palavra é SET e não SEVEN (sete em inglês). Logo, “set” significa “contexto” e “Yes Set” é o contexto de conformidade.
Ficou curioso para entender? Continue lendo que vamos explicar!
Mas afinal, o que é o Yes Set?
De modo geral, o Yes Set é a forma de testar o quanto a pessoa está disposta a seguir as instruções do hipnoterapeuta.
Logo depois do pré talk, o Yes Set já passa a ser utilizado, ou até mesmo antes. A ideia é sugerir ações para o indivíduo antes mesmo dele ser hipnotizado. Exemplo: peça que a pessoa “junte os pés”.
Nesse exemplo, “juntar os pés” é algo que qualquer pessoa pode fazer mesmo sem estar hipnotizado. Porém, a ideia nesse caso é entender o quanto a pessoa está em conformidade com a situação.
Do mesmo modo, se durante esse comando a pessoa começar com questionamentos como por que? O que é para fazer?, é possível saber que essa é uma pessoa que não está querendo ser hipnotizada.
Como utilizar na hipnose?
Para usar o Yes Set, não é preciso apenas utilizar de comandos sugestivos diretos. É possível utilizá-lo no início da hipnose, de maneira indireta. Quando uma pessoa está pronta para ser hipnotizada algo que pode ser feito e sugerir trocar de lugar.
Explicando melhor, falar “vamos ali naquele canto para começar a hipnose”. Ela poderia ser hipnotizada em qualquer lugar, mas ao sugerir ir para outro, é possível perceber a reação.
Algo além que pode ser feito é tocar em seu ombro e sentir se houve alguma reação de resistência, mesmo que involuntária.
Ao longo do processo são feitos pequenos comandos. Essas instruções que vão ajudar a saber se a pessoa está mesmo querendo ser hipnotizada. E isso é muito importante para que o resultado da hipnose seja satisfatório.
O toque de dominância
Conhecido como toque de dominância ou toque não sexual consiste em encostar de leve no punho ou nos ombros. Ao fazer isso, a pessoa involuntariamente fica mais propensa a reagir de acordo com o que você pede. Vamos aos exemplos.
Uma pesquisa mostrou que um jovem de boa aparência, chegava para as garotas na balada da seguinte forma: “Olá, meu nome é José, gostaria de dançar?”. Nesse caso ele apenas conversou com as garotas.
Por outro lado, quando ele chegava da mesma maneira, porém tocando de leve o punho das garotas. O número de convites aceitos foi bem maior do que o da primeira vez.
Esse toque de dominância pode ser utilizado em qualquer situação, até mesmo no trabalho. O pequeno toque deixa a pessoa mais disposta a aceitar seus pedidos.
Conclusão
Em síntese, o Yes Set, pode ser definido como o contexto em que a pessoa está disposta a seguir pequenas ordens. Sejam coisas simples, como juntar os pés, mudar de lugar. Ou responder positivamente a um pedido depois de um toque.
Não existe um padrão definido de quantas vezes a pessoa precisa aceitar as sugestões. Alguns definem como três respostas positivas seguidas já mostram que a pessoa está disposta a ser hipnotizada.
Logo, isso varia de cada hipnólogo e de quantas respostas positivas ele considera um bom número.
Leia também sobre as terapias contextuais e entenda como o terapeuta trabalha o contexto para entender o comportamento do paciente.