A angústia é um sentimento muito comum e que pode ser considerado normal, quando acontece de forma esporádica. Contudo, há pessoas que vivem angustiadas ou que estão passando por um período na vida no qual esse sentimento se torna mais frequente.
Dentre eles, a época da amamentação ou quando o trabalho está muito intenso e leva a pessoa ao cansaço mental, por exemplo. Quando isso acontece, é preciso procurar tratamentos, que minimizem esse sentimento e ofereçam maior qualidade de vida. Dentre as possibilidades há a auto-hipnose. Saiba mais sobre ela e entenda como pode ser útil.
O que é angústia?
A angústia é uma mescla de sensações como a de insegurança, perturbação e medo, que acomete as pessoas e as deixa emocionalmente incomodadas. Quando a pessoa está angustiada, ela pode apresentar:
- taquicardia;
- dor no peito;
- sensação de aperto no peito;
- inquietação;
- desassossego constante;
- dor de cabeça;
- pensamentos negativos.
Além disso, algumas pessoas também podem desenvolver sinais semelhantes ao da depressão, como falta de apetite, dificuldade para se concentrar, para dormir e insônia. Como o sentimento de angústia atrapalha o dia a dia, é preciso procurar um tratamento.
Como a auto-hipnose pode ajudar?
A angústia está diretamente ligada à maneira como cada um trabalha a sua inteligência emocional e como lida com as adversidades diárias. Para ajudar a controlar esse sentimento, é indicado que a pessoa desenvolva algumas habilidades como, por exemplo, o autocontrole e o autoconhecimento. A auto-hipnose pode ajudar nesse processo.
Pessoas que passam longo período angustiadas precisam buscar pelo bem-estar emocional e equilíbrio. Dessa forma, mesmo quando expostas a situações adversas, estarão preparadas para lidar com elas de maneira mais positiva.
A auto-hipnose pode ajudar o indivíduo em todo esse processo. Durante o aprendizado e a prática dela, será possível:
- ter maior controle da respiração e alcançar o relaxamento;
- aprender a lidar com as emoções;
- desenvolver o autoconhecimento;
- conquistar o equilíbrio;
- desenvolver a inteligência emocional;
- focar em pensamentos positivos.
Tudo isso ajudará a controlar os sentimentos ruins e transformar uma fase difícil em algo mais suave. Dessa forma, a pessoa adquire melhor qualidade de vida e impede que a angústia excessiva atrapalhe a sua vida social e profissional.
4 situações angustiantes que podem ser trabalhadas com auto-hipnose
A auto-hipnose pode oferecer diversas melhorias na vida da pessoa que sofre com a angústia. Dentre os inúmeros pontos positivos, há o fato de ela poder ser usada em diferentes fases da vida, até mesmo no pós-parto e durante o processo de amamentação da mulher. Conheça o seu uso e veja os benefícios!
No período de amamentação
No pós-parto, durante a amamentação, há muita troca entre a mãe e o bebê. Contudo, ao mesmo tempo que é uma momento importante para os dois, as mães costumam se cobrar muito. A amamentação pode ser difícil e cansativa.
Afinal, muitas mulheres, acumulam serviço de casa, trabalho, troca de bebê e a amamentação. Além disso, dormem pouco e, como muitas vezes não têm ajuda, acabam se estressando e sofrendo uma grande angústia. Por isso, a prática da auto-hipnose é recomendada desde a gravidez.
A auto-hipnose ajuda a lidar com angústias e ansiedades da amamentação. Além disso, colabora para que as mulheres sintam menos medo nos primeiros dias pós-parto.
Quando nota-se esgotamento e cansaço mental
O estresse do trabalho e a rotina intensa podem levar as pessoas ao esgotamento mental. Quando isso acontece, é comum que o indivíduo comece a apresentar sinais físicos como:
- dor de cabeça;
- insônia;
- irritabilidade;
- angústia.
Resumidamente, por meio da auto-hipnose a pessoa consegue relaxar a mente e controlar os sentimentos. Dessa forma, se tornará mais resiliente e, consequentemente, diminuirá as chances de se sentir angustiada.
Em relação a problemas de autoimagem
Outro motivo que leva a pessoa a ter várias crises de angústia é o desenvolvimento de um problema de autoimagem. Quem sofre com isso sempre se sente inferior aos outros, não apenas na parte estética, mas também quanto ao intelectual. Por isso, nesses casos, a prática da auto-hipnose poderá ajudar a:
- se tornar mais confiante;
- desenvolver a autoestima;
- desenvolver o autoconhecimento;
- ser mais otimista;
- lidar melhor com o próprio sentimento.
Graças a esses benefícios, a pessoa consegue equilibrar a mente, mudar a visão que tem de si mesma e evitar quadros de angústia.
Em um momento pré-operatório
Controlar a mente ajuda a diminuir a ansiedade de uma cirurgia e também a evitar o sentimento de angústia. Por meio da hipnose, a pessoa que vai ser submetida a um procedimento cirúrgico consegue:
- desenvolver a autoconfiança;
- conquistar pensamentos positivos;
- controlar as emoções.
Dessa forma, conseguirá chegar ao dia do procedimento melhor preparado e conseguirá passar pela cirurgia e pelo pós-operatório com mais calma e sem angústias.
É por todas essas melhorias que a auto-hipnose ajuda a pessoa a alcançar que ela pode ser indicada para várias etapas da vida. Além disso, pode servir como auxiliar em tratamentos de desordens mentais. Dentre eles, os casos de depressão. Saiba como a hipnose pode ajudar!