Não há dúvidas que ficar em casa é a melhor alternativa para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Autoridades da saúde do mundo inteiro pedem para que as pessoas fiquem em casa, lavem as mãos e usem máscara. Muitas vezes, todas essas mudanças na rotina de uma vez só resultam em ansiedade na quarentena.
Com as diversas informações sobre hospitais lotados e pessoas acometidas pela doença, aliadas à alteração na rotina e nas incertezas econômicas que o mundo vem enfrentando, aumenta a possibilidade do indivíduo desenvolver um quadro de ansiedade.
Se você está passando por isso, saiba que a auto-hipnose poderá ajudar! Veja dicas e saiba mais sobre o problema!
O desafio de lidar com a ansiedade na quarentena
Durante esse período de mudanças e de isolamento, a forma como a mente e o corpo de cada um responde é diferente. Há muitas pessoas que sofrem com a ansiedade na quarentena e que nunca tinham apresentado nenhum sintoma antes. Assim, podemos dizer que é a pressão do momento que está levando esses indivíduos a um quadro de ansiedade. Dentre os sintomas físicos que essas pessoas podem apresentar estão:
- começar a falar rápido;
- ter palpitação no coração;
- começar a agitar pernas e braços;
- apresentar respiração ofegante;
- roer unhas;
- sentir as mãos tremerem;
- notar presença de tensão muscular;
- se irritar facilmente;
- ter insônia;
- perceber a boca seca;
- sentir dor de cabeça, entre outros sintomas.
Além disso, há sintomas mentais que podem ser apresentados em um quadro de ansiedade na quarentena como:
- a pessoa ficar muito preocupada;
- não conseguir se concentrar em nada;
- fica nervosa e com medo constante;
- tem a sensação de que algo ruim vai acontecer a todo momento.
Como cuidar da saúde mental durante a quarentena?
Tenha você apresentado ou não sinais de ansiedade na quarentena, cuidar da saúde mental é sempre importante. Veja algumas dicas que poderão ajudá-lo (a) durante esse período.
Mantenha contato com as pessoas queridas
A tecnologia pode ajudar você a conversar com amigos e familiares, mesmo que a distância. Ligue para as pessoas, faça chamadas de vídeo e interaja em grupos.
Além disso, esse é um bom momento para procurar amigos que moram longe, e que há tempos você não fala. Afinal, já que teoricamente temos mais tempo em casa, é hora de aproveitar para retomar o contato com eles.
Tenha uma rotina saudável
Não é porque você está em casa que vai passar o dia todo de pijama. Mantenha uma boa rotina e tenha hábitos saudáveis. Coma frutas, verduras e legumes.
Além disso, tome sol, nem que seja na sacada e não se esqueça de fazer algum exercício físico, dentro de casa mesmo. Essas ações contribuem para a saúde mental e ajudam a diminuir os sinais de ansiedade durante a quarentena.
Faça alguma coisa que gosta
Há muito o que você pode fazer em casa e que te deixará bem. Quem adora plantas, pode cuidar delas. Se você gosta de ler, aproveite para colocar a sua pilha de livros em dia.
Já para os amantes de séries, há sempre uma novidade nos serviços de streaming – existem inclusive filmes que falam sobre hipnose (veja aqui). Seja crochê, tricô, bordado, artesanato ou costura, sempre existe alguma coisa que você possa fazer. Esse é um ótimo momento para isso, já que pode ajudar a manter a mente ocupada e feliz.
Controle os seus pensamentos
Sempre que notar que está com os pensamentos voltados para algo ruim, faça algo para mudar o foco. Comece a ler um livro ou ver um filme para focar a mente em outra coisa.
O controle dos pensamentos ficará mais fácil se você praticar a auto-hipnose. Afinal, ela ajudará a relaxar e a voltar a mente para coisas positivas.
Respire com calma
Além disso, outra prática que você aprende ao realizar a auto-hipnose é a respiração. Ela poderá ajudar a acalmar a mente e a diminuir os sintomas da ansiedade na quarentena. Para isso, siga os seguintes passos:
- inspire, lentamente, e sinta o ar entrando no seu corpo;
- segure o ar por três segundos;
- expire, lentamente.
Conte até 3 (três) e volte a fazer o mesmo procedimento. Dessa forma, você sentirá muito mais relaxado (a) e tranquilo (a).
Quer saber mais e aprender a usar a auto-hipnose para controlar a ansiedade? Então confira o roteiro completo que preparamos neste outro artigo. Até a próxima!