Compulsão por comprar: como a hipnose pode ajudar no tratamento

Tempo de leitura: 5 minutos

1
(1)

Você já saiu do trabalho cansado, com raiva, parou em uma loja e comprou várias coisas que nem precisava? Muita gente já passou por isso, vez ou outra, e a sensação é realmente relaxante. Porém, há pessoas que vivem essa rotina frequentemente por sofrerem compulsão por comprar

O problema é que o processo de compra é realizado de maneira tão irracional que quem sofre com a compulsão por comprar acaba se endividando. Tudo isso para adquirir itens que não precisa.

A atração varia e pode ser desde uma placa com a palavra “promoção”, até uma oferta do tipo “compre dois e leve três”. Seja como for, o indivíduo adquire os produtos de forma irracional, o que resulta em diversos problemas. Conheça mais sobre esse tipo de compulsão e descubra alternativas para tratá-la.

O que é uma compulsão?

Uma compulsão é uma atitude que a pessoa faz, sem pensar, e que dá um prazer imediato. Contudo, depois disso, ela avalia o ato e se arrepende. Isso pode acontecer não apenas na compulsão por comprar, mas também na por bebida ou comida, por exemplo. 

Isso acontece porque o cérebro humano está condicionado a realizar atividades que sejam prazerosas. Se a pessoa se sente bem em fazer algo, por que não realizar? É por isso que falamos com uma pessoa que amamos ou abraçamos. Como a sensação é boa, a tendência é que a gente queira repetir. Tudo para conquistar algo bom e prazeroso. 

O mesmo acontece com as compras que, ao serem realizadas, levam o organismo a liberar dopamina. Esse neurotransmissor está diretamente ligado à sensação de prazer e bem-estar. 

O problema é que, no caso das pessoas que têm compulsão por comprar, elas encontram tanto prazer no ato, que acabam tendo a tendência de repeti-lo, várias vezes, sem pensar. 

Compulsão por comprar: o que significa?

O Transtorno do Comprar Compulsivo (TCC) é considerado uma síndrome psiquiátrica, que também é chamada de “oniomania”. A patologia leva a pessoa compulsiva a sempre pensar em comprar algo, já esperando pelo prazer que aquilo trará. 

Essa pessoa tende a estar sempre navegando em lojas online ou passando em lojas físicas, fazendo planos e esperando apenas uma mínima oportunidade. Isso vira uma rotina tão intensa que, sozinha, muitas vezes, a pessoa não consegue parar de comprar. No geral, isso leva a pessoa a ter problemas como: 

  • o descontrole financeiro durante as compras;
  • passar a comprar escondido dos familiares e amigos;
  • nunca se satisfazer com o que tem ou com o que comprou;
  • sentir-se frustrada quando nota o que comprou sem precisar

Como tratar esse tipo de compulsão 

O tratamento da compulsão por comprar pode ser feito com terapia e também com a administração de medicamentos para controlar a ansiedade. 

Na terapia, a ideia é sempre tentar ressignificar a relação de recompensa associada às compras, para tentar controlar o impulso. Por isso, o uso da hipnose também é indicado. Ela pode ajudar tanto na ressignificação, quanto auxiliará no controle de quadros de ansiedade. 

Além disso, para que a pessoa caminhe em busca da cura, ela precisa primeiro notar e assumir que tem compulsão por comprar. Quando isso acontece, é possível que ela mesma consiga identificar o gatilho, ou seja, o que faz com que ela tenha uma crise e gaste mais do que o que pode. Caso sozinha ela não consiga, a hipnose também poderá ajudar. 

O ato de comprar compulsivamente está muito ligado ao que a pessoa tem guardado na mente inconsciente. Assim, por mais que o indivíduo racionalmente saiba que ele não precisa do item, o inconsciente alerta que aquilo dará prazer e ele acaba cedendo ao ato de comprar.

Isso acontece porque, no dia a dia, apenas 5% das ações humanas são feitas racionalmente. No restante das vezes, o subconsciente é quem manda, ou seja, são atos irracionais. 

O problema é que o inconsciente está ligado às emoções e, para corrigir um momento de ansiedade ou chateação, por exemplo, ele procura algo que dá prazer. Quem tem compulsão por comprar encontrar esse prazer procurado na aquisição de produtos.

É por isso que na hora de sair cheia de sacolas de uma loja, a pessoa está feliz e cheia de dopaminas. Contudo, quando ela coloca a parte racional para funcionar, nota que não deveria ter comprado nada. É nesse momento que o sentimento de culpa vem. 

Com o inconsciente orientando uma coisa e o consciente outra, as compras compulsivas se instalam na vida do indivíduo. Ela passam a ser uma forma de tratar um trauma ou uma dor mais profunda, ou seja, a dor se transforma em prazer por meio das compras. 

Hipnose e a compulsão por comprar 

Evidentemente que os transtornos trazidos pela compulsão acabam gerando novos problemas. Entendendo isso, fica mais fácil compreender como a hipnoterapia pode ser usada.

Por meio desse processo, é possível acessar nas memórias da pessoa que sofre por compulsão por comprar e encontrar quando foi a primeira vez em que ela ligou o ato de adquirir um produto ao alívio da dor ou do trauma

Quando esse ponto é encontrado, o hipnoterapeuta pode ressignificar o evento que deu origem à compulsão. Dessa forma, consegue minimizar ou até cessar essa necessidade de comprar sempre que estiver em um quadro de ansiedade extrema.

Além disso, por meio da hipnoterapia é possível trabalhar a ansiedade, adquirir autocontrole e aprender a lidar de forma mais eficiente com as emoções

Essa ansiedade exagerada também pode estar ligada a quadros de comportamentos repetitivos. Veja como ela pode ser tratada neste outro artigo do blog. Até a próxima!

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação 1 / 5. Vote count: 1

No votes so far! Be the first to rate this post.

Como tratar víciosPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *