Estado de flow: foco, concentração e felicidade juntos

Você já se sentiu tão feliz e envolvido com uma atividade, que praticamente esqueceu do mundo ao redor? É isso que acontece com pessoas que atingem o chamado estado de flow

Quando isso ocorre, o momento está tão bom que o indivíduo nem nota o tempo passar. Consequentemente, a dedicação àquela tarefa acaba sendo grande, pois a atenção fica voltada a algo que realmente faz bem. Imagine que bom seria conseguir atingir esse estado de flow na hora de trabalhar, não é? Então descubra como ele acontece e veja dicas para desenvolvê-lo!  

O que é estado de flow?

Estado de flow é o nome dado ao momento em que uma pessoa está completamente envolvida em uma atividade. Essa atividade é prazerosa a ponto do indivíduo não perceber que o tempo passou. 

O conceito foi desenvolvido pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, que definiu o estado do flow como quando uma pessoa realiza determinada atividade e se sente absorvida por ela, tendo prazer, uma sensação de energia e foco. 

Como funciona o flow?

O estado de flow é considerado um estado psicológico. Sendo assim, funciona como um tempo no qual a pessoa fica imersa em sua atividade. Assim, todo o restante é esquecido e fica em segundo plano. O foco é viver aquela tarefa ou período. 

Por isso, não é possível se manter em estado de flow eternamente. Afinal, quando a tarefa que deixou a pessoa feliz e focada termina, ela sai desse estado. Também há a possibilidade dela se dispersar e deixar o estado de flow. 

Seja qual for a motivação para que a pessoa entre no estado de flow, no geral ela desenvolve característica como, por exemplo: 

  • fica totalmente envolvido com o que você está fazendo;
  • tem uma sensação de êxtase tamanha que parece que nem está em sua realidade cotidiana;
  • sabe exatamente o que precisa ser feito e sente-se capaz de desenvolver a atividade;
  • sente-se serena;
  • perde a noção do tempo e foca apenas na atividade;
  • está motivada a fazer o que precisa.

3 formas de induzir esse estado de flow

Como chegar ao estado de flow? Essa não é uma tarefa simples e, por vezes, a pessoa o atinge sem nem perceber. No entanto, há algumas dicas que podem ajudar a chegar a esse estado de satisfação. Confira! 

Esvazie a mente

O estado de flow exige foco, atenção e concentração na atividade. Por isso, para atingi-lo é preciso estar com a mente vazia, livre de outras preocupações. Uma maneira de fazer isso no dia a dia, seja no trabalho ou na faculdade, é com a auto-hipnose.

No entanto, ter um planejamento também ajuda. Liste as atividades a serem desenvolvidas e os prazos. Assim, será mais fácil focar no que é mais urgente e ajudar o cérebro a compreender que a concentração total deve ir para a tarefa determinada. 

Evite as distrações

Se há uma inimiga do estado de flow essa é a distração. Qualquer coisa que leve a pessoa a se dispersar pode atrapalhar o foco e impedir que ela chegue ao flow. Por isso, é importante se livrar de qualquer distração. Isso vale desde os rápidos do ambiente de trabalho até os alertas da rede social favorita no celular.

Embora nem sempre seja possível, essas distrações devem ser eliminadas ao máximo. Para isso, é possível, por exemplo, desligar o celular ou colocar um fone de ouvido, para não escutar os barulhos. Aprender a realizar a auto-hipnose também ajuda a manter o foco.

Prepare o cérebro para a concentração

É importante que o cérebro entenda que é hora de se concentrar na tarefa. Por isso, antes de começá-la satisfaça as suas necessidades básicas. Vá ao banheiro, beba água e se alimente. Assim, nada disso poderá retirar você do estado de flow. 

Algumas pessoas também conseguem se concentrar com música. Se esse for o seu caso, coloque-a para tocar. Além disso, realize a auto-hipnose, pois ela ajuda a se concentrar na atividade e, consequentemente, a atingir o estado de flow. 

Por fim, é indicado sempre fazer exercícios para estimular o cérebro e mantê-lo saudável. Veja dicas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp