Hábitos saudáveis: como a hipnose ajuda a impulsionar essa conquista?

Tempo de leitura: 4 minutos

0
(0)

Como está a sua dieta? E as atividades físicas? Ter uma rotina de vida com hábitos saudáveis nem sempre é fácil. Embora todo mundo saiba que é preciso comer frutas, verduras, legumes e, se possível, fazer intervalos entre as refeições, poucos conseguem seguir isso à risca.

Com a ajuda da hipnoterapia, é possível passar a se alimentar melhor e a adquirir outros hábitos saudáveis. 

Por isso, veja algumas dicas do que mudar em sua rotina e descubra como a hipnose pode ser útil nesse processo!

Por que ter hábitos saudáveis?

É fato que a medicina avança a cada dia e ajuda a aumentar a expectativa de vida da população. Entre 2017 e 2018, por exemplo, a expectativa de vida para os homens subiu de 72,5 anos para 72,8 anos, enquanto a de mulheres passou de 79,6 para 79,9 anos. Os dados são da Tábua Completa de Mortalidade para o Brasil, estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Embora a tecnologia e as pesquisas permitam que isso aconteça, para atingir essas idades tendo qualidade de vida é preciso se cuidar. Contudo, a aquisição de hábitos saudáveis requer esforço e foco. Uma vez adquiridos, eles pode ajudar a melhorar a produtividade, reduzir doenças e aumentar a sensação de bem-estar.

5 hábitos saudáveis fundamentais para qualquer pessoa

Atividades físicas

Além de melhorar as condições ósseas, fisiológicas e musculares, as atividades físicas, como caminhadas e corridas, ajudam a manter o peso em dia e a evitar a obesidade. Consequentemente, diminui as chances de desenvolver diversas doenças como, por exemplo, a diabetes

Isso, sem contar que a prática de exercícios físicos induz a liberação de endorfina, substância que está ligada ao bem-estar.

Dormir bem 

Pessoas que não têm uma boa noite de sono tendem a ter uma diminuição da imunidade, além de problemas de memória e descontrole das emoções. 

Por isso, uma boa noite de sono é essencial para ter qualidade de vida e manter o organismo saudável. É importante repousar por, pelo menos, de 6 a 8 horas por noite.

Alimentação saudável

É preciso dar ao organismo as substâncias que ele necessita para funcionar bem. Isso é possível ao adquirir um dos principais hábitos saudáveis: a boa alimentação. É por meio dela que a energia e os nutrientes são fornecidos ao corpo. Por isso, comer legumes, frutas e verduras é fundamental. Além disso, é indicado evitar produtos processados, além do consumo exagerado de gordura e açúcar. 

Água

Você cuida da sua hidratação diariamente? Embora o ato de beber água pareça simples, muita gente esquece de se hidratar ou troca a água por outras substâncias, como refrigerantes. Para mudar isso, a dica é deixar uma garrafa de água sempre perto. 

Mente

Meditação, terapia e hipnoterapia são algumas das atividades que ajudam a manter a mente calma e as emoções controladas. Por isso, praticá-las também é um hábito saudável. É indicado para encontrar maneiras de relaxar, evitar a ansiedade e o estresse.

Como a hipnose pode ajudar nesse processo?

Por meio da análise funcional, que é uma técnica derivada da análise comportamental, o hipnoterapeuta pode identificar os gatilhos que levam a pessoa a ter comportamento não saudável.

Ao identificar os gatilhos que levam a pessoa a comer incorretamente ou a desistir da academia, por exemplo, é possível encontrar formas de evitá-los. Uma das maneiras é fazendo o que é chamado de mecanismo de parada.

Trata-se de uma técnica da psicologia comportamental, que visa interromper os pensamentos automáticos, que fazem com que a pessoa aja de forma impulsiva. Por exemplo, se mesmo sem fome você notar que está querendo comer mais, pode usar frases como:

  • já estou sem fome porque comi o suficiente.
  • não preciso mais comer porque já estou satisfeito.

Além disso, a auto-hipnose, a hipnose praticada pelo própria própria pessoa, pode ajudar o indivíduo a controlar as emoções e, consequentemente, evitar que coma compulsivamente, por exemplo. É por isso que a hipnose também é usada para ajudar a pessoa a emagrecer. Saiba mais e veja como a técnica pode ser aplicada para perder peso neste outro artigo do blog. Até a próxima!

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação 0 / 5. Vote count: 0

No votes so far! Be the first to rate this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *