Como evitar a fadiga e diminuir o cansaço com hipnose

Tempo de leitura: 5 minutos

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Sabe aqueles dias que você já amanhece cansado (a)? Mesmo tendo dormido bem, o estresse mental é tanto que parece que você nem deitou. Saiba que você não é o (a) único (a) a passar por isso e a procurar formas de evitar a fadiga.

Afinal, essa sensação de cansaço limita as atividades do dia a dia, prejudica o desenvolvimento profissional e até o relacionamento familiar. Assim, buscar alternativas para minimizar esse problema se faz necessário e a hipnose é uma delas. Veja como ela funciona e como a hipnoterapia pode ajudar a evitar a fadiga.

Quer evitar a fadiga? Entenda o que é essa sensação 

Primeiramente, vamos explicar o conceito. Fadiga nada mais é do que a sensação de desgaste, seja ela física ou mental. É quando você sente que a sua energia acabou ou que está muito cansado. Dessa forma, torna-se tanto um sintoma comum para quem tem uma rotina agitada, quanto para pessoas que estão com alguma doença. 

Com a vida corrida e estressante, a fadiga acaba estando muito presente na vida da população. Além da física, a fadiga mental também é comum e é caracterizada pelo desgaste intelectual

Ultimamente, isso tende a acontecer com mais frequência, porque devido à tecnologia, a quantidade de informações recebidas é maior. A todo tempo, há algo acontecendo e, se você ficar 10 minutos sem acessar um site ou a sua rede social, parece que perdeu dezenas de informações importantes.

Devido a isso, além da quantidade de notícias ser grande, é comum que as pessoas se cobrem e queiram estar sempre atentas a elas. Tudo isso acaba sobrecarregando o cérebro e a mente. O resultado é a fadiga mental, que conta com sinais como:   

  • dificuldade de concentração;
  • irritabilidade;
  • indisposição;
  • cansaço e dor de cabeça.

Como todos esses sinais prejudicam a rotina diária, é preciso encontrar meios de evitar a fadiga e melhorar a qualidade de vida. 

Quais são as causas da fadiga e do cansaço? 

No geral, a fadiga está ligada a hábitos de vida, questões psicológicas ou problemas de saúde. Veja algumas das causas.

Fadiga resultante do estilo de vida

Alguns hábitos de vida podem aumentar as chances da pessoas apresentar o sentimento de fadiga. Dentre eles:

  • falta ou excesso de atividade física;
  • uso de drogas lícitas, como o álcool, por exemplo, ou ilícitas;
  • ingestão de cafeína de forma excessiva;
  • dormir pouco;
  • ter uma nutrição não balanceada.

Problemas psicológicos

Qualquer problema psicológico pode resultar no sentimento de fadiga e, por isso, é preciso procurar tratamento. Dentre os mais frequentes estão:

  • crises de ansiedade, depressão;
  • estresse;
  • sentimento de culpa ou tristeza.

Condições médicas

Por fim, a fadiga pode ser resultante de uma condição médica existente. Dentre elas: 

    • insuficiência hepática aguda;
    • câncer, anemia, doença renal crônica;
    • doença pulmonar obstrutiva crônica, enfisema, doenças cardíacas;
    • hipotireoidismo ou hipertireoidismo;
    • dor frequente, obesidade, diabetes;
    • uso constante de medicamentos para pressão, antidepressivo, sedativos;
    • doença de Addison;
    • desnutrição, anorexia ou bulimia;
    • artrite, doenças autoimunes;
    • insônia, apneia do sono e narcolepsia;
    • doenças renais e hepáticas, entre outras.

 

 

Aplicações da hipnose para diminuir a sensação de fadiga

A hipnose pode ser usada para evitar a fadiga. Ela ajuda o cliente a encontrar a sua força interna e a lidar com problemas e desafios da vida. Além disso, pode ser útil também para ajudar a pessoa a ter atividades de vida menos nocivas. Bem como, auxiliar no tratamento médico de diferentes enfermidades. 

Dessa forma, a hipnose pode ajudar o indivíduo a encontrar o equilíbrio e o bem-estar do seu corpo. Assim, é indicada para tratamentos de, por exemplo:

  • depressão, síndrome do pânico;
  • TOC, ansiedade;
  • insônia, estresse;
  • transtornos alimentares;
  • vícios, bruxismo;
  • doenças psicossomáticas;
  • enxaqueca, entre oturos.

Hipnose para evitar a fadiga e melhorar a performance nos esportes

Em atletas, o uso da auto-hipnose ajuda a melhorar o desempenho e minimizar os medos que possam existir durante as práticas esportivas. Além disso, ajuda o profissional a ter mais foco, concentração e disciplina, características importantes para alcançar o sucesso. 

Focado e com a mente tranquila, o atleta pode conseguir alcançar os seus objetivos e evitar a fadiga mental, que qualquer competição pode causar. Dessa forma, o uso da auto-hipnose, para esses casos, é recomendado.

Para dormir melhor

Uma das maneiras de evitar a fadiga é dormir melhor. Por meio da hipnose, é possível acessar o subconsciente e ressignificar passagens que, mesmo que você não consiga notar, acabam afetando o sono.

Com o tempo, muitas pessoas que usam a hipnose no tratamento de doenças do sono conseguem até parar de usar medicamentos. Assim, a técnica pode ser usada sozinha ou como auxiliar da prática médica para melhorar a qualidade do sono e, consequentemente, evitar a fadiga. 

Para lidar com a indisposição típica da adolescência

Os estresses da adolescência também podem resultar em cansaço físico e mental. Mais uma vez, a hipnose pode ajudar a evitar a fadiga, ao tratar queixas como, por exemplo: 

  • dificuldade de relacionamento com os pais ou irmãos;
  • insegurança;
  • timidez;
  • ansiedade;
  • medo do vestibular ou de provas;
  • baixa autoestima;
  • traumas como os resultantes do sofrimento de bullying;
  • enurese;
  • gagueira ou roer unhas.

Assim, seja qual for a necessidade de evitar a fadiga e quais sejam as causas dela, a hipnose pode ajudar. A técnica é útil na melhora da qualidade de vida. Saiba mais

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