Hipnose para perdoar: como superar mágoas do passado

Tempo de leitura: 4 minutos

Rate this post

Perdoar, para muitos, pode ser um dos atos mais difíceis de serem feitos. Nesse sentido, existem aqueles que recorrem a estratégias terapêuticas para conseguir praticar o perdão. A hipnose para perdoar é uma delas. Por meio da hipnoterapia, o paciente consegue entender a origem de suas mágoas do passado e por que é tão difícil perdoar. 

Neste artigo, você vai entender um pouco sobre a prática do perdão, como exercitá-lo e compreender os benefícios que ele traze. Continue lendo e entenda!

O que é o perdão?

Perdoar não é apenas dizer que está tudo bem, que superou algo ou alguma situação. É um sentimento muito mais profundo, por isso, o ato de perdoar não é fácil

Antes de mais nada, perdoar de verdade, traz sentimentos de alívio e paz interior. Quando não é possível dar o perdão para algo ou alguém, pode-se gerar angústias e mágoas por toda a vida. 

Da mesma forma, essas angústias ao longo dos anos podem trazer consequências. Uma pessoa que foi traída e não conseguiu perdoar, por exemplo, pode levar isso para outros relacionamentos. Desse modo, sempre sentirá desconfiança ou insegurança nas suas relações, baseado nas mágoas passadas. 

Por isso, o perdão verdadeiro precisa vir de dentro, e para isso, é necessário realmente querer perdoar.  

Motivos para perdoar

Definitivamente o ato de não perdoar algo ou alguém pode causar danos à saúde ao longo dos anos. Terapeutas dizem que perdoar faz bem para a alma e para a saúde psicológica. 

Pensando nisso, reunimos alguns motivos para levar uma pessoa a perdoar. Lembrando que isso é para que a pessoa sinta bem consigo mesma e não apenas pelo outro. 

  • Alivia as emoções e acaba com sensação ruim ao pensar em que te magoou;
  • Ajuda a seguir em frente;
  • Retira o poder da outra pessoa de te deixar mal ou ofendida;
  • Liberta a pessoa de relações tóxicas;
  • Proporciona confiança nas pessoas.

Como usar a hipnose para perdoar?

A hipnose é um procedimento que utiliza de técnicas de relaxamento e bem estar para induzir sensações e emoções ao paciente. 

Por meio dela, o paciente chega a níveis do subconsciente que, estimulados, auxiliam no comportamento consciente. 

Dessa maneira, quem procura aprender a conceder o perdão pode recorrer a um tratamento de hipnoterapia. Esse tratamento pode ser com um profissional da saúde, o hipnoterapeuta, ou até mesmo com a auto-hipnose

Durante as sessões de hipnose é possível ir a fundo na mente para entender melhor as causas da mágoa.

O paciente entende que guardar mágoas sobre alguma situação só traz prejuízo para ele mesmo. Conforme ele tem essa consciência, é possível perdoar as ofensas sofridas e se livrar do sentimento de angústia. 

Dessa forma, a hipnose para perdoar não foca apenas em dar o perdão para alguém, mas em se conhecer melhor. Nesse processo de autoconhecimento, você entende que guardar as mágoas prejudica mais você do quem tem magoou no passado. 

Como começar a praticar o perdão?

Antes de mais nada, perdoar não é algo que acontece rapidamente. Como abordamos ao longo do texto, o verdadeiro perdão é construído. Desse modo, não existe uma receita de bolo para sair perdoando todos aqueles que já te machucaram. 

Por outro lado, existem alguns passos que são seguidos por aqueles que querem aprender a perdoar e seguir sua vida.

  1. Queira perdoar: tem que ser algo verdadeiro, por isso pode-se levar anos até conseguir perdoar alguém de verdade. 
  2. Enfrente as suas emoções: libere tudo o que você sente, pode ser doloroso no começo. Mas aos poucos você consegue lidar melhor com elas. 
  3. Compreenda os seus sentimentos: faça uma lista ou carta com tudo o que sente. Leia todos os dias para compreender o significado delas e como influenciam no processo de perdão. 
  4. Perdoar e se perdoar: Guardar mágoas por muito tempo também é nossa culpa. Dessa maneira, além de perdoar o outro é preciso se perdoar também. 

Esse não é um caminho rápido ou fácil. É bem possível que você encontre diversos obstáculos. Para auxiliar no processo, faça algumas reflexões como:

  • “Quais os benefícios o perdão traz para sua vida?”
  • “Como você vai se sentir ao perdoar alguém ou você mesmo?”
  • “Quais os sentimentos que você está sentindo por não perdoar?”

Pense nisso logo que decidir perdoar alguém, pois pode ajudar na sua decisão e no processo como um todo. 

Em síntese, perdoar traz muitos benefícios para quem perdoa. Se estiver difícil, procure ajuda profissional, seja na psicologia tradicional, ou na hipnose. Como dissemos, a auto-hipnose também pode auxiliar no processo, por isso, aprenda tudo sobre a técnica em um curso ministrado pelo professor Alberto Dellisola.

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação / 5. Vote count: