Marketing para terapeutas: como aumentar a busca por serviços

Tempo de leitura: 4 minutos

Rate this post

A divulgação do trabalho é uma atividade essencial para qualquer profissional que quer prosperar. Afinal, só só assim é possível informar as pessoas sobre o trabalho desenvolvido e, com isso, atrair novos clientes. É por isso que todo terapeuta precisa investir em marketing

As ações devem ir muito além de banners e cartazes. É necessário conhecer melhor o seu negócio, estudá-lo e investir nas plataformas digitais. Assim, para aumentar a cartela de clientes, é essencial que se destaque como profissional.

Confira dicas de ações de marketing que vão ajudar a divulgar o seu trabalho e atrair novos pacientes.

Antes do marketing, é preciso conhecer o seu negócio

A primeira coisa a ser feita é fazer uma boa análise do seu trabalho. Por isso, identifique as suas habilidades e defina o público que poderá atender com elas. Jovens? Adultos? Crianças? Qual é o seu público-alvo? 

Isso é importante para estabelecer as suas ações de marketing. Se entre os objetivos do trabalho for o atendimento de gestantes, por exemplo, sua ações de marketing deverão chegar a elas. 

Nesse sentido, pode-se investir em palestras para esse público, bem como uma página na rede social com dicas para gestantes. Por isso, é de extrema importância que você identifique para quem o seu trabalho é indicado. 

Neste momento, também avalie os seus concorrentes. Identificar o que eles estão fazendo, quais os erros e acertos, pode servir como exemplo. Aproveite para avaliar os valores cobrados, se estão altos ou baixos demais. 

Por fim, avalie a estrutura da sua clínica. É agradável? O cliente se sentirá confortável em permanecer lá? Muitos se esquecem disso, mas quem quer atrair pessoas novas, precisa oferecer um bom ambiente. O espaço físico atrativo e bem estruturado é essencial para aumentar o número de clientes. 

Aposte no poder das redes sociais

Depois de avaliar o que você tem a oferecer e quem quer atrair para o seu trabalho, é hora de usar a internet. Uma forma econômica e eficiente de divulgar o seu trabalho é através das redes sociais

Hoje em dia, é possível criar uma página no Facebook que seja atrativa ao seu público-alvo. Você pode fazer publicações diárias, com temas que sejam interessantes a ele. Transmissões ao vivo (lives) também são interessantes e ajudam a atrair seguidores, além de mostrar seu conhecimento para várias pessoas. 

Além do Facebook, considere ter um perfil no Instagram e um canal no Youtube. Muitos clientes em potencial estão nessas plataformas em busca de informação. Não se esqueça de estimular a participação do público, inclusive colocando-se à disposição para sanar dúvidas. 

Faça cursos para ampliar o marketing

Os melhores profissionais precisam estar em constante aprimoramento. Por isso, é de essencial que você invista em capacitação.

Por isso, inscreva-se em uma especialização ou procure por cursos que possam ampliar suas técnicas. Eles podem ser de curta, média ou longa duração. O importante é se envolver.

Você pode, por exemplo, começar a trabalhar com hipnoterapia e aprender diversas técnicas complementares. Assim, aumentar o portfólio de tratamentos, como com a hipnose, é uma forma eficiente de se destacar e conquistar clientes.

Invista em networking

Bons contatos podem resultar em bons negócios. Por isso, uma das formas de marketing para terapeutas é investir em networking. Retome o contato com colegas de profissão e mantenha um bom relacionamento com pessoas que conheceu em congressos.

Bons contatos podem torná-lo popular em sua área de atuação e, consequentemente, atrair pacientes. Vale lembrar que, tão importante quanto ter um bom relacionamento com pessoas da mesma área, é manter contato com outros profissionais. 

Se o seu foco for atuar com gestantes, por exemplo, fazer parte da vida de profissionais da saúde ajuda a divulgar o seu trabalho. Afinal, frequentemente, essas pessoas precisam indicar um terapeuta. Se elas conhecerem o seu trabalho, poderão indicá-lo. Assim, você pode conquistar novos pacientes que estejam em busca de terapia. 

Seja visto como uma autoridade no assunto

Quem é visto como uma autoridade no mercado é mais procurado por pacientes. Por isso, é preciso focar em e tornar conhecido dessa maneira.

Dentre as ações de marketing que vão ajudar você a se tornar uma autoridade, estão: 

  • faça cursos e torne-se um especialista
  • dê palestras, mesmo que gratuitas, para se tornar conhecido como referência na área;
  • publique artigos em blogs, sites e revistas especializadas;
  • esteja disponível para entrevistas em rádio, TV, jornal impresso e sites.

Assim, essas ações de marketing podem fazer com que você se torne mais conhecido entre as pessoas. Logo, sempre que elas precisarem de um terapeuta, vão lembrar do seu nome. 

Quer começar a ampliar a sua área de atuação? Então conheça tudo sobre a hipnose no Brasil, suas normas e resoluções.

Este artigo é baseado em uma aula ministrada ao vivo pelo psicólogo Bruno Rodrigues para os alunos dos cursos online do professor Alberto Dell’isola.

Esse artigo foi útil?

Clique na estrela para pontuar!

Média de pontuação / 5. Vote count: